Mercedes-Benz

Mercado de usados segue estável

Mesmo com 2 dias úteis a menos em fevereiro, comercialização de usados encerra o mês com volume próximo ao registrado em janeiro.

- Scania 65 anos

De acordo com a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores, as transações de veículos usados fecharam fevereiro em estabilidade em relação a janeiro (retração de 0,58%), mas ainda em um ritmo menor que o registrado no primeiro bimestre de 2021.

A queda sobre fevereiro de 2021 foi de 29,5% e, no bimestre, a baixa chegou a 28,4%.

“Mas estivemos bem próximos do resultado de janeiro, embora fevereiro tenha tido apenas 19 dias úteis, contra 21, em janeiro” diz José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

O destaque do mês foi para o segmento de ônibus usados, que teve uma alta de mais de 28% em fevereiro sobre janeiro deste ano, embora, na comparação com iguais períodos do ano passado, o saldo ainda tenha sido ligeiramente, negativo (conforme tabela).

Na avaliação de Andreta Jr., com as medidas de desoneração do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, anunciadas, recentemente, pelo Governo Federal, o fluxo de comercialização de veículos usados pode registrar melhora, em volume de unidades, uma vez que parte desse mercado é impulsionada pela venda de novos (pois é comum os compradores negociarem seus veículos usados como parte de pagamento de um 0km).

“O mercado de usados pode ser estimulado com a redução do IPI para novos, mas também segue afetado pelo cenário conjuntural, de perda de renda das famílias e seletividade de crédito”, analisa o Presidente da FENABRAVE.

Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a quase 10% do total de transações de fevereiro. No acumulado, a participação desses veículos foi de 9,6%.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Scania 65 anos

Mais recentes

SIMEA 2022
- Publicidade - Mercedes-Benz

Instagram Mecânica Online®

- Volvo Zero Acidentes
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação