segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Mudanças na direção da Toyota: Akio Toyoda deixa o cargo de CEO

A Toyota, comandada por Akio Toyoda, realizou um grande trabalho como referência mundial em termos de hibridização e recuperou parte daquela esportividade que ostentava há alguns anos.

Toyoda é um amante do automobilismo e um piloto experiente, que gosta de correr em Nürburgring com um Supra A 21 modificou e quis transmitir essa paixão à marca que dirige. Ou deveríamos dizer que ele estava dirigindo, já que a marca anunciou mudanças na diretiva, que se tornarão realidade a partir do próximo dia 1º de abril.

Em seguida, Akio Toyoda deixará os cargos de presidente, CEO e chefe de operações da empresa, que passarão para as mãos de Koji Sato, que até então ocupava os cargos de presidente, chefe de operações e diretor da Lexus International Co., além de ser presidente da GAZOO Racing Company.

Toyoda, por sua vez, se tornará presidente do conselho de administração da empresa. Por outro lado, aquele que até agora é o presidente do conselho de administração, Takeshi Uchiymada, renunciará ao cargo e se tornará apenas mais um membro do conselho.

Embora a Toyota seja a maior empresa japonesa em termos de valor de mercado, ela tem sido criticada nos últimos anos por ficar para trás no movimento da indústria em direção aos veículos elétricos em meio a uma crescente preocupação com as mudanças climáticas.

A transferência parece ser um esforço da empresa para dar uma cara mais jovem à equipe de liderança, mantendo a visão geral e a filosofia da empresa, famosa por fundar a fabricação “just in time” e por produtos de qualidade.

Como outras montadoras, a Toyota tem enfrentado uma crise de oferta de semicondutores e outras peças, devido a problemas de produção causados ​​por interrupções causadas pela pandemia. O problema prejudicou a Toyota, que também fabrica o sedã Camry e o carro elétrico bZ4X, porque não conseguiu atender à demanda dos clientes.

A Toyota indicou recentemente que será mais agressiva em relação aos veículos elétricos e mostrou protótipos em eventos. Anteriormente, havia dito que a escassez de estações de carregamento pode retardar a adoção de veículos elétricos. A maioria dos carros agora nas estradas ainda não são elétricos.

Toyoda havia sugerido anteriormente que estava pensando em quem poderia sucedê-lo. Ele também sempre falou sobre suas preocupações sobre o futuro da indústria automobilística.

A designação formal dos membros do conselho de administração será formalizada mediante aprovação prévia do 100ª Assembleia Geral Ordinária de Acionistas.

A nomeação de diretores com personalidade jurídica para representar a Toyota Motor Corporation será feita na reunião do conselho de administração após a assembleia de acionistas.

Akio Toyoda, neto do fundador da Toyota, Kiichiro Toyoda, atua como presidente e CEO da empresa desde , quando sucedeu Katsuaki Watanabe. Foi o motor das versões GAZOO Racing na gama Toyota, bem como do regresso do Toyota Supra e do lançamento do Toyota GR Yaris, e sob a sua liderança floresceu toda uma gama de veículos híbridos que hoje consolidam a Toyota, em posição de liderança nesta tecnologia.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn