quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Scania oferece novos serviços para ajudar clientes a tornar negócios mais rentáveis

Novos serviços digitais, como o My Scania e o aplicativo Scania Driver, abrem caminho para aumentar a eficiência e a lucratividade do cliente.

A Scania já conectou globalmente mais de 600 mil caminhões, ônibus e motores industriais, marítimos e de geração de energia, uma “frota” que fornece à empresa uma quantidade quase ilimitada de dados operacionais preciosos.

Junto com o conhecimento e a experiência da empresa, esses dados estabelecem a base para serviços como o Scania ProCare (vigente na Europa), em que as peças são substituídas preventivamente antes que corram o risco de se tornarem um problema para o cliente.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Agora, a Scania está adicionando vários novos serviços digitais para facilitar a vida de transportadores e motoristas.

A Scania tem sido líder no rápido desenvolvimento do mundo dos veículos conectados nas últimas duas décadas.

E o ritmo da inovação em serviços digitais só aumentou, ainda mais pelo fluxo constante de soluções eletrificadas, além das novas demandas que esses clientes trazem.

- Publicidade -

My Scania — um único ponto de acesso – “Nosso novo portal do cliente é um ótimo exemplo de onde estamos com nossos serviços digitais”, diz Emil Jungnelius, gerente de produto da Scania Serviços Financeiros.

“Reunimos todos os nossos serviços atuais e futuros em um só lugar, com um único login e com a intenção de oferecer uma experiência digital premium ao cliente”.

O My Scania não inclui apenas os serviços tradicionais de gestão de frotas, mas também abrange outras funções interessantes, como os serviços Scania Tachograph, agendamento de manutenção nas oficinas das concessionárias e o configurador de caminhões da Scania.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A plataforma também hospedará soluções de parceiros, bem como serviços desenvolvidos localmente.

Novos serviços podem ser adicionados rapidamente e podem ser acessados a partir deste ponto de acesso único.

“É óbvio que a vida a partir da pandemia da Covid-19 trouxe uma maturidade digital — e uma demanda também — tanto para nós quanto para os nossos clientes”, salienta Jungnelius.

“Percebemos uma mudança bastante significativa: o que costumava ser bem visto por poucos, agora recebe um novo tipo de interesse. O que vemos é o início de uma jornada digital atualizada e intensificada, com enorme potencial para todos os envolvidos.”

O My Scania já está disponível para todos os clientes Scania que possuem veículos conectados.

Novo aplicativo Scania Driver torna o trabalho diário mais fácil e eficiente- A Scania também está prestes a lançar um aplicativo dedicado a apoiar diariamente os motoristas em suas tarefas importantes.

Ao oferecer esses serviços em um aplicativo exclusivo para condutores, a Scania atende às necessidades específicas destes profissionais de maneira direcionada.

O novo aplicativo Scania Driver funcionará em conjunto com o portal My Scania.

O aplicativo não facilitará apenas a vida dos motoristas, mas também será a resposta às novas e futuras demandas que os caminhões eletrificados trazem, como acompanhar a autonomia e as oportunidades de carregamento das baterias.

“Criamos este aplicativo com base no que aprendemos com o retorno extensivo do motorista e com uma abordagem verdadeiramente centrada no cliente”, conta Jungnelius.

“Isso torna possível que os condutores acessem todas as informações necessárias sobre seus veículos, vejam as sessões de manutenção agendadas e recebam suporte no cálculo do tempo restante de viagem. Isso é sobre tornar suas atividades mais fáceis e gerenciáveis, independentemente se estarão dirigindo um caminhão a diesel ou elétrico.”

Com a conexão entre o Portal My Scania e o aplicativo Scania Driver, a interação dentro das transportadoras também ficará mais fácil e eficiente.

Posicionamento, verificações antes de dirigir, tempo restante de viagem e outras tarefas diárias podem ser controladas facilmente quando apoiadas pelas soluções da Scania.

Pacote de Controle BEV — novas soluções para atender a novas demandas – Os novos caminhões elétricos a bateria (BEVs) trouxeram novas solicitações para os serviços de gerenciamento de frota existentes, algo que a Scania rapidamente reconheceu. O BEV Control Package é uma versão adaptada que atende a essas novas necessidades.

“Todos os tipos de números de desempenho estão em foco aqui, como o consumo de energia, a distância percorrida, o alcance esperado e os avisos de estado de carga”, diz Jungnelius.

“Os serviços de posicionamento de frota se tornam ainda mais importantes com os BEVs, em razão de que o alcance e as oportunidades de recarga são decisivos para o resultado de cada operação.”

A localização de cada caminhão será visualizada em mapas, com atualizações a cada minuto, e todos os caminhões poderão ser vistos da mesma forma.

Um recurso de suporte de alcance fará cálculos precisos, eliminando todas as suposições e a ansiedade por alcançar o potencial da operação.

O desempenho do caminhão também será facilmente monitorado, uma vez que os relatórios com o histórico de desempenho estarão disponíveis no portal My Scania.

“O BEV Control Package é ideal para aqueles clientes que estão determinados a fazer a transição para soluções de transporte eletrificadas e livres de combustíveis fósseis para atingir suas metas de sustentabilidade”, comenta Jungnelius.

“Eles poderão acompanhar detalhadamente a performance de suas frotas e verificar seu desempenho operacional total.”

Clientes com o equipamento certo em seus caminhões — todos os BEVs da Scania, por exemplo — podem ativar o BEV Control Package imediatamente.

Ao fazer isso, eles terão acesso total ao My Scania via internet e no aplicativo do celular.

“O cenário digital está se expandindo como nunca antes se vislumbrou no setor do transporte de cargas. O aumento da concorrência e da maior maturidade digital em nosso mercado são dois dos principais fatores para esta realidade. Estou convencido de que os operadores e transportadores que tirarem o máximo proveito dessas oportunidades sairão vencedores — os ganhos potenciais são significativos e profundos”, conclui Jungnelius.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil