quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars terá nova fábrica para carros elétricos na Eslováquia

A Volvo Cars terá uma terceira fábrica na Europa, na Eslováquia, posicionando a empresa para atender à demanda contínua de seus clientes por carros elétricos e capturar potencial de crescimento futuro.

- Publicidade -

A nova fábrica de última geração será neutra em termos climáticos e irá produzir somente veículos 100% elétricos, apoiando a ambição da empresa em tornar-se totalmente elétrica até 2030 e neutra em termos climáticos até 2040.

Além de ser uma oportunidade de continuar expandindo a capacidade de produção global da marca para corresponder às suas ambições de crescimento.

- Publicidade -

“Temos um foco claro em tornar-nos uma marca de mobilidade elétrica pura até 2030, o que está em linha com nosso propósito”, disse Jim Rowan, executivo-chefe da Volvo Cars.

“A expansão na Europa, nossa maior região de vendas, é crucial para nossa mudança para a eletrificação e crescimento contínuo. Estou muito satisfeito em expandir nossa produção da Volvo Cars para a Eslováquia e estou ansioso para receber novos colegas e parceiros na jornada que está por vir”.

Ao escolher a Eslováquia como o local de sua nova fábrica, a Volvo Cars cria um triângulo europeu de fabricação cobrindo sua maior região de vendas – complementando a fábrica de Ghent (Bélgica) na Europa Ocidental e a fábrica de Torslanda (Suécia) no norte da Europa.

- Publicidade -

A nova instalação representa um investimento de cerca de 1,2 bilhão de euros, e espera-se que cerca de 20% sejam financiados pelo apoio governamental.

A fábrica estará localizada perto de Kosice, na parte oriental da Eslováquia, onde se beneficiará de uma cadeia de suprimentos automotivo bem estabelecida, pois torna-se a quinta fábrica de automóveis do país.

“Pessoalmente estou muito satisfeito que a Eslováquia tenha conseguido a concorrência para este mega investimento, que trará desenvolvimento e muitos empregos na parte oriental da Eslováquia, com muitas oportunidades diretas e indiretas de trabalho”, disse Richard Sulik, ministro da Economia da República Eslovaca.

A Volvo Cars tem a ambição de avançar para as vendas anuais de 1,2 milhão de carros até meados da década, que pretende atender a uma pegada de fabricação global que abrange a Europa, os EUA e a Ásia.

“Agradeço que a Volvo Cars tenha decidido construir sua nova fábrica na Eslováquia. Esta nova fábrica é importante para nós, pois melhorará a situação social e econômica da região e produzirá apenas carros elétricos, o que proporciona à indústria automotiva eslovaca uma perspectiva competitiva na nova era ecológica”, disse Eduard Heger, primeiro-ministro da república eslovaca.

A construção da fábrica de Kosice está prevista para começar em 2023, com equipamentos e linhas de produção instaladas durante 2024.

A produção em série de carros Volvo 100% elétricos e de última geração está programada para começar em 2026.

Em linha com a ambição da Volvo Cars de ter operações de fabricação neutras em termos climáticos até 2025, a fábrica usará apenas energia neutra climática.

Também será projetado para ser líder na produção de carros elétricos premium sustentáveis e eficientes com layout e fluxo logístico otimizados, enquanto a Volvo Cars visa os mais altos padrões globais em energia e eficiência ambiental.

Quanto à localização, a Kosice oferece boas ligações logísticas e de transporte para o resto da Europa e acesso a uma boa base de fornecedores.

Os incentivos oferecidos pelo governo eslovaco também têm sido um fator-chave na decisão de localizar a fábrica em Kosice.

A instalação foi projetada para produzir até 250.000 carros por ano e deve fornecer vários milhares de novos empregos na região. O local também permite uma maior expansão da planta no futuro.

“Estamos ansiosos para receber novos membros para a equipe Volvo Cars Kosice e a família global Volvo Cars, bem como estabelecer novas colaborações e parcerias na região”, disse Javier Varela, diretor de operações da Volvo Cars.

“Será um local de trabalho moderno, em uma fábrica de última geração que se concentra em sustentabilidade e segurança”.

A criação da fábrica Kosice representa a primeira nova fábrica europeia para a Volvo Cars por quase 60 anos.

A fábrica de Torslanda foi inaugurada em 1964, enquanto a fábrica de Ghent seguiu um ano depois. Juntas, essas instalações podem produzir 600.000 carros por ano.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança