Os nomes “McLaren”, “Senna” e “Interlagos” voltaram a estar associados com a palavra “recorde”.
Na última quarta-feira (31 de agosto), a bordo de um McLaren Senna, o piloto Ricardo Mauricio percorreu os 4,309 km do traçado do autódromo de Interlagos em 1min37s856, recorde do circuito para carros de rua originais de fábrica.
A marca foi obtida durante o UK Motors Academy Porto Seguros, promovido pela importadora da marca britânica para o Brasil.
Mauricio e o McLaren Senna pulverizaram o recorde logo na primeira tentativa.
O piloto saiu do box, deu uma volta para descobrir os limites do carro e na seguinte obteve o tempo de 1min41s422, 1s6 mais rápido que o recorde anterior estabelecido neste ano por outra marca de carros esportivos.
Nas tentativas seguintes (seis no total, alternadas com paradas no box) os tempos foram baixando até ser atingida a marca de 1min37s856 na 20ª volta percorrida.
Na última saída, o McLaren Senna conseguiu a segunda melhor marca do dia: 1min37s879, apenas 23 milésimos de segundo mais lenta que a volta recorde. No total, foram 25 voltas, incluindo as de instalação e as de retorno aos boxes.
“Foi sensacional! Já haviam me falado que o carro era muito emocionante de pilotar e isso se comprovou na pista. É muito potente, com torque e aceleração muito fortes”, elogia.
O carro estava totalmente original, inclusive equipado com os pneus Pirelli Trofeo R com os quais saiu da fábrica.
O McLaren Senna permite várias opções de regulagens de asa, eletrônica e outros, mas elas permaneceram inalteradas.
A média horária da volta recorde foi de 158,485 km/h e a velocidade mais alta (esta, registrada pelo próprio Mauricio ao olhar o painel) foi de 295 km/h no fim da reta dos boxes.
A cronometragem oficial do UK Motors Academy Porto Seguro ficou a cargo da equipe Racing Crono, uma das mais experientes e conceituadas do Brasil.
Não por coincidência, é a mesma empresa que registrou o recorde anterior para carros de rua originais em Interlagos.
Com produção limitada a 500 unidades, o McLaren Senna é um dos carros de rua mais extremos já produzidos pela McLaren Automotive.
Seu motor V8 biturbo de 4 litros (3.994 cm³) entrega 800 cv e 800 Nm de torque, permitindo um desempenho de carro de corrida: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, de 0 a 200 km/h em 6,8 segundos e de 0 a 300 km/h em 18,8 segundos.
A velocidade máxima é de 335 km/h. Toda a estrutura é de fibra de carbono e a carga aerodinâmica gerada pode chegar a 800 kg.
A unidade pilotada por Mauricio em Interlagos é uma das quatro importadas oficialmente ao Brasil pela UK Motors.
Ricardo Mauricio é um dos pilotos brasileiros mais vitoriosos no Brasil e no exterior.
Conquistou diversos títulos no kart (onde começou a correr aos dez anos de idade) e sua carreira internacional inclui experiência na Fórmula 3 inglesa, Fórmula 3 espanhola (na qual foi campeão em 2003), Fórmula 3000 e Endurance TC 2000 na Argentina (campeão em 2009).
Mauricio possui oito títulos nacionais, sendo três na Stock Car (2008, 2013 e 2020), três em Marcas e Pilotos (2012, 2013 e 2014), um no Endurance Brasil (2017) e um na Fórmula Ford (1995).