A Volvo apresenta novidades na linha 2022 do XC90 e do XC60 com a nova motorização híbrida plug-in T8, que ganha mais autonomia para rodar em modo puramente elétrico.
Vamos com as novidades:
• Nova bateria 102 células (96 anterior)
• Nova autonomia elétrica 71 km (44 km anterior)
• Potência atual 462 hp (antes 409 hp)
• 0 a 100 km em 5.3 s (antes 5,6 s)
• Redução em 50% na emissão de CO2
A mudança veio tanto na autonomia, como na potência dos modelos. Somente com o motor elétrico, o XC60 e o XC90 ganharam mais de 65% de potência, passando a 145hp e 309 Nm de torque.
A capacidade da bateria aumentou 62% e passou a 18,8 kWh. Isso se reflete diretamente na autonomia dos modelos, que passam a ter cerca de 78 km no XC60 (+73%) e cerca de 71 km no XC90 (+61%).
Combinados, os motores ganham 14% a mais de potência, passando de 407 hp para 462 hp, e um torque de 709 Nm. A Volvo Cars estima uma redução de 50% na emissãode CO2 na atmosfera.
Tudo isso é possível graças a novas tecnologias de construção das baterias, que passam a ter três camadas de células, resultando em uma capacidade maior de armazenamento, mas preservando o mesmo espaço físico.
Entre os recursos o modelo oferece HUD – Head-Up-Display, suspensão a ar, park assist, câmera 360º, cinco modos de condução e espelhamento do celular através do do Apple Car Play e Android Auto.
Valores:
XC90 Recharge Inscription Expression – R$ 509.950,00
XC90 Recharge Inscription – R$ 553.950,00
XC90 Recharge R-Design – R$ 563.950,00
XC60 também ganha melhorias – A nova versão do Volvo XC60 vem com o One Pedal Drive que resulta numa condução mais eficiente. Com ele, o motorista usa somente o pedal do acelerador para acelerar e frear o carro. Basta pressionar para acelerar e tirar o pé para frear.
No primeiro momento o motorista pode estranhar um pouco esse recurso, mas logo se acostuma. A depender do sensibilidade de frenagem do One Pedal Drive, algumas vezes os passageiros reclamam pelo modo como o veículo reduz rapidamente a velocidade, associando com uma frenagem mais forte. O idela seria haver um nível de sensibilidade para regulagem desse recurso.
O modelo possui o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services, com internet integrada e aplicativos e serviços do Google incorporados. Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para passar comandos, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, enviar mensagens, e até controlar elementos em uma casa automatizada.
As versões Inscription, R-Design e Polestar recebem a câmera 360º, que facilita as manobras em qualquer ambiente, vem com o prático Head-Up Display, que projeta a velocidade e outras informações no para-brisa do veículo.
O XC60 traz carregador por indução para smartphones e as tecnologias Ready to Drive, que emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo. E Emergency Stop Assist, que irá parar o veículo, caso o motorista não reaja a nenhum dos alertas emitidos pelo sistema.
XC60 Recharge Inscription Expression – R$ 399.950,00
XC60 Recharge Inscription – R$ 429.950,00
XC60 Recharge R-Design – R$ 439.950,00
XC60 T8 Polestar – R$ 466.950,00