Por Lucia Camargo Nunes*
Todo mundo, em suas profissões, tem um ou mais situações de plena satisfação. Para o jornalista automotivo, por exemplo, testar um novo carro é um deles.
Mas antes daquele lançamento chegar ao mercado muita coisa acontece.
Primeiramente a fábrica anuncia investimentos. Nem sempre informa para qual modelo aquele montante será destinado.
Depois, em doses homeopáticas de uma estratégia midiática, o tipo de veículo é anunciado (às vezes até propositadamente vazado), fala-se um pouco do motor e outras informações que a fabricante decida ser importante.
Quando os carros estão em testes, surgem os flagras. Quem mora ou transita próximo de regiões de fábricas já se acostumou a ver veículos envoltos em adesivos com figuras geométricas, recurso utilizado para não “denunciar” formas ou outros detalhes da carroceria ou conjunto ótico.
São os chamados “carros de segredo”.
Este é o ponto onde gostaria de chegar. Qualquer jornalista automotivo mais atento sonha com esse acontecimento. Ver um carro camuflado é um momento único.
De furo de reportagem, de sorte. Raríssimas vezes a fabricante antecipa ou confirma alguma informação.
Hoje, com as boas câmeras de celulares, é comum leitores e apaixonados por carros flagrarem segredos e compartilharem com publicações especializadas. Agradecemos todo e qualquer esforço nesse sentido!
Flagrei um novo VW – Semana passada, em uma rodovia paulista, flagrei esse momento.
Ia de passageira num veículo quando me chamou a atenção ver um Volkswagen Nivus de placa verde nos ultrapassar (placa verde indica carro de teste de fabricante).
Na sequência vinha outro Volks, um T-Cross, também de placa verde. Pedi para o motorista tentar se aproximar deles, para verificar se havia algo diferente, mas ao olhar para trás notei que o alvo seria outro.
Eis que surge um sedã com adesivos cobrindo partes da carroceria, vindo atrás dos SUVs.
Primeira charada desvendada: é um Volks. Enquanto meu motorista deu passagem ao camuflado, abri o vidro para fotografá-lo.
Para minha surpresa, o motorista do ‘Volks disfarçado’ chegou a emparelhar os carros para que eu pudesse registrá-lo. Em segundos ele acelerou fundo e lá se foi ele, sumindo pela estrada.
O carro em questão é um sedã, de porte médio. Para quem acompanha o setor, sabe que o Virtus recebe em breve um facelift.
Versões europeia e indiana podem dar pistas de como ficará o carro, embora sua identidade mesmo só seja revelada às vésperas do lançamento.
Quando a marca se rende – Semana passada viralizou um flagra do novo Hyundai HB20 com fotos da frente e traseira renovados do hatchback. Foi tão divulgado, que a marca decidiu antecipar fotos “oficiais” no dia seguinte e dar um basta nas especulações.
Nós, jornalistas, somos genuinamente curiosos e quando vemos algo “diferente” é pauta certeira.
O site Motor1, por exemplo, divulgou há alguns meses flagras de modelos norte-americanos rodando na região de Camaçari (BA). Seriam carros com futuras vendas no Brasil?
Recentemente, executivos da Ford revelaram que uma equipe de engenheiros brasileiros sediada nessa região ajuda a matriz no desenvolvimento de veículos Lincoln elétricos e no aprimoramento de sistemas de navegação de carros da Ford.
Ou seja, nem sempre o que circula em nossas estradas são modelos direcionados ao nosso mercado. Mais uma charada desvendada.
Até que na próxima curva surja um veículo todo zebrado, para a nossa alegria.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: lucia@viadigital.com.br