sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Stellantis vai vender peças remanufaturadas com preços 40% menores

São cinco famílias de peças presentes no lançamento: alternador, caixa de direção, câmbio automático, motor de arranque e turbocompressor.

A Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep, desenvolveu uma unidade global de negócios focada na economia circular, que tem como objetivo oferecer produtos e serviços sustentáveis, acessíveis e de qualidade, com o propósito de preservar o meio ambiente, diminuindo o desperdício, reduzindo a pegada de carbono, otimizando o uso dos recursos naturais e sempre se relacionando de modo transparente com o consumidor.

- Publicidade -

É uma estratégia abrangente de 360° com base nos 4R (Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar), que formam um ecossistema integrado vital para preservar e proteger os recursos do planeta.

• Remanufaturar: Peças usadas, gastas ou defeituosas são completamente desmontadas, limpas e remanufaturadas de acordo com as especificações originais. Quase 12 mil peças abrangendo 40 linhas de produtos, incluindo baterias de veículos elétricos, estão disponíveis.

- Publicidade -

• Reparar: As peças gastas são reparadas e reinstaladas nos veículos dos clientes. Em 21 locais ao redor do mundo, os centros de reparo eletrônico trabalham com baterias de veículos elétricos.

• Reutilizar: Aproximadamente 4,5 milhões de peças multimarcas em estoque, ainda em bom estado, são recuperadas de veículos em fim de vida e vendidas em 155 países por meio da plataforma B-parts, de e-commerce.

• Reciclar: Resíduos de produção e veículos em fim de vida são reinseridos no processo de fabricação. Em apenas seis meses, a unidade de negócios coletou 1 milhão de peças recicladas.

- Publicidade -

“Do design à produção até os serviços de pós-venda, os negócios precisam urgentemente se tornar mais ambientalmente sustentáveis e a economia circular abre um enorme campo de oportunidades”, diz Solti. “A Stellantis está totalmente preparada e engajada nessa nova realidade.”

Na verdade o grupo passará a recolher componentes usados pelos modelos da marca, fazer reparos, reutilizar o que for possível e reciclar as partes que não puderem ser aproveitadas.

No Brasil, a primeira ação do SUSTAINera – selo da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis que, entre outras diretrizes, busca soluções sustentáveis através de mecanismos da economia circular – é o lançamento de uma linha de peças remanufaturadas com aproximadamente 100 componentes já disponíveis em cerca de 1.000 concessionárias no Brasil, das redes autorizadas Citroën, Fiat, Jeep® e Peugeot, algumas das marcas Stellantis no país.

“A partir de agora, o cliente pode reparar seu veículo com uma linha de peças mais acessível e que também colabora com a preservação do meio ambiente, sem abrir mão da qualidade, confiabilidade e garantia da Stellantis”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para América do Sul.

“Além de ter um custo menor para os clientes, a peça remanufaturada é também uma opção mais sustentável, uma vez que utiliza 80% menos matérias-primas e 50% menos consumo de energia em seu processo de remanufatura. Isso significa menor demanda de recursos e otimização do processo produtivo, que é mais simples do que a fabricação de uma peça nova. Consequentemente, há efetiva redução na emissão de CO2 e benefícios para o meio ambiente”, completa o executivo.

São cinco famílias de peças presentes no lançamento: alternador, caixa de direção, câmbio automático, motor de arranque e turbocompressor. A linha será ampliada ainda neste ano com a entrada de injetores e bombas de alta pressão.

A tabela abaixo mostra o que alguns desses componentes remanufaturados podem representar em redução de materiais e de emissões de CO2. São valores de referência dos produtos mais vendidos na Europa, obtidos por metodologia aprovada por uma companhia independente (Sphera).

PeçaEconomia de materiaisRedução de CO2
Alternador84%32%
Câmbio automático80%76%
Turbocompressor81%40%

“Conseguimos ampliar a vida útil dos componentes, diminuindo o impacto ambiental e evitando que sejam descartados de forma incorreta ou até mesmo reaproveitados de modo inapropriado no mercado informal, evitando expor o cliente a riscos de danos futuros para seu veículo”, acrescenta Solti.

Essa gama de produtos já está consolidada na Europa e nos Estados Unidos, com mais de 10 mil peças e 40 grupos de componentes. Nessas regiões, a remanufatura de peças automotivas já é um ramo importante da economia circular e representa mais de 5% das vendas totais de peças. No Brasil, este é um mercado em desenvolvimento, estimado em R$ 2 bilhões, com grande potencial de expansão nos próximos anos.

Com essa iniciativa a Stellantis objetiva expandir sua atuação global na chamada economia circular voltada à descarbonização total de suas operações até 2038.

Para o consumidor, a vantagem será o acesso a uma peça com qualidade atestada pela fabricante, com garantia de um ano se for instalada em uma das revendas das marcas do grupo e, em média, 40% mais barata que uma nova. A garantia para uso pelo mercado de reposição segue a legislação, de 90 dias.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança