quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Veículos elétricos são mais limpos que os híbridos em 95% e superam os com motor a combustão em 99%

Uma picape elétrica reduz em 74 toneladas as emissões de dióxido de carbono ao longo da sua vida útil, comparado a uma versão a combustão

Pesquisadores da Universidade de Michigan e da Ford desenvolveram um estudo nos EUA que compara as emissões de gases de efeito estufa de diferentes tipos de veículos, com motor a combustão, híbridos e elétricos, ao longo de sua vida útil.

E descobriram que os veículos elétricos leves geram em média 64% menos gases nocivos ao ambiente que os veículos a combustão.

- Publicidade -

“Este estudo nos ajuda a entender o potencial da eletrificação para a redução de emissões e como podemos continuar acelerando nosso progresso em direção à neutralidade de carbono”, diz Cynthia Williams, diretora global de sustentabilidade, homologação e conformidade da Ford.

Os pesquisadores avaliaram sedãs médios, SUVs médios e picapes grandes modelo 2020, com três diferentes trens de força: motor a combustão, híbridos e elétricos.

E analisaram as diferenças na economia de combustível, quilometragem anual, produção e vida útil, com foco nas emissões de gases de efeito estufa.

- Publicidade -

O estudo analisou as emissões nos estágios de produção e uso do veículo, por quilômetro rodado e durante toda a sua vida útil. Ele considerou também as diferenças da rede elétrica e temperatura ambiente de cada região dos EUA.

Uma de suas descobertas é que, quanto maior o tamanho do veículo, maior é a quantidade total de redução de emissões com a troca do motor a combustão por um elétrico.

“Embora a porcentagem de economia seja aproximadamente a mesma, a substituição do motor a combustão por um elétrico traz ganhos diferentes para cada categoria de veículo ao longo da sua vida útil. Em um sedã, a redução de dióxido de carbono equivalente é de 45 toneladas, em um SUV é de 56 toneladas e em uma picape é de 74 toneladas, em média”, diz o pesquisador Max Woody, autor do estudo.

- Publicidade -

Os pesquisadores também descobriram que os veículos elétricos geram mais gases de efeito estufa na sua fabricação do que os veículos com motor a combustão, devido à produção das baterias, mas esse impacto é compensado pela economia na operação.

Em termos de emissões, os veículos elétricos são mais limpos que os híbridos em 95% dos municípios dos EUA e superam os veículos com motor a combustão em 99%.

As estratégias de recarga podem reduzir ainda mais as emissões dos veículos elétricos, com a expansão do uso de energias renováveis como solar e eólica.

“Esta pesquisa mostra que podem ser alcançadas reduções substanciais na emissão de gases de efeito estufa com a eletrificação em todas as categorias de veículos”, diz Greg Keoleian, professor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Michigan, autor sênior do estudo.

“Ela vai além dos estudos anteriores, que se limitaram a comparar sedãs elétricos com seus equivalentes com motor a combustão ou híbridos.”

O estudo, “O papel da eletrificação de picapes na descarbonização de veículos leves”, foi publicado online em 1º de março na revista Environmental Research Letters.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn