Nesta segunda-feira é celebrado o Dia da Amazônia (5/9), e a fábrica do BMW Group em Manaus, como elemento inserido nesse bioma, conta com uma rotina permeada pelos pilares de sustentabilidade e meio ambiente.
Fundada em 2016, a planta, que é a única a produzir motocicletas BMW Motorrad de forma exclusiva fora da Alemanha, utiliza energia de fontes renováveis e compensa a emissão de CO2 por meio da certificação I-REC.
“Temos fábrica própria desde 2016, mas estamos em Manaus desde 2009 e sempre foi uma preocupação do BMW Group o cuidado com o impacto ambiental de nossas atividades. Atualmente, estamos passando por um processo de ampliação em diversas frentes, e a ideia é que nossas ações ancoradas nos pilares de sustentabilidade e meio ambiente acompanhem essa expansão”, afirma Jefferson Dias, Diretor-Geral da Planta Manaus.
A certificação I-REC, obtida em 2018, juntamente com a fábrica do BMW Group em Araquari, é um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica de fontes que emitem CO2.
Isto é, a energia utilizada nas duas plantas é proporcionalmente compensada pela geração de energia com fonte renovável do Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).
Além disso, a fábrica de Manaus, por meio de ações pontuais aplicadas na rotina da planta, também tem registrado queda em seus indicadores de consumo desde 2018.
Com relação à energia elétrica, por exemplo, o gasto foi de 0,1 MWh por motocicleta produzida em 2021, uma redução de 23% dentro da série (2018-2021).
Nesse mesmo parâmetro de comparação, no ano passado, cada moto fabricada exigiu 0,35 m³ de água — queda de 46% no consumo.
Além da busca contínua de eficiência no consumo de recursos naturais, a Planta Manaus ainda dispõe de um forte programa de gerenciamento de resíduos, que prioriza melhores práticas ambientais.
Por meio dele, em 2021, mais de 95% do volume gerado pela produção foram destinados à reciclagem e ao aproveitamento energético.
Próximos passos – Entre as futuras iniciativas da Planta Manaus voltadas para sustentabilidade, está a oficina de economia circular, com foco no reaproveitamento de materiais recicláveis como pallets, peças plásticas e tecidos, através da confecção de mobílias e acessórios como mochilas, nécessaires, garrafas térmicas etc. A oficina contará ainda com parcerias junto a organizações locais.