A Stellantis encerrou o primeiro semestre do ano na liderança do mercado na América do Sul, respondendo por 23,5% das vendas de automóveis e comerciais leves na região no acumulado do ano. A empresa liderou os três maiores mercados sul-americanos.
No Brasil, a empresa emplacou 288 mil unidades, o equivalente a 33,6% do mercado.
Na Argentina, a Stellantis superou as 65 mil unidades vendidas entre janeiro e junho, com uma participação de 33,7% das vendas totais.
Outras 25 mil unidades foram vendidas no Chile, com uma participação de mercado de 11,1%.
NO BRASIL
Fiat lidera o mercado brasileiro – No topo do ranking brasileiro de vendas, a Fiat garantiu 21,9% de market share e mais de 187 mil emplacamentos no acumulado de janeiro a junho. A marca está na liderança há 18 meses consecutivos.
No acumulado do ano, a Fiat posicionou três modelos entre os 10 mais vendidos: Nova Strada, Mobi e Nova Toro.
Fiat Strada é o veículo mais vendido no Brasil entre todas as marcas, com mais de 51 mil unidades emplacadas desde janeiro.
O Fiat 500e, lançado há pouco menos de um ano, já está em sétimo lugar entre os veículos 100% elétricos mais vendidos do Brasil.
Jeep mantém liderança entre os SUVs no Brasil – A Jeep garantiu a liderança no segmento SUV no acumulado do ano de 2022, com 20,7% de participação entre os utilitários esportivos e 65,6 mil carros vendidos.
Considerando o mercado nacional total (veículos de passeio e comerciais leves), a Jeep fechou os seis primeiros meses do ano com 7,7% de participação, um crescimento de 0,4 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano passado.
O Jeep Compass está entre os 10 modelos mais vendidos no acumulado do ano, com mais de 31 mil unidades emplacadas.
Peugeot avança no ranking nacional de marcas – Com 21.687 unidades comercializadas no acumulado de 2022 e 2,5% de participação de mercado, a marca Peugeot registrou crescimento de 81% em comparação ao mesmo período de 2021.
Em junho, a marca alcançou o maior volume de emplacamentos em nove anos (5.016 unidades).
Com este resultado, ganhou importantes posições no ranking das marcas mais vendidas no Brasil.
Citroën tem melhor desempenho em uma década – O último mês marcou um momento histórico para a Citroën.
Após mais do que dobrar sua participação no mercado, a marca alcançou 2,4% do volume total de emplacamentos em junho, o melhor resultado dos últimos dez anos.
No mês foram registrados 3.971 veículos novos da Citroën, um aumento de quase 100% em relação ao mês anterior.
Com este resultado, a marca acumula 12,3 mil unidades emplacadas de janeiro a junho, com 1,4% de participação no mercado brasileiro.
As vendas de Ram – A marca Ram registrou 1.064 unidades emplacadas no semestre, destacando-se no segmento premium no Brasil.
NA ARGENTINA
Stellantis continua à frente no mercado argentino – A Stellantis continua liderando o mercado argentino. No acumulado do ano, a empresa superou as 65 mil unidades vendidas, com 33,7% de participação de mercado.
Entre os destaques no período, estão a liderança e vice-liderança do ranking de modelos mais vendidos, com o Fiat Cronos (22.549 unidades) e o Peugeot 208 (12.503 unidades).
Os dois modelos mais vendidos no segmento premium são os DS 7 Crossback e DS 3 Crossback.
A empresa também liderou no segmento de SUVs, com mais de 13 mil unidades vendidas.
A produção nas duas plantas do grupo na Argentina somou 72 mil unidades, com um crescimento de 38% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.
NO CHILE
Stellantis lidera mercado chileno em expansão – Com 25 mil unidades emplacadas de janeiro a junho, a Stellantis liderou as vendas no Chile, cujo mercado está em expansão.
O mercado chileno cresceu 24% em comparação com o primeiro semestre de 2021 e se tornou o segundo da América do Sul, atrás apenas do Brasil.
Dentre as marcas do grupo, Peugeot é a mais destacada no Chile, com mais de 10 mil veículos emplacados e 4,6% de participação, seguida por Ram, com 4,4 mil unidades e 2% de participação de mercado.
Seguem Citroën (4,2 mil unidades), Opel (2,2 mil), Jeep (2,1 mil) e Fiat (1,3 mil).
As marcas DS e Alfa Romeo se destacam no segmento premium, com 6,4% e 1,2% de participação, respectivamente.