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Locadora Volvo vai oferecer aluguel de caminhões, ônibus e equipamentos de construção

Líder na venda de caminhões pesados no país, a Volvo ingressa no segmento de locação de veículos para ampliar sua gama de soluções

Uma tendência cada vez maior é o aluguel de veículos no mercado brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o Brasil atingiu uma frota de 1,136 milhão de carros para alugar, o que é um crescimento de 12,8% em comparação com a quantidade registrada no final de 2020.

O Grupo Volvo pensou na frente ao anunciar esta semana o lançamento de uma locadora de veículos, mas não é qualquer tipo de veículo não, estamos falando da possibilidade de locar caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca no mercado brasileiro.

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Atuará com planos sob medida para atender as necessidades específicas de cada cliente e segmento, seja por km rodado, hora trabalhada ou assinatura, evoluindo no conceito de veículo ou equipamento como serviço. Os prazos variam de 24 a 60 meses.

De acordo com o diretor de desenvolvimento de mercado da Volvo Financial Services no Brasil, José Olimpio Francisco, a entrada da marca no segmento de locação visa atender uma nova demanda.

“Observamos uma tendência de locação de bens no transporte de cargas e logística, em setores da indústria, agronegócio, mineração, construção e florestal. Em muitos casos, esse transporte é feito por prestadores de serviços, que preferem a locação por conta dos contratos com prazos definidos”, afirma o executivo.

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“A locação amplia as oportunidades de crescimento para transportadores e embarcadores, uma vez que não há necessidade de investimento em ativos. O locatário assume apenas as parcelas mensais, alocando estes pagamentos como despesa em seu balanço”, explica Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services na América do Sul.

Líder na venda de caminhões pesados no país, a Volvo ingressa no segmento de locação de veículos para ampliar sua gama de soluções. “A locação abre inúmeras possibilidades de negócios aos transportadores, que poderão aumentar a frota e faturamento de acordo com a sazonalidade de suas operações ou para atender projetos específicos, utilizando veículos novos que serão devolvidos ao final do contrato. Além disso, os caminhões contarão com os planos de manutenção Volvo, sendo atendidos pelas concessionárias da marca em todo o país, uma facilidade a mais para nossos clientes”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Ampliação de oferta – A Volvo já oferece uma série de soluções financeiras, como financiamento de veículos, financiamento de peças e serviços, seguros e consórcio. “No ano passado lançamos o serviço de ônibus por assinatura. O anúncio da Locadora Volvo permitirá ampliar ainda mais essa oferta em nosso segmento”, assegura Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

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Para Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina, a Locadora Volvo é mais uma opção da oferta na área de equipamentos, em que muitas empresas preferem não imobilizar ativos e focar os investimentos no desenvolvimento de seus produtos e serviços.

“A locação é uma opção consolidada há muitos anos em equipamentos de construção. A nossa oferta será uma alternativa muito competitiva em operações de médio e longo prazo, para frotas de equipamentos de médio e grande porte, em que os equipamentos normalmente operam em regime de dois, ou mesmo três turnos e a disponibilidade é fundamental. No cenário atual, o segmento de mineração é foco natural para esse tipo de serviço, mas operações florestais e construção de infraestrutura seguem muito perto”, assegura.

Para os equipamentos de construção, o acordo de manutenção será apresentado pelos distribuidores Volvo conforme a necessidade de cada operação. “Invariavelmente nossos clientes já possuem estruturas de manutenção ‘on site’, que podem ser utilizadas para serviços preventivos e corretivos, otimizando os trabalhos e proporcionando uma redução de custos de tarifa”, acrescenta Daniel.

Expansão gradativa – O serviço de locação já está sendo disponibilizado em algumas concessionárias de caminhões e ônibus Volvo, bem como distribuidores Volvo CE, e será gradativamente expandido. “O transportador terá à sua disposição um pacote completo de serviços, incluindo seguro, manutenção etc. É mais uma opção que chega ao mercado com a credibilidade da nossa marca e a flexibilidade para atender empresas e segmentos com soluções sob medida, de acordo com cada necessidade”, assegura José Olimpio Francisco.

“A Locadora Volvo é mais um passo importante na ampliação de nosso portfólio de serviços. É também uma oportunidade de proporcionar uma oferta conjunta de marca, para clientes que operam caminhões e equipamentos de construção de forma simultânea, por exemplo. Diferente de outros serviços de locação do mercado, podemos fazer uma oferta mais abrangente, que engloba toda a nossa experiência e conhecimento de marca em veículos comerciais”, finaliza Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Visão dos empresários – As facilidades que essa modalidade oferece para o motorista são um dos grandes fatores para o seu crescimento no Brasil, pois ela tira a responsabilidade de diversos desafios de quem conduz o veículo, que precisa se preocupar somente em dirigir.

Para o diretor operacional da Zorzin Logística, Marcel Zorzin, esse tipo de negócio vai ajudar principalmente as pequenas empresas. “Para quem não tem muito conhecimento no transporte, acaba sendo uma opção viável, já que é necessário somente realizar uma gestão de motoristas para conseguir conduzir uma operação”.

O empresário ainda comenta que não possui nenhum projeto de locação em andamento. Segundo ele, ao colocar na ponta do lápis, não fazia sentido esse tipo de modalidade para a sua empresa e para o seu tipo de serviço, mas que analisa de perto as movimentações do mercado.

“É importante prestar atenção principalmente no custo e ver se compensa mais locar veículos e colocar o pessoal para trabalhar do que contratar uma empresa terceirizada, ou até mesmo ter uma frota própria. Mas obviamente isso varia entre modelos de negócio, não tem como cravar uma como certa”, aponta Marcel.

Marcel também enxerga alguns desafios para a implementação dessa modalidade no país. Ele comenta que os empresários ainda possuem um pensamento de precisar possuir uma frota de caminhões próprios, independente de ser vantajoso ou não, e que enquanto esse pensamento existir a locação de caminhões vai demorar para “deslanchar”.

No entanto, ele também consegue enxergar pontos positivos para o setor. “O impacto para a gestão de frotas, nas empresas de transporte, pode ser muito bom. Se pudéssemos fazer com que toda essa demanda fosse terceirizada, isso acabaria diminuindo a infraestrutura das empresas e cortando gastos, o que por sua vez possibilitaria reinvestir esse valor em melhorias para a própria transportadora e até mesmo para os funcionários”.

Entretanto, Marcel comenta que ainda falta muito para essa modalidade ser uma realidade viável para os transportadores de carga. “Para o transporte de passageiros, pode ser que tenha alguma diferença imediata. Porém, para o de cargas, como cada operação exige um equipamento diferente, isso pode ser um grande obstáculo para uma implementação viável nos processos logísticos, o que acredito ser um ponto no qual deve-se prestar bastante atenção”.

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