O Vozes Daqui, projeto realizado pela Stellantis em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a AVSI Brasil chega na fase de conclusão em Goiana, Pernambuco.
Ao longo de três anos de atuação, colaborou junto a Prefeitura Municipal com o desenvolvimento da educação pública no município que abriga o Polo Automotivo da Stellantis através da realização de oficinas e ações socioculturais que resultaram no fortalecimento do protagonismo estudantil e na entrega de novos ambientes escolares.
Nove escolas participaram da ação, beneficiando mais de cinco mil alunos da rede municipal.
“A educação é um valor essencial para a Stellantis, pois ela tem uma capacidade transformadora para o desenvolvimento de pessoas. O Vozes Daqui é um exemplo prático do nosso investimento no futuro, pois acreditamos que jovens com oportunidades de uma escola melhor, certamente irão impactar de forma positiva na comunidade em que vivem”, afirma Fabrício Biondo, VP de Comunicação Corporativa da Stellantis para a América Latina.
Com investimento de R$1,5 milhão, o projeto foi desenvolvido baseado em duas frentes de atuação: oficinas de educomunicação, que utiliza ferramentas de comunicação como foto e vídeo na perspectiva de promover a valorização da cultura local e a interação entre escola e comunidade; e projetos escolares com o objetivo de fortalecer o ambiente escolar e a aproximação do aluno e professor.
Durante os três anos o Projeto atendeu nove escolas municipais, envolvendo mais de 5 mil alunos do ensino fundamental e EJA, 80 professores e gestores, e mais de 260 lideranças e moradores da comunidade.
“Esses dois pilares de atuação visam a valorização do ambiente escolar, promovendo o protagonismo dos alunos, dos professores e o envolvimento da comunidade. Conseguimos proporcionar mais interação entre a comunidade e a escola através da valorização da história e da cultura de Goiana”, explica Jacopo Sabatiello, Diretor Vice Presidente da AVSI Brasil.
Por conta da pandemia do COVID-19, as atividades ocorreram de forma híbrida, seguindo um protocolo de segurança elaborado pelo projeto, garantindo a segurança e saúde dos participantes.
No caso das oficinas de educomunicação, para possibilitar a participação dos alunos, todos receberam um tablet com internet.
Ao longo das atividades, os alunos tiveram oficinas de fotografia e audiovisual com conteúdos teóricos e práticos.
Todo o material produzido nas oficinas (vídeos e fotografias) está disponível disponibilizado na própria plataforma do Vozes Daqui (https://projetovozesdaqui.com/).
Na etapa dos projetos de melhoria do ambiente escolar, os alunos puderam participar do processo de diagnóstico e implementação dos espaços de forma participativa, valorizando e fortalecendo o protagonismo juvenil.
Foram trabalhados nove espaços entre reforma e implementação de bibliotecas com salas de multimídia, a criação de uma área recreativa e a revitalização da pintura com arte grafitagem realizada pelos alunos, além das oficinas educativas.
“Participar da escolha dos espaços motivou a participação dos alunos nessas ações de melhoria e a criar o sentimento de pertencimento, de protagonista da mudança”, destaca Sabatiello.
“Acreditamos que a verdadeira transformação vem da inserção social e produtiva e da educação. O projeto deixa muitas memórias e conta lindas histórias e ficamos muito felizes ao ver o legado que deixamos para esses jovens”, comemora Eveline Veloso Susin, Presidente da Fundação Banco do Brasil.
Realizado em parceria com a Prefeitura de Goiana, a expectativa é que as ações desenvolvidas possam ser replicadas em outras escolas, alcançando e beneficiando toda a rede municipal de Goiana.
“O projeto Vozes Daqui contribui para o desenvolvimento local inclusivo do município, mesmo com a conclusão de todas as fases, permanecerá a metodologia utilizada durante os anos, como a aproximação e a interação da comunidade escolar aos alunos, tornando o ambiente mais atrativo, fortalecendo e promovendo a educação”, conclui Biondo.