domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Euro NCAP elege dois modelos da GWM entre os carros mais seguros da Europa

O elétrico Ora Funky Cat e o híbrido Wey Coffee 01 foram os vencedores de 2022 em suas categorias nos testes do tradicional instituto europeu. Haval H6 é um SUV médio que foi apresentado ao mercado brasileiro no fim de 2022 e terá sua pré-venda iniciada no primeiro trimestre deste ano de 2023.

Instituto independente que há 26 anos atesta a segurança dos automóveis da Europa em rigorosos testes de colisão, o European Vehicle Safety Association NCAP (Euro NCAP) divulgou este mês os modelos mais seguros do mercado europeu em 2022.

- Publicidade -

Das cinco categorias anunciadas, duas tiveram como vencedores modelos da GWM: o elétrico Ora Funky Cat e o híbrido Wey Coffee 01. A Ora é a marca de veículos totalmente elétricos da GWM, enquanto a Wey é a divisão de SUVs híbridos de luxo do grupo.

Os dois modelos classificados como 5 estrelas foram apontados pelo Euro NCAP como os melhores de sua categoria (Best in Class Award): o Ora Funky Cat venceu na categoria Compacto Familiar (Small Family Car) e o Wey Coffee 01 ganhou na categoria Off-Roader Grande (Large Off-Roader). Ambos dividiram os holofotes com os campeões das demais categorias, como Tesla Model Y (Small Off-Roader), Tesla Model S (Executive Car) e Hyundai Ioniq 6 (Large Family Car).

A classificação Best in Class Award é atribuída anualmente pelo Euro NCAP aos automóveis que oferecem o maior nível de proteção contra acidentes para motoristas, passageiros e pedestres no seu segmento considerando apenas os equipamentos de segurança que são de série no mercado local.

O Wey Coffee 01 e o Ora Funky Cat conquistaram a premiação graças à qualidade construtiva e aos recursos de segurança que se destacaram nos testes da Euro NCAP.

- Publicidade -

A GWM atingiu esse patamar de tecnologia em proteção contra acidentes impulsionada pelo programa T-Safety, que busca aumentar os níveis de segurança de seus veículos desde as primeiras etapas de desenvolvimento do projeto até a produção do veículo.

Carros são avaliados em quatro quesitos – Nos testes do Euro NCAP, o Wey Coffee 01 atingiu um nível de 91% na proteção para adultos, 87% na proteção para crianças e 79% na proteção para pedestres, além de uma pontuação de 94% para os equipamentos de assistência à segurança que são de série.

O Coffee 01 é equipado na Europa com controle de cruzeiro adaptativo Inteligente (I-ACC), assistente de congestionamento, frenagem automática de emergência (AEB), assistente de cruzamento para conversão à esquerda, detecção de ponto cego, aviso de porta aberta e alerta de saída de faixa (LDW), entre outros.

Apesar de suas dimensões compactas, o Ora Funky Cat também foi muito bem avaliado nos testes do Euro NCAP: 92% de pontuação na proteção para adultos, 83% na segurança em acidentes infantis, 74% para proteção passiva para pedestres e 93% na excelência de equipamentos de segurança.

O Ora Funky Cat vem de fábrica com controle de cruzeiro adaptativo inteligente (I-ACC), assistente de congestionamento, frenagem de emergência automática (AEB), assistente de cruzamento para conversão à esquerda, detecção de ponto cego em ambos os lados, aviso de abertura de porta, aviso de saída de faixa (LDW), sistema de reconhecimento de placas de trânsito (TSR) e sistema de monitoramento do motorista.

- Publicidade -

Segurança – O desempenho dos dois modelos da GWM foi tão impressionante para os técnicos do Euro NCAP que o instituto fez questão de ressaltar em seu comunicado oficial que “as marcas chinesas agora já podem competir em segurança com marcas europeias bem estabelecidas”.

O Euro NCAP afirmou ainda que, dentro da sua categoria, o “Ora Funky Cat é excepcionalmente bem equipado e, sendo o melhor da sua categoria, superou várias marcas conhecidas”.

Por fim, o órgão declarou: “O segundo carro da marca chinesa em nossa lista de melhores da categoria é o Wey Coffee 01, também altamente equipado e com bom desempenho em todos os critérios. Foi seguido de perto pelo Lexus RX, que merece uma menção”.

Os dois modelos eletrificados da GWM surpreenderam o mercado europeu em 2022 não apenas pelo altíssimo nível de segurança como também pelos demais atributos técnicos. O Wey Coffee 01 é um SUV híbrido plug-in que conta com uma autonomia elétrica que é referência no mercado europeu, com capacidade para rodar até 146 km antes de acionar seu motor a combustão.

Com 4,87 metros de comprimento, o modelo tem um conjunto de dois motores elétricos aliados a um 2.0 turbo a gasolina que geram uma potência combinada de 476 cv e 847 Nm, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos.

Já o Ora Funky Cat é produzido com materiais sustentáveis com um índice 95% de reciclabilidade e também é equipado com um sistema de infotenimento fácil e intuitivo de operar graças ao uso da tecnologia de inteligência artificial (IA). Com 4,24 metros de comprimento, o compacto elétrico oferece ainda uma autonomia de até 420 km, aliado a um motor elétrico de 171 cv e 250 Nm.

O Wey Coffee 01 foi apresentado no Salão de Paris em outubro passado e o Ora Funky Cat foi lançado no Reino Unido em novembro de 2022.

Haval H6 também conquistou 5 estrelas – O Wey Coffee 01 e Ora Funky Cat não foram os únicos modelos da GWM que apresentaram excelente resultado nos rigorosos testes de colisão para análise de segurança.

Em 2021, o Haval H6 já havia sido aprovado no mesmo tipo de avaliação pela ANCAP (Australasian NCAP), recebendo a classificação de 5 estrelas na época em que o SUV foi lançado no mercado australiano.

O modelo importado da China registrou 90% na proteção para adultos, 88% para crianças e 73% para pedestres, além de uma pontuação de 81% nos equipamentos de segurança.

Produzido na fábrica Baoding, a mesma planta que produz a versão vendida na Austrália, o Haval H6 é um SUV médio que foi apresentado ao mercado brasileiro no fim de 2022 e terá sua pré-venda iniciada no primeiro trimestre deste ano.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança