sábado, 25 maio , 2024
28 C
Recife

Renault Group e Managem Group assinam acordo de fornecimento sustentável de cobalto

Parceria estratégica tem objetivo de assegurar o fornecimento de sulfato de cobalto de baixo carbono produzido no Marrocos, garantindo a rastreabilidade da cadeia de abastecimento de baterias elétricas

O Renault Group, grande player da indústria automotiva, e o Managem Group, player marroquino da indústria de minas e hidrometalurgia, anunciam hoje a assinatura de um memorando de entendimento (“MoU”) para garantir o abastecimento de sulfato de cobalto de baixo carbono e responsável para baterias elétricas.

- Publicidade -

O acordo prevê o fornecimento pelo Managem Group de 5 mil toneladas de sulfato de cobalto por ano durante um período de 7 anos, a partir de 2025.

Após um estudo de engenharia, o Managem Group prevê investir na construção de uma futura fábrica localizada no complexo industrial de Guemassa, no Marrocos, para transformar o minério de cobalto em sulfato de cobalto.

Por meio desta parceria, o Renault Group vai garantir um fornecimento significativo de sulfato de cobalto, representando uma capacidade anual de produção de baterias de até 15 GWh.

Esta parceria direta entre uma montadora de automóveis e um player da indústria da mineração permite garantir um sistema de rastreabilidade de longo prazo para a cadeia de abastecimento de cobalto para baterias.

- Publicidade -

Ela também visa reduzir o impacto no meio ambiente, principalmente graças ao know-how do Managem Group, cuja eficiência energética das instalações se traduz pela otimização do consumo e o uso crescente de energias verdes, sendo mais de 80% de origem eólica.

Este acordo inclui principalmente a possibilidade de o Managem Group, o Renault Group e seus parceiros da Aliança de desenvolver outras cooperações no fornecimento de sulfato de manganês e cobre, bem como na reciclagem de materiais de baterias em ciclos curtos.

Após a criação do Renault ElectriCity, o polo industrial dedicado aos veículos elétricos, o Renault Group se posiciona como um player de referência na utilização de baterias de maior performance, baixo carbono e reutilizáveis.

O Grupo visa a uma redução da pegada de carbono de suas baterias em 20% até 2025 e de 35% até 2030, em comparação com 2020.

Associada à parceria firmada com a Vulcan para garantir o fornecimento de lítio com baixo teor de carbono e com a Terrafame para sulfato de níquel de baixo carbono, este acordo marca uma nova etapa na redução da pegada ambiental dos veículos elétricos e para o objetivo de neutralidade de carbono do Grupo na Europa até 2040.

- Publicidade -

A assinatura do acordo aconteceu hoje na presença do Ministro da Indústria e Comércio do Marrocos, Ryad Mezzour, o VP Executivo de Compras da Aliança e Diretor Geral da Organização de Compras da Aliança (Alliance Purchasing Organization ‒ APO), Gianluca De Ficchy, o CEO da Managem Group, Imad Toumi e o Diretor Geral do Renault Group Marrocos, Mohamed Bachiri.

Ryad Mezzour, Ministro da Indústria e Comércio do Marrocos, declarou: “Esta é uma nova etapa na parceria estratégica entre o Marrocos e o Renault Group que se inicia hoje, com a assinatura deste acordo, que vai utilizar os recursos naturais e a indústria do Marrocos para dar sustentação ao desenvolvimento da mobilidade elétrica mundial e a profunda integração da plataforma industrial automotiva nacional”, acrescentando que “a indústria automotiva marroquina está acelerando sua transição rumo à eletrificação, com um fornecimento de cobalto marroquino sustentável e eficiente para as baterias elétricas. Ao mesmo tempo, trabalhamos para posicionar o Marrocos como produtor de baterias elétricas e player de referência da mobilidade sustentável”.

Gianluca De Ficchy, VP Executivo de Compras da Aliança e Diretor Geral da Organização de Compras da Aliança (Alliance Purchasing Organization ‒ APO), acrescentou: “Estamos muito felizes de trabalhar em parceria com o Managem Group, player da mineração reconhecido em matéria de preservação dos recursos, graças aos seus métodos de produção e transformação únicos, além de contribuir desta forma para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da indústria automotiva no Marrocos.

Este acordo constitui uma etapa adicional para atingir o objetivo de diminuir a pegada de carbono das nossas baterias e atingir a neutralidade de carbono para o grupo na Europa até 2040 e no mundo até 2050.

A rastreabilidade e a descarbonização das matérias-primas das nossas baterias são desafios cruciais para a mobilidade elétrica e a transição energética. Com isso, estamos garantindo um fornecimento de cobalto de baixo carbono mais próximo do nosso ecossistema de produção de baterias elétricas na Europa”.

Este acordo vai dar sustentação ao desenvolvimento da indústria automotiva marroquina e fortalecer o posicionamento do Marrocos como plataforma de produção e exportação de equipamentos, veículos e, agora, materiais estratégicos e críticos de origem marroquina, como cobalto, manganês e cobre, para a produção de baterias.

Ele se faz parte dos compromissos assumidos pelo Renault Group junto ao Reino do Marrocos para desenvolver o ecossistema Renault no país, aumentando o fornecimento local para 2,5 bilhões de euros a partir de 2025, com uma meta de 3 bilhões de euros.

O Managem Group é membro ativo do Comitê de Cobalto da Bolsa de Metais de Londres (LME ‒ London Metal Exchange) e do Instituto do Cobalto (Cobalt Institute ‒ CI).

Em 2019, a produção responsável de cobalto do Managem Group foi confirmada pela certificação de acordo com as normas da Responsible Minerals Initiative (RMI), bem como por avaliações conduzidas pela NQC e ECOVADIS. O Managem Group passou recentemente a fazer parte da FCA (Fair Cobalt Alliance).

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais