Chegamos na vigésima terceira semana da terceira temporada do GNV.360 e resolvemos mostrar o que acontece quando um caminhão próprio para GNV passa por um crash test.
Com requisitos internos baseados em estatísticas de acidentes e estudos aprofundados, os engenheiros da Scania preparam testes de colisão para melhorar a segurança. Desta vez, um caminhão GNV com tanques de 80 litros de capacidade resistiu a um forte impacto lateral.
Depois de meses de preparativos, chegou a hora de mostrar o comportamento quando um caminhão GNV é atingido de forma lateral, na região onde estão os cilindros de GNV.O cavalo mecânico abastecido com GNV foi colocado na pista de teste.
Em seguida, um cabo de aço puxa a barreira deformável, representando um carro de passeio, que acerta diretamente a instalação dos cilindros de GNV montada na lateral, simulando por completo uma colisão lateral.
O teste de colisão é cuidadosamente avaliado depois. O veículo é inspecionado e os engenheiros desmontam as peças que acharem interessantes. Várias medições são realizadas durante o teste, inclusive os vídeos em alta resolução que permitem ter uma visão detalhada do evento.
O material também pode ser usado para simulações e para desenvolver métodos de testes simplificados, já que os testes feitos com um veículo real são caros.
Após a colisão, a pergunta que fazemos é o que foi danificado nos tanques de GNV? Nada. O teste comprova que em caso de um acidente real, o nível de segurança é muito alto.