A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, líder mundial na distribuição de GLP, anuncia que colocará nas ruas seu primeiro caminhão elétrico (VW e-Delivery) para transportar Gás liquefeito de Petróleo (GLP) a granel. O projeto inédito no mundo é uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Grupo EGSA e a Locadora JUNTU.
A implementação do VW e-Delivery para transporte de GLP a granel na operação da Supergasbras trará benefícios de sustentabilidade e redução de emissão de poluentes. Contando com uma matriz energética mais limpa, com fonte renovável, o veículo é um marco do setor de GLP em relação ao meio ambiente.
Segundo Júlio Cardoso, presidente da Supergasbras, esse movimento reforça a estratégia da companhia no âmbito da transição energética. “Estamos em busca permanente de novas soluções e tecnologias que agreguem benefícios para a sociedade, meio ambiente e nossa empresa. Por isso, é muito gratificante termos feito essa parceria e apresentarmos para o mercado um novo conceito de transporte sustentável de GLP”, comemora.
Com uma autonomia de até 250 km, inicialmente a previsão é que o veículo circule no Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o maior parque engarrafador da Supergasbras, localizado em Duque de Caxias.
“Faz parte dos planos da companhia expandir a nossa frota elétrica, mas, por se tratar de um projeto piloto, vamos testar com esse veículo para depois prosseguirmos com outros e ampliarmos as rotas”, pondera Júlio.
Visando a sustentabilidade e com foco no pioneirismo, as empresas se uniram para desenvolver o projeto do primeiro caminhão elétrico do mundo a transportar GLP a granel, com capacidade de 9m3 de volume de tanque e instalação de uma bomba de transferência de GLP (Blackmer) com acionamento elétrico. Uma proposta desafiadora e inovadora desde o ponto de vista da construção do vaso de pressão, equipamentos, até aos implementos importados para entrega do produto ao cliente.
Segundo Adolfo Luis Vicentim, diretor da JUNTU RENTAL, a empresa avançou com o processo e especificações para novas soluções de modais energéticos de seus caminhões para transportes de cargas críticas fracionadas, visando oferecer equipamentos de qualidade, como soluções sustentáveis e confiáveis para o seguimento de cargas de produtos perigosos.
“Com a busca de novas soluções tecnológicas e sustentáveis, apresentamos ao mercado a locação do primeiro caminhão de GLP a granel 100% elétrico, contribuindo na redução de emissão de CO2 e inovando para novas matrizes energéticas no modal logístico do país”, completa.
O tanque foi construído na planta da EGSA em Paulínia (SP), e atende à norma ASME e RTQ6C, necessário para transporte rodoviário. O modelo escolhido para projeto e construção do caminhão foi um VW e-Delivery com PBT de 14 toneladas e 100% elétrico, o primeiro veículo com a tecnologia totalmente desenvolvido na América Latina.
“Essa operação evidencia toda a capacidade de inovação da engenharia brasileira, com nossos profissionais atuando em parceria com os clientes para prover novas soluções de transporte cada vez mais eficientes. Esse atendimento sob medida faz parte do nosso DNA e com o VW e-Delivery temos nos especializado ainda mais nessa consultoria completa ao cliente”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
O VW e-Delivery traz muita inteligência embarcada para garantir a máxima eficiência energética esperada na operação com o tanque e todo o sistema de transporte de gás a granel, de forma segura, sustentável e confortável.
“Além de o e-Delivery oferecer baixos custos operacionais, a Supergasbras se beneficia de nossa rede de concessionárias altamente capacitada para a tecnologia elétrica e da conectividade com nossa plataforma RIO, que facilita a gestão do veículo e otimiza sua eficiência e disponibilidade”, complementa Roberto Cortes.
Com a transformação energética, há muitas oportunidades para repensar os equipamentos atuais. Nesse sentido, a EGSA do Brasil, líder na América do Sul, tem adotado uma cultura inovadora, com evidências ao papel transformador na indústria do GLP.
“Esse projeto é o resultado do nosso comprometimento com o desenvolvimento de produtos e novas soluções, e fruto dos esforços da nossa equipe, tecnologia e processos, que atuam para oferecer valores diferenciados aos nossos clientes e para a sociedade”, afirma André Vicentim, diretor do Grupo EGSA do Brasil.
Apesar da combinação GLP e eletricidade, a opção de caminhão GNV ou mesmo diesel-GNV também poderia ter sido implementada como forma de redução de poluentes e obter autonomia maior.