A potência eletrificada, a lendária capacidade 4×4 e o desempenho dominante estarão à frente e no centro durante o Easter Jeep® Safari deste ano, a casa longe de casa da marca Jeep.
A marca Jeep e a equipe Jeep Performance Parts da Mopar (JPP) estão trazendo uma linha extraordinária de carros-conceito 4×4 e 4xe personalizados para conquistar o icônico terreno de rocha vermelha em Moab, Utah.
Milhares de entusiastas do off-road e fiéis da marca Jeep de todo o mundo irão para Moab, de 9 a 17 de abril, para a tradicional semana de passeios em trilha e off-road técnico.
“O Easter Jeep Safari é a oportunidade perfeita para a marca Jeep ultrapassar os limites do desenvolvimento de tração nas quatro rodas e, o mais importante, permanecer conectado com nossos clientes”, diz Jim Morrison, vice-presidente sênior e responsável pelo Brand Jeep na América do Norte. “Moab é um rito de passagem para muitos proprietários de Jeep e possuir um Jeep é realmente entender o estilo de vida – é disso que se trata a marca Jeep. Seja um carro-conceito ou o mais recente modelo de produção, nossos clientes têm a chance de conhecer de perto nossos projetos durante este evento. De um BEV off-roader totalmente capaz a modelos robustos e poderosos, cada concept-car é um verdadeiro reflexo do que nossos clientes nos dizem que querem e dão uma amostra de onde o futuro da marca Jeep e off-road pode ir.”
Este ano, 10 carros-conceito da marca Jeep e JPP estão equipados com uma série de trens de força avançados. A linha notável é pontuada pelo retorno triunfante do Jeep Wrangler Magneto, o primeiro conceito em veículo elétrico (BEV) da marca Jeep.
O ainda mais poderoso e capaz Jeep Wrangler Magneto 2.0 e quatro concept-cars Jeep 4xe adicionais são a prova do compromisso da marca Jeep com a Zero Emission Freedom.
Além disso, cada conceito apresenta a mais recente produção e protótipo JPP da Mopar, desenvolvido com especificações rigorosas e a lendária capacidade 4×4 em mente.
“Em parceria com a marca Jeep, não há lugar melhor do que o Easter Jeep Safari para mostrar nossas mais recentes inovações personalizadas e de produção para verdadeiros entusiastas off-road”, comenta Mark Bosanac, vice-presidente da América do Norte da Mopar.
“Ao contrário de qualquer outra oferta pós-venda, nossas peças de desempenho Jeep testadas e com suporte de fábrica são projetadas especificamente para enfrentar as trilhas mais difíceis do mundo.”
Os carros-conceito Easter Jeep Safari 2022 incluem:
Jeep Wrangler Magneto 2.0 – Há um ano, o Jeep Wrangler Magneto demonstrou que um sistema de propulsão elétrica seria fiel à herança de capacidade on-road e off-road do Wrangler. Um veículo que demonstra a dedicação da marca Jeep à Zero Emissions Freedom.
O Jeep Wrangler Magneto 2.0 é amplificado – literalmente – criando um off-road que domina o terreno que o leva longe, muito longe do caminho batido.
Os fundamentos do trem de força do Magneto 2.0 incluem:
- Motor elétrico de fluxo axial personalizado que opera até 5.250 rpm
- Câmbio manual de seis marchas para controle total sobre o sistema de propulsão
- Quatro conjuntos de baterias de íon de lítio, distribuídas por todo o chassi para equilíbrio de peso, com potência combinada de 70 kWh e tensão de 800 volts
- Um inversor derivado de carros de corrida converte energia em corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) para o motor de alta tecnologia. Esse é um ótimo começo, mas a equipe do Magneto 2.0 está de olho na extremidade do espectro de desempenho.
A corrente do pico no sistema de propulsão foi mais que dobrada, para 600 amperes. Isso permite que o Magneto 2.0 forneça instantaneamente mais de 1.150 Nm de torque máximo para as rodas – mais que o triplo do torque do carro-conceito do ano passado – e 625 cv para desafios sérios de escalada.
Uma nova calibração do trem de força elétrico mantém a tensão de pico por até 10 segundos — pense nisso como “óxido nitroso eletrônico” — o que permite que o Magneto 2.0 acelere de 0 a 100 km/h em aproximadamente dois segundos.
A relação da primeira marcha no câmbio manual foi alterada de 5,13 para 3,6. Quando combinado com a caixa de transferência Rock-Trac do Jeep Wrangler Rubicon, o Magneto 2.0 demonstra capacidade inigualável de arranque sobre pedras com entrega instantânea de torque sob demanda.
Uma função de regeneração máxima selecionável pelo motorista adicionada ao sistema de propulsão oferece uma verdadeira experiência de condução de “um pedal”, sendo possível dirigir usando apenas o acelerador, que ativa a frenagem regenerativa ao ser aliviado.
Levar todo esse torque ao solo exige algumas atualizações de hardware.
Começa com 12 polegadas adicionadas à distância entre eixos do estilo de carroceria Wrangler de duas portas – abrindo espaço para os componentes do trem de força e dando ao Magneto 2.0 proporções semelhantes ao “LJ” Wrangler Unlimited de 2004 a 2006.
Aumentando esse alongamento estão um kit de elevação personalizado de 3 polegadas e pneus off-road de 40 polegadas montados em rodas de 20 polegadas.
A robusta configuração do chassi específico para off-road inclui um eixo dianteiro Dynatrac 60 Pro-Rock e um enorme eixo traseiro Pro-Rock Dynatrac 80 com uma relação de 5,38 e bloqueios para ambos os eixos, cardã exclusivo e uma suspensão off-road.
Para-choques leves e personalizados substituem as unidades de fábrica dianteira e traseira. Os alargamentos das rodas de fibra de carbono na frente e atrás cobrem os pneus largos sem adicionar peso.
Esses elementos melhoram os ângulos de aproximação e saída do Magneto 2.0 na trilha.
A pintura Surf Blue, coluna B de fibra de carbono personalizada, teto personalizado e capô de fibra de carbono dão ao Magneto 2.0 uma aparência poderosa.
O capô exclusivo inclui uma janela transparente em tons de azul que oferece uma visão da unidade de energia por baixo.
Jeep Grand Cherokee Trailhawk PHEV – A Jeep nos Estados Unidos está lançando o primeiro Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in, capaz de chegar aos 23,8 km/l (equivalentes) e 40 km de autonomia 100% elétrica.
O Easter Jeep Safari dá à marca Jeep e à sua equipe de design a oportunidade de levar veículos de produção como o Grand Cherokee 4xe ao próximo nível.
Desempenho e robustez silenciosos são evidentes com este modelo. O carro-conceito Jeep Grand Cherokee 4xe Trailhawk combina a lendária capacidade do Jeep 4×4 com a liberdade elétrica para oferecer a máxima eficiência de combustível e autonomia.
O Grand Cherokee mais sustentável e com capacidade 4×4 de todos os tempos, o novo Trailhawk 4xe conquistou a Rubicon Trail em operação totalmente elétrica e agora está pronto para enfrentar tudo o que Moab tem a oferecer.
Ele apresenta uma nova desconexão da barra estabilizadora exclusiva, permitindo melhor articulação e tração sobre rochas e terrenos acidentados.
Assim como o novo Grand Cherokee 4xe de produção, o carro-conceito Grand Cherokee Trailhawk PHEV é alimentado por dois motores elétricos, uma bateria de 400 volts, motor de quatro cilindros turbo de 2,0 litros e câmbio automático TorqueFlite de oito marchas para máxima eficiência e capacidade.
Ele também é equipado com a suspensão a ar Jeep Quadra-Lift exclusiva da Jeep para otimizar o desempenho do passeio, enquanto a desconexão da barra estabilizadora exclusiva amplia sua capacidade de encarar obstáculos.
A inspiração geral do design por trás do Grand Cherokee 4xe Trailhawk baseia-se na paixão de proprietários de SUVs e caminhonetes Jeep que se atrevem a sair da zona de conforto e explorar o desconhecido.
O modelo é pintado na cor Azul Industrial, juntamente com os ganchos de reboque exclusivos 4xe no tom Azul Lagoon e o decalque do capô Trailhawk preto e azul fosco à prova de reflexos.
Além de sua aparência aventureira, tem um bagageiro de teto personalizado com amarrações integradas, teto preto com proteção Rhino Liner para maior durabilidade, molduras de luz de neblina personalizadas com faróis de neblina e projetor de LED quádruplo com gráficos laterais de vinil personalizados para proteção contra detritos.
Os estribos Mopar adicionam proteção adicional contra os elementos menos tolerantes da natureza.
O interior incorpora assentos estofados personalizados com estampas exclusivas. Os bancos também apresentam o emblema 4xe Trailhawk e costuras Surf Blue.
O equipamento off-road conta com rodas personalizadas de 20 polegadas em cinza neutro metálico com pneus de 33 polegadas para terrenos lamacentos.
As caixas das rodas alargadas são o complemento perfeito para acomodar o conjunto de rodas e pneus maiores.
Jeep ’41 – “Desde 1941” é a frase que funciona como um distintivo de honra nos veículos Jeep, um símbolo de orgulho que reconhece a herança militar de longa data da marca e a lendária liderança em capacidade 4×4 por mais de 80 anos.
Durante o Easter Jeep Safari, a marca homenageia os veículos Jeep do passado. Este ano, os holofotes brilham intensamente sobre o Wrangler Willys.
Cada veículo Jeep tem uma história única para contar, com um legado que remete ao Willys MB original – um 4×4 confiável originalmente criado para o Exército dos EUA.
O Willys MB fez de tudo, foi a todos os lugares e foi uma influência significativa nos modelos 4×4 construídos a partir de então.
O carro-conceito retrô Willys que vai para o Easter Jeep Safari este ano combina coragem militar e determinação com a tecnologia de veículos elétricos do Wrangler 4xe.
O trem de força híbrido plug-in 4xe do modelo tem uma propulsão quase silenciosa, com capacidade de emissão zero e somente elétrica, tornando-o o Wrangler mais capaz, tecnicamente avançado e ecológico de todos os tempos.
O trem de força avançado do Wrangler 4xe oferece uma experiência única dentro e fora de estrada através da combinação de dois motores elétricos, uma bateria de alta tensão, um motor quatro-cilindros turbo de 2,0 litros de alta tecnologia e um robusto câmbio automático TorqueFlite de oito marchas.
A cor externa do conceito, incluindo as bordas das rodas e as tampas dos espelhos, é honrosamente decorada com um acabamento verde-oliva “1941” fosco, com para-choques de aço revestido com pintura texturizada, guincho Warn e apoios de para-choques JPP.
O acabamento retrô é reforçado com uma capota bege, complementado pela meia porta JPP. Um pacote de gráficos com estêncil personalizado do Jeep Graphic Studio e ganchos de reboque em realce são os toques finais adequados para o carro de um general cinco estrelas.
Dentro do carro-conceito há um câmbio retrô com uma manopla personalizada do Jeep Graphic Studio, juntamente com assentos cobertos de lona que apresentam inserções de camuflagem digital e costura Serafil 1043.
O assoalho recebeu proteção Rhino pintada de verde para ampliar sua durabilidade e robustez. Os gráficos no painel de instrumentos do modelo também são pintados em verde fosco “1941” com um gráfico retrô personalizado da Willys.
O carro-conceito ’41 é equipado com um kit de elevação JPP de 2 polegadas e pneus de lama de 35 polegadas com rodas Fifteen52 de 17 polegadas pintadas em verde fosco.
Jeep Rubicon 20th Anniversary – Destinos off-road icônicos, como a lendária Trilha Rubicon, no norte da Califórnia, e as trilhas de rocha vermelha de Moab, Utah, são onde nascem as lendas dos SUVs mais consagrados. Vinte anos atrás, a marca Jeep apresentou o veículo de produção mais capaz de seu tempo – o Wrangler Rubicon.
Construído em torno de um Wrangler de duas portas modelo 2003 e adornado com o lendário nome da trilha Rubicon, o Wrangler Rubicon conquistou a indústria no verão de 2002.
O icônico modelo, inspirado nos entusiastas que sonhavam com ele e muitas vezes tentavam fabricar um para si mesmos, agora estava disponível para encomenda direto da fábrica.
Ele foi equipado com opções inéditas na época e não disponíveis em nenhum SUV Jeep de produção, incluindo eixos Dana 44 com bloqueio na dianteira e traseira, barra estabilizadora desconectável, estribos, pneus superdimensionados para o fora-de-estrada de 31 polegadas para levar o off-road para o próximo nível.
O Jeep Wrangler Rubicon continua a ser uma “prova de conceito” para a marca Jeep, onde as lições aprendidas em mecas off-road como o Moab e o feedback obtido de entusiastas e fiéis da marca Jeep continuam a impulsionar a marca e toda a linha Jeep.
O Rubicon 20th Anniversary, baseado no Wrangler mais rápido e poderoso de todos os tempos — o Rubicon 392 — continua o legado estabelecido há duas décadas, definindo a referência de desempenho e capacidade com seu motor V8 6.4, exterior personalizado e interior deslumbrante.
O Wrangler Rubicon 392 de quatro portas tem sistema de escape com som variável, capô com abertura central, meias portas personalizadas e capota elétrica Sky com painéis laterais removíveis para alcançar ainda mais liberdade ao ar livre.
O revestimento externo de vinil Granite Crystal fosco do conceito é acentuado com ganchos de reboque dourados, emblemas, um adesivo de capô de 20º aniversário do Rubicon, decalque de pára-choque com bandeira americana e compressor de ar Mopar embutido na tampa traseira.
Para capacidade adicional, um kit de elevação JPP de 2 polegadas, rodas beadlock Mopar de 17 polegadas com pneus lameiros de 37 polegadas, pára-choques de aço com guincho Warn e peito de aço foram adicionados para ajudar a navegar em terrenos traiçoeiros e condições de estrada desafiadoras.
Jeep Bob – Projetado para misturar as linhas entre dois poderosos off-roaders, o Jeep Wrangler e o Gladiator, o Jeep Bob é uma versão divertida da tendência popular de encurtar o balanço traseiro das picapes para ampliar sua capacidade no fora-de-estrada
Baseado em um Jeep Gladiator Rubicon, a característica mais notável deste veículo não é o que está nele, mas sim o que está faltando.
Todas as quatro portas e a coluna B foram removidos para a máxima liberdade ao ar livre. Além disso, uma capota rígida personalizada perfurada e um teto de lona foram adicionados para fornecer proteção contra os elementos, permitindo a passagem da luz natural.
A caçamba Gladiator foi cortada em quase 30 cm no comprimento. Os pára-choques dianteiros e traseiros de aço personalizados melhoram os ângulos de ataque e saída do veículo e são construídos para suportar todos os rigores do uso off-road, mantendo uma aparência elegante e sofisticada.
Inspirados no segmento fora-de-estrada de alta performance, os para-lamas customizados abrem espaço para maior articulação das rodas e pneus.
A capacidade off-road é ampliada ainda mais por uma suspensão elevada em 3 polegadas com componentes personalizados, eixos Dynatrac Pro-Rock 60, amortecedores King Coils e pneus de 40 polegadas montados em rodas beadlock de 20 polegadas. Combinados, proporcionam a máxima confiança nas quatro rodas.
O esquema de pintura externa mistura acabamentos brilhantes e foscos para toque e textura adicionais.
No interior, o piso forrado com cores claras e os bancos com acabamento personalizado criam um ambiente divertido e esportivo. Um capô de carbono exclusivo adiciona uma aparência notável e garante melhor fluxo de ar para o motor.
O Bob é alimentado pelo premiado motor Eco-Diesel V6 3.0 turbo. Para lidar com cargas de torque maiores, o conjunto se conecta a um câmbio automático TorqueFlite 8HP75 de oito marchas, calibrado para trocas em baixas rotações, ajudando na condução em terrenos rigorosos.
