quarta-feira, 4 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Iveco anuncia venda dos primeiros caminhões GNV para locadora

Iveco Hi-Way NG 6×2 600S46T, que pode ser abastecido com gás natural ou biometano, é equipado com motor FPT Cursor de 460 cv de potência e 500 quilômetros de autonomia com o gás

A descarbonização do transporte nacional ganha cada vez mais força no segmento. Na última terça (18), a IVECO entregou as primeiras 17 unidades, de um total de 20, do Hi-Way NG 6X2 600S46T para a Unidas, uma das maiores empresas de locação de frotas do país.

Recentemente, a Unidas unificou suas operações com a Ouro Verde, que levou para a marca todo o seu time e expertise em locação e terceirização de veículos, caminhões, máquinas e equipamentos pesados. A empresa será a primeira do país a ter na frota os caminhões IVECO movidos a gás, natural ou biometano, impulsionados pelo motor Cursor 13, de 460 cv de potência, da FPT Industrial. A cerimônia de entrega dos veículos aconteceu na planta da montadora, em Sete Lagoas (MG), e contou com a participação de executivos das duas marcas.

- Publicidade -

Até chegar ao modelo para comercialização, o Hi-Way, que faz parte do recém-lançado programa Brasil Natural Power, demandou 70 mil horas de desenvolvimento. O resultado final foi um produto com a melhor relação potência/consumo do segmento com autonomia de até 500 quilômetros.

“É muito satisfatório ver na prática o resultado de um produto que foi desenvolvido com foco nas peculiaridades do transporte no Brasil. O Hi-Way NG é um marco para IVECO no segmento dos veículos movidos a combustíveis alternativos no país”, declara Marcio Querichelli, presidente da IVECO na América Latina.

Durante o período de testes em grandes transportadores parceiros da Unidas, os caminhões serão monitorados pela IVECO para garantir a satisfação total dos clientes com a performance dos veículos em diferentes operações do transporte de cargas.

- Publicidade -

“Para nós, a jornada ESG não é apenas uma meta, mas um compromisso que assumimos com toda a sociedade. Por meio de iniciativas como essa parceria com a Iveco, nosso grande objetivo é gerar valor para toda cadeia e transformar o segmento da mobilidade. Acreditamos que, atuando juntos para avançarmos na evolução e modernização das frotas, estamos trabalhando como protagonistas em um modelo sustentável de longo prazo”, afirma Cláudio Zattar, CEO da Unidas.

O Hi-Way NG 6X2 600S46T é o primeiro veículo do programa Brasil Natural Power e abre o caminho para a expansão na gama de produtos da IVECO, movidos com combustíveis alternativos, no país. Lançada em setembro deste ano, a iniciativa recebeu um aporte de R$60 milhões.

“Apostamos no gás, natural ou biometano, como a melhor alternativa, em curto prazo, para a redução de poluentes com um custo total de operação (TCO) factível com a realidade brasileira, principalmente no segmento rodoviário. O gás é uma base importante e já consolidada, mas, em um futuro próximo, a diversificação de propulsões alternativas será muito explorada também pelo Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos”, diz Ricardo Barion, diretor comercial da IVECO.

- Publicidade -

IVECO Hi-Way NP 600S46T 6×2

Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível;
Driveline mais avançado a ser utilizado em um caminhão a gás no Brasil;
Redução de até 95% na emissão de CO2 e material particulado, além de operação mais silenciosa (redução da poluição sonora);
Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com a maior autonomia;
Configurações pensadas para a realidade e aplicações das missões brasileiras.
Dados técnicos:

Motor FPT Industrial Cursor 13
Potência: 460 hp @ 1900 RPM
Torque: 2000 Nm
Torque constante: 1100 a 1600 rpm
Cilindrada: 12900 cc
Configuração: 6 Cilindros em linha
Combustível: Gás Natural/Biometano
Taxa de Compressão: 12:1
Normativa emissões: Euro VI
Entre Eixo: 3200/3500 mm
PBTC: 53000 kg
CMT: 60000 kg
Tara (GNC): 9450/9500 kg
Capacidade: 960 L (EE3500)/800L(EE3200)
Configuração Sistema (CNG): (4 x 120L + 4 x 120L)
800L
(4 x 100L + 4 x 100L)
Autonomia* : Até 550km/400km
Configuração de eixos: 6×2
Eixo traseiro: MS 18X Meritor
CMT Legal: 53.000 kg
Relação diferencial: 3.08
Pneumático: 295/80R22.5
Rodas: Alumínio
Suspensão Dianteira: 8000/6000 kg
Suspensão Traseira: Metálica 22.000 kg
Caixa de câmbio: ZF Traxon 12 TX 2621TD
Controle Automatizado
Eco Roll SI

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008