O ano de 2022 tem trazido boas notícias para a Iveco.
Após o lançamento do primeiro veículo comercial do mercado brasileiro sob as normas do P8 Euro VI – a Daily F1C MAX –, do anúncio de um ciclo de investimentos de R$ 1 bi para a América Latina e da primeira aparição nacional do pesado da marca movido a biometano – em evento do Governo Federal em Brasília (DF) –, o fechamento do primeiro trimestre demonstra que o slogan da marca “A gente não para!” faz todo sentido para a montadora.
Quando o assunto é vendas, a marca registrou um crescimento sustentável de emplacamentos de 78% no primeiro trimestre de 2022. Neste mesmo período, o mercado total cresceu 3%.
Entre janeiro e março deste ano, a Iveco obteve 10% de market share no mercado de veículos de carga. Recorde histórico para a marca.
Como base comparativa, em 2019 a Iveco tinha cerca de 5% market share no segmento.
Crescimento por regiões:
Região Sul – Iveco +25% / Mercado 0%
Região Sudeste – Iveco +101% / Mercado +1%
Região Centro Oeste – Iveco +72% / Mercado +16%
Região Norte – Iveco +343% / Mercado +18%
Região Nordeste – Iveco +136% / Mercado +10%
Crescimento por segmentos:
Semileve – Iveco +66% / Mercado -4%
Leve – Iveco +44% / Mercado +8%
Médio – Iveco +51% / Mercado +17%
Semipesado – Iveco +113% / Mercado +17%
Pesado – Iveco +76% / Mercado -8%
Esse crescimento sustentável vem sendo registrado também nos anos anteriores. Em 2021, a Iveco registrou crescimento de 70% na comparação com o ano anterior, sendo a marca full liner que mais cresceu no Brasil.
Já em 2020, a Iveco teve crescimento de 30% e foi a montadora que mais cresceu no mercado brasileiro durante o período.
Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, lembra que por trás das boas notícias existe um trabalho incessante do time da montadora para atuar em diferentes frentes com um objetivo em comum: a satisfação do cliente.
“Esse resultado é fruto de um planejamento estratégico de longo prazo, muito estruturado, e de uma mudança completa de postura da marca agora como parte integrante do Iveco Group.O aumento na participação de mercado e nas vendas sem dúvida nos deixa muito felizes, mas o principal é saber que isso se deve a o que estamos disponibilizando para nossos clientes: qualidade em produtos e serviços”.
Márcio se refere ao portfólio completo da montadora, com veículos que abrangem a faixa dos leves até os extrapesados, e a uma rede de atendimento altamente capilarizada, que “alcança” o cliente em 100% do território nacional.
O executivo destaca que a montadora está preparada para encarar os desafios do mercado brasileiro no ano em que completa 25 anos de operação no país, e que 2022 ainda reserva muitas novidades para a Iveco, como a consolidação do desenvolvimento de um caminhão rodoviário movido a biometano como parte do programa Brasil Natural Power, criado pela empresa especificamente para atender às principais missões de transporte de cargas realizadas no país.
O início do programa acontece no segundo trimestre de 2022 com operação assistida em clientes-chave.
A expansão da Rede também continua forte, com a marca devendo ultrapassar os 100 pontos de atendimento no Brasil até o fim do ano.
“Isso prova que a gente não para de crescer, não para de acreditar no Brasil e, principalmente, não para de trabalhar com foco total no cliente”, conclui Querichelli.
Iveco – Iveco é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A Iveco projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road.
A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. A Iveco emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo.
Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas.
4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.