O conjunto adota uma nova entrada de ar frio (COI, na sigla em inglês) Mopar para aumentar ainda mais o torque e melhorar a economia de combustível.
Jeep D-Coder by JPP – O Jeep Gladiator D-Coder em preto brilhante traz mais de 35 acessórios JPP e Mopar, cada um pintado em vermelho Maraschino contrastante e etiquetado com QR Code, tornando este estudo off-road de alto desempenho em um catálogo móvel de produtos testados e com suporte de fábrica disponíveis para compra do cliente.
Cada código QR digitalizável fornece um link para o site do consumidor da Mopar eStore para números de peças, especificações e informações sobre preços. QR Code aplicados na caçamba e no capô estão vinculados ao catálogo JPP atual.
Na frente do Gladiator D-Coder há um para-choque modular de três peças Rubicon contendo uma grade tubular e um protetor de guincho com um par de luzes off-road de LED de 7 polegadas TYRI logo acima de um guincho Rubicon Warn.
Um kit de elevação JPP de 2 polegadas com amortecedores FOX ajuda a fornecer amplo espaço para as rodas beadlock de cinco raios JPP de 17 por 8,5 polegadas montadas em pneus de 37 polegadas.
Um snorkel JPP mantém a água fora do motor V6 Pentastar 3.6 ao atravessar grandes trechos alagados e fica integrado à entrada de ar frio (COI) Mopar. Completando a atualização do trem de força está um sistema de escape duplo Mopar de fluxo livre.
Um para-brisa Gorilla Glass JPP oferece até três vezes a resistência de um para-brisa padrão. Um par de luzes auxiliares de LED de 5 polegadas TYRI é montado em suportes de montagem JPP nas colunas A.
Os estribos JPP de aço fornecem proteção para o assoalho e ficam logo abaixo das portas tubulares JPP, equipadas com retrovisores tubulares JPP em ambos os lados.
Estribos extras protegem a área da caçamba próxima às rodas traseiras e têm uma cobertura em Nylon que pode ser facilmente reposta.
Os apoios Mopar facilitam a entrada e saída na cabine elevada, enquanto a capota de malha Mopar proporciona uma experiência melhorada ao ar livre.
O distinto tema contrastante vermelho Maraschino continua dentro da cabine do Gladiator D-Coder com couro Katzkin cobrindo ambas as fileiras de assentos.
Um QR Code em cada assento leva diretamente ao site da Katzkin para obter detalhes sobre opções de couro personalizáveis, incluindo cores, costuras e detalhes, além de informações sobre preços em tempo real.
Completando o interior estão os acessórios Mopar, incluindo quatro protetores de soleira de porta, capas de pedais de aço inoxidável e tapetes para todos os climas.
Dentro da caçamba do veículo, que é protegida por um forro Mopar texturizado em spray, um conjunto de trilhos Mopar carrega uma cesta de carga THULE de perfil baixo para espaço de armazenamento extra.
Jeep Birdcage by JPP – Projetado como uma máquina 4×4 extrema ao ar livre, o Jeep Wrangler 4xe Birdcage apresenta uma variedade de inovações em acessórios personalizados da JPP e Mopar, além de provar sua melhor capacidade do setor, bem como seu exclusivo trem de força híbrido plug-in 4xe.
Montado em um kit de elevação de suspensão JPP de 2 polegadas, o primeiro do setor com amortecedores FOX, especificamente projetado e ajustado para o Wrangler 4xe elétrico híbrido plug-in, o vibrante modelo pintado na cor Eagle Marrom adota elementos no tom Granite Crystal metálico e vários detalhes exclusivos no icônico Surf Azul usado nos Jeep 4xe.
Melhorando o ângulo de ataque frontal há um quebra mato exclusivo, integrado à grade personalizada de sete fendas.
Uma placa frontal protege o guincho Warn embutido, posicionado de forma ideal para melhorar o desempenho em terrenos rochosos. O conjunto é finalizado com dois ganchos de reboque pintados no exclusivo Surf Azul.
As rodas beadlock JPP de cinco raios 17 x 8,5 polegadas são montadas com pneus de 37 polegadas. Novos pára-lamas planos personalizados, projetados especificamente para combinações de roda/pneu maiores, oferecem espaço extra para o conjunto.
Os pára-lamas planos possuem luzes de circulação diurna (DRL) removíveis para os entusiastas off-road que podem precisar de espaço extra para os pneus em situações off-road extremas.
Este conceito é o primeiro pára-choque de fábrica com DRL integrado removível que atende à legislação em todos os 50 estados dos EUA.
Para proteção off-road adicional, a equipe de design da Jeep criou espaçadores de lanterna traseira para atender aos requisitos legais de iluminação e garantir a proteção das luzes mesmo nas trilhas mais pesadas
Iluminando o solo abaixo do Jeep Wrangler 4xe Birdcage estão as luzes sob a carroceria em todos os quatro cantos, enquanto os estribos personalizados apresentam tubos adicionais montados para proteção aprimorada da carroceria.
Para o motorista que anseia o máximo de ar livre, o pára-brisa e os limpadores foram removidos. A equipe de design criou coberturas personalizadas para o capô, protegendo contra sujeira e detritos.
Três luzes de LED off-road JPP TYRI de 14 polegadas adicionais fornecem uma iluminação elegante e moderna.
No interior, os bancos de couro nos tons Tobacco Leaf e Marrom Cacau apresentam inserções distintas e costuras de realce em Surf Blue, que se repetem no painel de instrumentos, volante, proteção da alavanca de câmbio e alavanca do freio de estacionamento.
Os ocupantes dos bancos dianteiros encontrarão um trilho de acessórios personalizado no painel de instrumentos JPP que mantém vários dispositivos móveis firmemente no lugar.
As capas dos pedais em aço inoxidável da Mopar usam pastilhas de borracha para garantir o máximo de aderência com os calçados do motorista.
O piso de vinil Armorlite em toda a cabine fornece uma superfície durável e fácil de manter com plugues de drenagem para enxágue.
A equipe de design da Mopar criou um compartimento no porta-malas que oferece segurança para os acessórios quando o teto é removido.
Projetado para qualquer modelo Jeep Wrangler, ele tem capacidade para armazenar uma caixa térmica de tamanho normal com facilidade e possui tampa sustentada por molas a gás.
Oito suportes de amarração e cinco ganchos para sacola de compras fornecem funcionalidade extra.
Para armazenamento adicional, uma cesta de carga Rhino-Rack é montada com segurança na parte superior da gaiola de proteção.
Dentro da tampa do porta-malas, uma mesa basculante JPP fornece um espaço perfeito para trabalhar ou comer e fica ao lado de um compressor de ar integrado.
Conceitos SEMA 2021 – Três carros-conceitos Jeep adicionais de virar a cabeça da JPP que foram recentemente introduzidos no 2021 SEMA Show farão a viagem a Moab pela primeira vez.
Entre os três conceitos Jeep que estrearam na SEMA, o Jeep Wrangler 4xe mostra como os off-roaders apaixonados podem se basear no premiado veículo elétrico híbrido plug-in com itens de fábrica da JPP.
O Jeep Wrangler Overlook transforma um Wrangler Sahara de quatro portas em um off-road de três fileiras carregado com toques de luxo, enquanto o intimidante Kaiser Jeep M725 é a transformação de uma ambulância militar Kaiser Jeep M725 de 1967 em uma máquina de apoio off-road definitiva e mascote sobre rodas da JPP.
Easter Jeep Safari – O Easter Jeep Safari, organizado pelo clube Red Rock 4-Wheelers de Moab, consiste em passeios de trilha, principalmente viagens de um dia, partindo de Moab, Utah, durante os nove dias do evento.
O Jeep Safari foi iniciado em 1967 pela Câmara de Comércio de Moab como um passeio de trilha de um dia.
Ao longo dos anos, à medida que a participação cresceu, o Safari se expandiu até finalmente chegar ao atual evento de nove dias. O “Grande Sábado” continua sendo o ponto culminante do evento no sábado do fim de semana da Páscoa.