sábado, 7 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Automação Veicular já é realidade dentro dos polos tecnológicos Brasileiros

Parceria entre universidades referências e investimentos da iniciativa privada já fomentam o mercado brasileiro de automação veicular, industrial e smart cities.

Sem as tecnologias de mapeamento digital, não dá para ter carros autônomos, isso é um fato.

A frase é de Guilherme Stella, fundador da TrackFY, empresa especializada em soluções de mapeamento digital para os segmentos médico, de construção, engenharia reversa e indústria automotiva.

- Publicidade -

Segundo ele, os sensores e scanners tridimensionais são os olhos da automação, são eles que aferem volume espacial do ambiente, conseguem mapear em tempo real o entorno do carro, permitindo assim a mudança de direção e velocidade quando necessário.

No mundo, o mercado de automação veicular já movimenta certa de R$270 bilhões de reais por ano.

O Brasil já tem projetos bastante relevantes, que acontecem a partir da união da iniciativa privada com universidade federais.

- Publicidade -

Os laboratórios universitários entram com toda a parte de expertise de programação e a iniciativa privada financia os sensores 3D LiDAR e todos os hardwares necessários.

Esses estudos que estão sendo feitos nos laboratórios universitários prometem ampliar a ainda mais a adoção da indústria brasileira pela tecnologia de automação.

“O que vimos nos últimos 3 anos no Brasil, foi uma explosão de projetos conectados a essa realidade de automação veicular, automação industrial e de smart cities em vários âmbitos, com ênfase total no setor de pesquisa e desenvolvimento”, explica Stella.

- Publicidade -

A FUCAMP, Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP – Universidade de Campinas, iniciou no ano passado o desenvolvimento de um robô autônomo a partir de sensores LiDARS. A tradição e relação da FUCAMP com projetos de automação é grande.

Já em 2011 os Pesquisadores do Laboratório de Mobilidade Autônoma (LMA) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp criaram o VILMA (Veículo Inteligente do Laboratório de Mobilidade Autônoma).

Neste ano, a UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá, reconhecido pólo tecnológico brasileiro também está desenvolvendo, um projeto em parceria com a iniciativa privada relacionado a automação industrial, usando, também, os sensores 3D LiDAR.

“O aporte financeiro do setor privado é fundamental para que os projetos sigam caminhando e a aposta de várias empresas nesse sentido é primordial”, enfatiza Guilherme.

Segundo Guilherme, projetos como os da FUCAMP e da UNIFEI são a prova de que o Brasil saiu na frente quando o assunto é o uso da tecnologia aplicada ao mapeamento digital.

“Nosso pioneirismo ajudou a viabilizar esses projetos e acreditamos que seja só o começo. Em breve, podemos ter uma indústria automotiva com a própria tecnologia de automação e uma indústria fabril com uma tecnologia própria de smart cities. Ainda com hardwares importados, mas com o back-end totalmente brasileiro”, finaliza ele.

O que é o LiDAR – O LiDAR (Light Detection and Ranging) é um sensor 3D de luz pulsada que, além de aferir distâncias, também consegue medir volumes com precisão e rapidez, por meio de seu laser. Presente em celulares, scanners 3D, tablets, drones e até mesmo em carros, o sensor pulsa e capta uma média de 300 mil a 1 milhão de pontos por segundo.

O feixe de luz laser rebate na superfície à sua frente e o LiDAR cria um mapa digital tridimensional do ambiente ou objeto escaneado.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008