quarta-feira, 22 maio , 2024
28 C
Recife

Duas unidades do Aston Martin V12 Vantage Roadster serão entregues no Brasil

Novo V12 Vantage Roadster combina o melhor desempenho com as emoções ao ar livre

A Aston Martin tem o orgulho de apresentar o novo V12 Vantage Roadster, um modelo de produção limitada, excepcionalmente emocionante e ultraexclusivo, que combina o desempenho do mais potente Aston Martin Vantage já produzido com a liberdade e o estímulo aos sentidos da condução com o teto abaixado.

- Publicidade -

Com produção estritamente limitada a apenas 249 unidades para clientes de todo o mundo, todas vendidas antes do lançamento, o V12 Vantage Roadster possui uma combinação atraente de design, suspensão eficiente, bitola larga e – pela primeira vez em um Vantage Roadster – o potente motor V12 biturbo de 5,2 litros.

Com velocidade em linha reta abrasadora e o uivo não filtrado do sonoro motor de 12 cilindros de 700 cv da Aston Martin, o V12 Vantage Roadster eleva a experiência de condução com capota aberta a um novo nível.

Roberto Fedeli, diretor técnico da Aston Martin, afirma: “Trabalhamos arduamente para garantir que o V12 Vantage Roadster possua a mesma potência e dinamismo que caracteriza o V12 Vantage, superando-o em termos de excitação sensorial bruta que você só consegue ter ao dirigir com a cabine ao ar livre. Com mais potência e torque do que qualquer Vantage Roadster anterior, um chassi bitola larga com calibração de suspensão precisamente ajustada e até dez vezes a carga aerodinâmica do Vantage Roadster de produção em série, esta é uma máquina de tirar o fôlego criada para nossos clientes mais entusiásticos”.

A chave para esta emocionante experiência de condução é a potência do motor. Desenvolvendo 700 cv a 6.500 rpm e 753 Nm de torque a 5.500 rpm, o V12 (de 60 graus) e 5,2 litros é uma verdadeira força da natureza.

- Publicidade -

Com uma relação peso-potência de 372 cv por tonelada e uma entrega infinitamente impressionante, que combina resposta em marcha sem esforço com aceleração épica, cada aperto no acelerador do V12 Vantage Roadster leva a uma adrenalina inesquecível.

Acelerando da imobilidade até 100 km/h em apenas 3,5 segundos e com uma velocidade máxima de 320 km/h, o V12 Vantage Roadster ocupa o mais alto escalão de desempenho de carro esportivo conversível.

Com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e diferencial de deslizamento limitado (LSD) mecânico montado na traseira, o carro possui a pureza e o equilíbrio de um layout de tração traseira com motor central dianteiro.

Uma calibração otimizada da transmissão minimiza as velocidades de troca e maximiza a interação do motorista, enquanto o software adaptável no sistema de controle da transmissão monitora as condições de operação e as demandas do motorista para melhorar a sensação de resposta e controle.

Compartilhando o mesmo hardware de suspensão do V12 Vantage, mas apresentando uma afinação personalizada para seus amortecedores adaptativos, a dinâmica do V12 Vantage Roadster foi aprimorada ao máximo.

- Publicidade -

A calibração da direção encontrada no V12 Vantage oferece sensibilidade máxima ao volante e respostas rápidas, melhorias que dão vida ao carro nas curvas e podem ser sentidas a cada movimento do volante.

Como o V12 Vantage, o V12 Vantage Roadster possui de série potentes freios de cerâmica de carbono (CCB, na sigla em inglês).

Medindo 410 mm x 38 mm, os discos dianteiros possuem pinças de 6 pistões, enquanto os traseiros de 360 mm x 32 mm são fazem par com pinças de 4 pistões.

Com um poder de frenagem muito maior e uma tremenda resistência ao desgaste do freio em altas temperaturas, a tecnologia CCB também reduz consideravelmente o peso não suspenso: são 23 kg a menos em comparação com os freios de aço, beneficiando a resposta da direção e a qualidade do passeio.

Para reduzir ainda mais a massa total do V12 Vantage Roadster, o para-choque dianteiro, o capô em concha, os para-lamas dianteiros e as saias laterais são feitos de fibra de carbono, com o para-choque traseiro e a tampa do deck feitos de material compósito que reduz o peso.

Economias adicionais foram feitas com a adoção de uma bateria leve e um sistema de exaustão especial de saída dupla montado no centro, fabricado em aço inoxidável leve de 1 mm.

Ajustado para garantir que o V12 Vantage Roadster tenha um som empolgante para combinar com sua aparência, este novo sistema pesa 7,2 kg menos que o escapamento do Vantage Roadster.

Tudo isso é uma indicação do desempenho monstruoso do V12 Vantage Roadster, em que suas formas atraentes são impulsionadas pela função.

Por exemplo, o porte formidável do design widebody (carroceria larga) é necessário para acomodar a suspensão widetrack, que é 40 mm mais larga que o Vantage.

O novo desenho do para-choque dianteiro, completo com divisor frontal de largura total, gera carga aerodinâmica adicional e equilíbrio aerodinâmico, enquanto o aumento do resfriamento é obtido pela grade dianteira remodelada, que é 25% maior, e pela abertura de ventilação do motor em “ferradura” no capô.

O desempenho aerodinâmico também é proporcionado pelas novas soleiras de peça única e pelo para-choque traseiro esculpidos, que vêm completos com difusor integrado, cuja eficácia foi aprimorada pelo roteamento do tubo de escape duplo montado no centro.

Em contraste com o V12 Vantage, o V12 Vantage Roadster vem sem a asa traseira como padrão – ela pode ser solicitada como opcional.

Aqueles que escolhem o visual mais discreto podem fazê-lo sabendo que o equilíbrio aerodinâmico é mantido graças ao gerenciamento detalhado do fluxo de ar sob a carroceria.

Os toques visuais finais vêm na forma de impressionantes rodas de liga leve de 21 polegadas oferecidas em dois acabamentos (preto acetinado ou diamante preto acetinado).

Uma opção opcional de roda forjada leve também está disponível em preto acetinado e preto acetinado diamante torneado, o que economiza mais 8 kg de massa não suspensa. Qualquer que seja a roda, o V12 Vantage Roadster possui pneus Michelin Pilot 4S de alto desempenho – 275/35 R21 na dianteira e 315/30 R21 na traseira.

Como carro-chefe da linha Vantage, o V12 Roadster é equipado com bancos Sports Plus revestidos em couro semi-anilina e com acolchoado “Wings” e padrão perfurado como padrão.

Um assento de fibra de carbono com revestimento de fibra de carbono exposta e ajuste manual de 6 vias pode ser uma opção para quem procura o máximo em design dinâmico e suporte máximo para condução de alto desempenho, economizando também 7,3 kg preservando todo o conforto dos ocupantes.

Os clientes do V12 Vantage Roadster podem aumentar ainda mais a exclusividade de seu carro ao contratar o serviço de personalização sob medida da marca, Q by Aston Martin.

Pode-se encomendar tudo, desde impressionantes gráficos e pinturas exteriores até couro trançado.

Com o uso extensivo de fibra de carbono exposta em seu design, o V12 Vantage Roadster também se presta perfeitamente ao Q by Aston Martin: a linha de lacas coloridas que mudam de aparência sob diferentes condições de iluminação, fazem uma característica espetacular dos painéis de fibra de carbono feitos à mão.

Marek Reichman, diretor de criação da Aston Martin, acrescenta: “Do ponto de vista do design, o V12 Vantage Roadster é uma combinação de escultura viva e fisiologia, como as funções de um corredor de elite ou cavalo de corrida puro-sangue. Por um lado, como seus sistemas são desenvolvidos para lidar com o estresse do desempenho máximo e treinados para trabalhar em conjunto para aumentar a eficiência e a potência usando oxigênio, o V12 Vantage Roadster foi projetado para maximizar os benefícios do fluxo de ar para dentro, por todo e ao redor do carro. E, por outro, para nossos pilotos, criamos este carro esportivo conversível para aqueles que desejam emoção. A plataforma nos apresentou uma oportunidade de design para fazer uma declaração visual contemporânea de intenção. O resultado é uma escultura viva, que respira e é dirigida com um nível de controle que fica na ponta dos dedos”.

A produção do V12 Vantage Roadster deve começar no terceiro trimestre de 2022, com as primeiras entregas programadas para começar no quarto trimestre de 2022. Duas unidades serão entregues no Brasil.

Sobre a

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a Aston Martin Lagonda

A visão da Aston Martin é ser a marca britânica mais desejável e ultraluxuosa do mundo, criando os carros de alto desempenho mais viciantes.

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e excluisividade. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado pelo tempo e belo estilo para produzir uma variedade de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB11, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie.

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme “007 Contra Goldfinger”, de 1964.

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon e sua luxuosa linha de SUVs DBX é orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales.

A Lagonda foi fundada em 1899 e a Aston Martin em 1913. As duas marcas se juntaram em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa agora está listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo.

Em 2020, Lawrence Stroll se tornou o presidente executivo da empresa. Foram feitos novos e significativos investimentos, um movimento que levou ao retorno da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team e iniciou uma nova era para a icônica marca britânica.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais