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ZF Aftermarket torna-se a maior fornecedora no segmento de veículos comerciais no Brasil e no mundo

Digitalização dos processos logísticos do Centro de Distribuição de Itu, SP, ações de fidelização juntos aos clientes, presença no ambiente digital e incorporação da WABCO são fatores de crescimento

A ZF Aftermarket registra um de seus melhores momentos na área de reposição de peças no Brasil.

A empresa vem lançando, em média, mil novos produtos para ampliar sua cobertura para a frota de veículos leves e pesados do País por ano, além dos setores agrícola, construção, de embarcações e novos segmentos, como o de trens, por meio das marcas ZF, LEMFÖRDER, SACHS, TRW e WABCO.

De acordo com Reynaldo Contreira, novo Head da ZF Aftermarket na América do Sul, em 2021 a empresa obteve crescimento de mais de 26% no mercado de reposição do Brasil e a perspectiva de crescimento para 2022 é de cerca de 12%.

Globalmente, a divisão da ZF Aftermarket representa 7% dos negócios do Grupo ZF em 2021. No Brasil, a alta das vendas de veículos de passeio usados foi um dos motivos que impactaram positivamente as vendas de peças para o segmento de reposição.

De acordo com dados divulgados em janeiro deste ano pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados, 15,1 milhões de unidades foram comercializadas no ano passado, volume 17,8% superior a 2020.

“Soubemos aproveitar essa oportunidade com um dos mais completos portfólios de produtos do setor no País, que possui cerca de 20 mil produtos em linha nas áreas de freios, suspensão, direção, amortecedores e transmissões. Com maior volume de vendas de veículos usados, houve maior necessidade da manutenção preventiva e corretiva. Lançamos ainda cerca de 1.400 novos produtos no mercado durante o ano de 2021 para suprir a demanda da frota”, completa.

Contreira explica que a empresa realiza estudos de mercado aprofundados como forma de antecipar tendências de crescimento em cada segmento de atuação.

“A cada ano lançamos novos produtos de forma estratégica para dar ampla cobertura às necessidades desse negócio. A perspectiva é de continuarmos ampliando a oferta de produtos e serviços, uma vez que o mercado de reposição é muito dinâmico e tem sido foco de um trabalho atento e estratégico da área comercial e de desenvolvimento”, explica.

“Estamos em meio a uma grande transformação industrial e de mercado e a ZF Aftermarket se prepara para o futuro, considerando que a mobilidade está mudando a cada dia. Temos que dominar os desafios do futuro”, enfatiza Contreira.

A empresa criou áreas de responsabilidade para a chamada Nova Mobilidade e também Soluções Digitais de Conectividade.

Dentre os objetivos está aplicar soluções em toda a cadeia de transportes, otimizando o fluxo de pessoas, veículos e cargas de forma dinâmica e otimizada. O projeto envolverá parcerias, empresas do setor de transportes, além de prefeituras e estados.

Crescimento em 2022 – De acordo com Contreira, vários são os fatores que poderão levar a ZF Aftermarket a crescer mais em 2022.

Além de elementos relacionados ao mercado, estão as próprias soluções que a ZF Aftermarket disponibiliza aos clientes e potenciais clientes como a melhoria contínua nos processos logísticos do centro de distribuição de Itu, SP, ações de fidelização juntos aos clientes, sólida presença no ambiente digital, além da integração com a WABCO, adquirida pela ZF em 2020.

Com isso, o Grupo possui agora 157 mil colaboradores em 188 localizações em 31 países (dados 2021).

O portfólio já conhecido do mercado brasileiro e sul-americano e a ampla rede de serviços da WABCO é um grande trunfo que fortalece a perspectiva de crescimento da ZF Aftermarket no mercado nacional.

“Com a integração, a ZF se tornou o maior fornecedor para veículos comerciais da indústria em todo o mundo, com impactos diretos no mercado de reposição do Brasil e América do Sul”, explica o executivo.

A nova divisão trouxe grande aumento de portfólio de produtos e serviços. São cerca de 20 linhas de produtos voltados à área de reposição do setor de veículos comerciais no Brasil e uma ampla rede de serviços.

São 107 Parceiros de Serviços que complementam a já extensa rede da ZF Aftermarket, somando um total de 185 Parceiros.

Bom relacionamento com a cadeia de reposição – Entre ações de fidelização e relacionamento com a cadeia de reposição estão os programas de treinamento voltados a mecânicos e vendedores de autopeças como o Amigo Bom de Peça e Amigo Bom de Venda, respectivamente. Juntos, os dois programas emitiram cerca de 156 mil certificados para cerca de 30 mil profissionais no Brasil.

A ZF Aftermarket destaca também a Oficinas ZF [pro]Tech, plataforma on-line que oferece aos mecânicos informações sobre o portfólio completo de produtos da ZF Aftermarket, com embreagens, freios, direção, suspensão, transmissões, eixos e rolamentos.

Além disso, oferece serviços e suporte aos negócios das oficinas, incluindo informações técnicas, administrativas, digitais, de marketing e de mercado e networking.

A plataforma já possui mais de seis mil oficinas engajadas desde 2020. O projeto leva soluções para que as oficinas possam se beneficiar do mundo digital com mais visibilidade, mais conhecimento técnico e administrativo, suporte no marketing da oficina além de parcerias.

O objetivo principal é conectar consumidores finais com oficinas, melhorando a experiência de nossos clientes.

Outras iniciativas de digitalização estão em andamento como os pilotos para os novos processos de compras automatizadas dos distribuidores via VMI – Vendor Managed Inventory, associados a sistemas como RFID – Radio Frequency Identification e RPA – Robotic Process Automation.

Juntos conferem alto grau de digitalização e tornaram a empresa no Brasil uma referência em termos globais dentro do Grupo.

No radar das novidades digitais da ZF Aftermarket estão vários outros processos em curso, entre eles um novo sistema de identificação de produtos por placa de veículos, testado por um grupo de oficinas cadastradas da plataforma Oficinas ZF [pro]Tech, que tiveram acesso em primeira mão à ferramenta e puderam participar do projeto piloto.

A novidade deve entrar no ar a partir deste mês de abril. Com ela, os reparadores e até mesmo donos de veículos poderão consultar em uma plataforma intuitiva todos os produtos das marcas ZF Aftermarket presentes em um veículo, facilitando a identificação das peças e agilizando o trabalho em toda a cadeia.

Presença digital em alta – A efetivação do plano de expansão comercial para as marcas da ZF Aftermarket no ambiente digital foi outro passo importante para o bom desempenho da empresa em 2021 e continuará sendo essencial para alavancar resultados em 2022.

A empresa possui lojas oficiais da ZF, LEMFÖRDER, SACHS e TRW, sendo as duas últimas com atuação no mercado uruguaio. Todas estão em operação, através de sellers, desde 2020 nos principais market places da América do Sul.

Em março, a ZF lançou a nova loja oficial em ambiente virtual, voltado para a marca WABCO, o que leva 100% das marcas da ZF Aftermarket aos market places. Desta forma a ZF possui a gestão da experiência do consumidor com as marcas do grupo nas plataformas.

Contreira explica que o comércio digital é um importante agente facilitador para os clientes. Para o executivo, tanto o comércio digital de peças como o atendimento por delivery e drive-thru se fortaleceram neste período de pandemia e também foram responsáveis pelo bom desempenho do setor de reposição como um todo.

“Estes modelos de negócios certamente se tornaram uma realidade e vieram para ficar. Por isso é um grande foco nosso, suportar varejistas e oficinas neste sentido”, diz.

WABCO – Extenso portfólio de produtos e uma rede de serviços completa – O extenso portfólio de produtos combinados inclui acionamentos convencionais e elétricos, componentes de chassi, um conjunto abrangente de sensores, além de sistemas avançados de frenagem, direção e assistência ao motorista totalmente integrados e avançados para OEM, que buscam diferenciação tecnológica para veículos comerciais.

Além disso, a divisão pode oferecer soluções digitais de gerenciamento de frota.

Lançamentos – No segmento de leves, a ZF Aftermarket destaca o lançamento de novas caixas de direção e seus componentes, onde já é líder com uma série de produtos cativos e com o maior portfólio do mercado. Entre os lançamentos estão direções elétricas para novas gerações de veículos como o Fiat Nova Strada, Jeep Compass e Renegade.

Os rolamentos de roda, produto de grande representatividade no portfólio da ZF Aftermarket no Brasil também receberão novidades em 2022. O foco é também fortalecer a atuação da empresa na área de amortecedores e suspensão.

Atualmente a ZF Aftermarket atua como maior fornecedor de freios, suspensão, direção, amortecedores e transmissões do mercado de reposição do País, contemplando as marcas ZF, LEMFÖRDER, SACHS, TRW e WABCO e o objetivo é de continuar oferecendo novidades para as marcas ao longo do ano.

Para o segmento de pesados a ZF Aftermarket terá como seus principais lançamentos, ConActs para veículos Volkswagen, DAF e Mercedes-Benz, Servo freios para o Volkswagen Delivery, além de complementos para linhas de transmissões, embreagens e suspensão Lemförder. Como destaque de lançamentos da marca WABCO está o compressor de ar para o Volkswagen Meteor.

Para 2022 a ZF Aftermarket pretende ampliar sua presença em outros nichos, como nas áreas agrícola e marítima, com reforço de portfólio na área ferroviária, onde ingressou em 2021 com novos amortecedores para trens.

Para atuar com força nesses mercados, a nova área de responsabilidade de Nova Mobilidade e Soluções Não-Automotivas tratará especialmente de assuntos ligados ao fornecimento para o mercado fora de estrada, oferecendo projetos customizados e atendimento personalizado aos clientes.

Para 2022 estão previstos os lançamentos de novos amortecedores para trens, barramento de eixos para o segmento agrícola e reversores marítimos.

A ZF Aftermarket oferece atendimento e serviços além de venda de peças originais por meio de uma ampla rede de concessionárias instaladas na América do Sul.

Ao todo são 185 pontos capacitados para oferecer o melhor serviço para veículos comerciais. A empresa é parceira de todas as grandes redes de varejo e distribuição de autopeças e está presente em todas as regiões do Brasil.

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