A Mercedes-Benz do Brasil realizou, no dia 30 de novembro, a entrega de um ônibus escolar doado pela Empresa para a instituição social Amigos do Bem, que há quase três décadas tem transformado vidas no sertão nordestino com projetos nas áreas de saúde, educação, trabalho e renda, moradia e acesso à água potável, atendendo 150 mil pessoas de 300 povoados de Alagoas, Ceará e Pernambuco regularmente.
A entrega do veículo, modelo ORE3 com capacidade para 59 estudantes sentados (incluindo dois assentos para PCDs), ocorreu na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com as presenças de Roberto Zambelli, diretor dos Amigos do Bem; Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina; e Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Essa iniciativa faz parte das ações de Responsabiliadde Social da Mercedes-Benz do Brasil, que seguem os os princípios ESG da Empresa globalmente.
A instituição social Amigos do Bem utilizará o ônibus escolar para transporte de crianças e jovens entre suas moradias, a Escola Dirigida e o Centro de Transformação (que funciona no contraturno escolar), unidades da entidade no Povoado Torrões, em São José da Tapera, a 230 km de Maceió, capital de Alagoas.
Ao ceder o ônibus escolar, a Mercedes-Benz amplia a parceria com os Amigos do Bem, iniciada em março deste ano com a doação de um caminhão Axor com baú implementado e transformado para consultas de oftalmologia e odontologia.
Esta Unidade Móvel de Saúde leva atendimento médico a comunidades carentes do sertão nordestino, por meio do projeto #UnindoForças.
Combate à evasão escolar – “A garantia da educação de qualidade inclui não apenas a melhoria do ensino ofertado e as oportunidades pedagógicas incluídas no currículo, mas a oferta de infraestrutura adequada que contribua para o aprendizado e garanta a permanência estudantil dos alunos atendidos”, destaca Roberto Zambeli, Diretor de Relações Institucionais de Amigos do Bem.
De acordo com Alcione Albanesi, presidente e fundadora da instituição social, a doação significa o combate direto à evasão escolar.
“Em uma realidade de pobreza extrema e de afastamento dos povoados em que atuamos, a oferta de transporte escolar diário é extremamente necessária, incentiva a assiduidade ao longo do ano letivo e permite às crianças e jovens o acesso às oportunidades de um futuro melhor. Nesse sentido, o ônibus escolar cedido pela Mercedes-Benz ajudará a garantir a estrutura necessária para o transporte de ida e volta dos alunos atendidos pelo projeto de Educação dos Amigos do Bem, beneficiando diretamente parte dos 2.700 alunos matriculados em Alagoas, que poderão, através dessa oportunidade, quebrar o ciclo da miséria e transformar suas próprias vidas”.
Parceria reforça princípios ESG na Mercedes-Benz do Brasil – “Além de doar o veículo, nossa Empresa assumirá as despesas com a manutenção e o seguro do ônibus escolar”, diz Kathrin Pfeffer, madrinha do projeto #UnindoForças.
“Já estávamos muito orgulhosos e satisfeitos com as parcerias das Unidades Móveis de Saúde. Agora, estamos ainda mais entusiasmados com o alcance dessa iniciativa chegando à área educacional. Juntas, essas ações asseguram qualidade de vida para populações carentes e isso nos traz grande motivação e força para seguir em frente. Recentemente, visitei essas comunidades e pude vivenciar um pouco da realidade dessas pessoas. É gratificante perceber como essas nossas ações já estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida delas. Dessa forma, reafirmamos o nosso compromisso com a Responsabilidade Social, que segue os princípios ESG da Empresa, de uma maneira muito singular e totalmente transformadora”.
“Nosso ônibus escolar irá agregar qualidade, conforto e segurança ao dia a dia do transporte de crianças e jovens atendidos pelos Amigos do Bem, o que contribui para o acesso à educação, abrindo assim horizontes e novas perspectivas de vida para milhares de estudantes”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É uma satisfação e uma alegria poder participar dessa parceria”.