A versão RS do hatch compacto Onix, da Chevrolet, tem exatamente a mesma mecânica – motor 1.0 turbo de 116 CV de potência e 16,8 kgfm de torque – de seus irmãos LT Turbo, LTZ e Premier.
Mais robusto e esportivo, assim é Onix RS que ganha spoiler dianteiro e traseiro, saia lateral esportiva e novas rodas de liga leve 16”.
Detalhes de acabamento e na carroceria – como faróis com máscara negra, capa dos espelhos, coluna e teto pintados pretos, rodas de 16” também escurecidas e grade dianteira com padrão colmeia.
O Onix tem 6 airbags (frontais, laterais e de cortina) e controlador de limite de velocidade para garantir a segurança de todos.
Motor turbo com 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. Transmissão automática de 6 velocidades.
Câmera de ré com imagem projetada no MyLink e assistência de partida em aclive.Por outro lado, houve uma perda importante: agora o ar-condicionado digital automático é item opcional na Premier por R$ 1.000 adicionais – algo motivado também pela falta de componentes.
Um belo conjunto, que contém ainda spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e um aerofólio bem bacana sobre a tampa traseira. Por dentro, os bancos combinam tecido e material sintético, num padrão também diferenciado do restante da linha, os painéis e a forração do teto são escuros e os instrumentos têm moldura em LED vermelho – mesma cor que contorna as saídas de ventilação.
E nada disso sai muito caro no posto: com gasolina, minha média geral ficou perto dos 12 km/l.
CUSTO – Enquanto o “top” Premier, com seu pacote mais completo (código R7R) sai por partir de R$ 107.720*, o RS mais equipado (RGN) é oferecido por R$ 102.490. Na prática, seu maior rival na gama, porém, é o também intermediário LTZ, que sai por R$ 100.500, “completão” (RGM).
Se você fosse comprar um Onix, entre esses dois, qual seria a sua opção? A minha, hoje, seria ficar com o RS, mandando instalar como opcional a – para mim fundamental – câmera de ré.