A Mercedes-Benz do Brasil passou a ser reconhecida como Empresa Laço Amarelo, uma derivação do movimento Maio Amarelo.
Essas duas iniciativas, coordenadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, visam uma conscientização geral sobre a necessidade de redução de acidentes nas estradas e, consequentemente, no número de mortes, que é alarmante.
Essas ações, que buscam engajar toda a sociedade e os cidadãos, naturalmente impacta também os motoristas do transporte de carga e de passageiros, contando com a participação de várias empresas, entidades, poder público e sociedade civil.
De acordo com o Painel CNT (Confederação Nacional do Transporte), em 2021, foram mais de 64.000 acidentes nas estradas brasileiras, com quase 53.000 vítimas e cerca de 5.400 mortes, ou seja, aproximadamente, a cada 100 acidentes, 10 pessoas perdem suas vidas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera as mortes por acidente de trânsito como uma epidemia.
“Naturalmente, essa epidemia preocupa a Mercedes-Benz. Por isso, além de entregar ônibus e caminhões de alta qualidade e confiabilidade, a marca assume o compromisso de conscientizar e lembrar a todos que as normas de trânsito existem para evitar acidentes e devem ser respeitadas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o executivo, como Empresa comprometida com os princípios ESG e focada no ecossistema do transporte responsável, a Mercedes-Benz sempre olhou com muita atenção para a segurança no trânsito.
“A marca utiliza avançadas tecnologias em seus ônibus e caminhões, com alto padrão de segurança que visa a proteção dos motoristas e passageiros, bem como das demais pessoas no tráfego e nas vias. Sistemas de auxílio à condução, por exemplo, tornam os nossos veículos mais seguros, estendendo essa proteção aos demais que circulam pelas estradas e cidades”.
A fim de dar visibilidade a iniciativas como Maio Amarelo e Empresa Laço Amarelo, as redes sociais da Mercedes-Benz divulgam ações de entidades e ONGs que atuam com foco na mobilização dos mais diversos públicos, afinal, todos têm responsabilidade no trânsito e devem se preocupar em salvar vidas.
Veja o vídeo da campanha deste ano nas redes sociais da Mercedes-Benz do Brasil: YouTube | Facebook Caminhões | Facebook Ônibus | Instagram Caminhões.
Sobre o Maio Amarelo – Esse movimento surgiu há nove anos e busca catalisar parceiros e esforços para promover a conscientização geral e, consequentemente, a redução de mortes e acidentes no trânsito.
Nos últimos quatro anos, o Maio Amarelo contou com apoio de 27 países, mais de 400 cidades e mais de 1.400 empresas.
A cor amarela tem inspiração nas placas de trânsito e no sinal de alerta dos semáforos. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.
O êxito dessa iniciativa levou à ampliação de sua atuação. Com isso, surge agora o Laço Amarelo, porque a preocupação com segurança no trânsito deve ser permanente, em todos os meses do ano.
“Juntos salvamos vidas” é o tema de maio. A cada mês, um foco novo será amplamente divulgado e trabalhado pelos parceiros.
Com a pandemia mais controlada, vários eventos presenciais voltam a ser realizados pelo Laço Amarelo, como palestras, reuniões, passeios, ações educativas, fóruns, workshops, seminários e outros modos de reunir pessoas para abordar o assunto.
Caminhões e ônibus Mercedes-Benz são referência em tecnologias de segurança – “Além de oferecer vantagens operacionais para as empresas de transporte, as avançadas tecnologias dos veículos da nossa marca resultam em alto padrão de segurança para o motorista, passageiros e demais veículos da via, contribuindo assim para a redução do número de acidentes”, ressalta Roberto Leoncini.
“Nossa Empresa sempre foi pioneira no País, trazendo tecnologias inovadoras para seus caminhões e ônibus, voltadas à segurança nas estradas e nas ruas. Neste contexto, o Actros se destaca por carregar tecnologias de segurança que ajudam a evitar acidentes, o que é o mais importante para nossa sociedade”.
Actros sai de fábrica com 16 itens de segurança de série – Caminhão mais seguro e inteligente do País, o top de linha Actros sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia de segurança ativa:
- ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem)
- Side Guard Assist (assistente de ponto cego)
- Attention Assist (assistente de fadiga)
- Assistente de parada Hold
- ESP (controle eletrônico de estabilidade)
- Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade
- Proximity Control (assistente ativo de proximidade)
- EBS (sistema eletrônico de frenagem)
- ASR (sistema de controle de tração)
- ABS (sistema antibloqueio)
- Sensor de chuva e iluminação
- Alarme de ré com luzes intermitentes
- Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem)
- Hill Holder (auxílio de partida em rampa)
- Farol para auxílio em manobras
- Farol alto inteligente
O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para clientes. Esse sistema de câmeras digitais traz mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.
Entre os recursos de segurança do Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, o freio auxiliar retarder e airbag para o motorista, o que reforça o posicionamento do top de linha da marca como o caminhão mais seguro do Brasil.
Avançados itens de segurança ativa nos ônibus rodoviários O 500 – Com o avanço das novas tecnologias, a marca Mercedes-Benz, com a linha O 500, foi tornando-se, cada vez mais, uma referência de mercado em segurança ativa para ônibus rodoviários. A lista de itens incluiu:
- ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
- AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
- Assistente de partida em rampa
- Retarder – sistema auxiliar de freio
- Top-Brake – freio-motor auxiliar
- Suspensão com sistema anti-tombamento
- ABS – sistema anti-travamento
- ASR – sistema de controle de tração
- EBS – sistema eletrônico de freios
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
- ESP – controle eletrônico de estabilidade
- Eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade
- Freio a disco
- Power Mode – mais segurança em ultrapassagens