Veículos definidos por software altamente automatizados e serviços digitais do futuro exigem uma rede forte e a troca de grandes quantidades de dados. O ZF ProConnect conecta veículos com a nuvem e com a infraestrutura de tráfego.
A plataforma de conectividade é uma das primeiras do mercado a atender aos mais altos requisitos de segurança. O primeiro grande pedido de um fabricante internacional de veículos já foi recebido – o produto entrará em produção em série em 2025.
Os visitantes da Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, Nevada, que acontecerá entre 5 e 8 de janeiro de 2023, poderão experimentar a tecnologia em um carro de demonstração da Hexagon, especialista em autonomia e posicionamento.
Para a implantação de sistemas avançados de assistência ao motorista – e posteriormente veículos autônomos – os veículos devem ser capazes de se conectar com o ambiente exterior de várias maneiras. Enormes quantidades de dados devem ser trocadas – de forma rápida e confiável através de muitas interfaces diferentes.
A plataforma de conectividade ZF ProConnect oferece às futuras gerações de veículos essa capacidade de rede de ponta. Esta solução de comunicação fará sua estreia mundial oficial na CES 2023.
Componente chave para veículos definidos por software – Ao dominar padrões como DSRC (Comunicação Dedicada de Curto Alcance) do inglês Dedicated Short-range Communications e C-V2X (Comunicação de Veículo para Tudo) do inglês Cellular Vehicle-to-Everythin e V2X (Do Carro para Tudo), do inglês Vehicle-to-everything, o ZF ProConnect permite a comunicação com a infraestrutura rodoviária, como semáforos.
O ProConnect também pode receber informações sobre o fim repentino de um engarrafamento após uma curva ou sobre a aproximação de uma ambulância de plantão e avisar o motorista. O computador de alto desempenho ZF ProAI – o supercomputador mais poderoso para a indústria automotiva – processa os dados fornecidos pelo ProConnect, combina-os com sensores existentes e outros dados do veículo, deriva estratégias de direção segura usando inteligência artificial e os transmite como comandos de ação para os sistemas de atuadores.
Em interação com o ProAI, o ProConnect é uma peça central do quebra-cabeça para o veículo definido por software – um pré-requisito básico para a mobilidade do futuro e seus modelos de negócios baseados em dados.
O ZF ProConnect permite uma ampla gama de serviços digitais: além de atualizações over-the-air, que permite atualizar continuamente o software no veículo ou expandi-lo temporariamente sob demanda.
A solução inclui dados de mapa de alta resolução para obter o conforto proporcionado pelos sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) com funções para ultrapassagens automatizadas, que requerem dados de posicionamento precisos.
A transmissão de dados de sensor e diagnóstico também requer conectividade – por exemplo, para relatar as condições da estrada como buracos, umidade, neve, gelo – para a nuvem.
Para veículos autônomos, serviços como gerenciamento de frota, interações com aplicativos de smartphones (informações de serviço, horários etc.), controle remoto ou mesmo comunicação e interação com centros de controle de ônibus autônomos desempenham um papel importante. Isso só pode ser realizado por meio de uma rede confiável de veículos, levando a um maior conforto e segurança.
“Os veículos precisam de comunicação V2X para que possam trocar informações com outros usuários da estrada, com a infraestrutura e a nuvem. Com o ZF ProConnect, também abrimos as portas para modelos de negócios digitais para nossos clientes, que desempenham um papel cada vez mais importante no mercado de veículo definido por software”, diz Oliver Briemle, Head de Componentes de Direção Automatizada & Conectividade da ZF.
Como um dos primeiros sistemas no mercado, o ProConnect também atende aos requisitos automotivos internacionais, como o padrão ISO 26262 para sistemas elétricos/eletrônicos, os critérios de segurança funcional de acordo com ASIL-B(D) – (Automotive Safety Integrity Level) e o padrão de segurança cibernética ISO/SAE 21434.
As certificações viabilizam um veículo com a melhor proteção contra acessos externos sem autorização. Ao mesmo tempo, oferece às montadoras a máxima flexibilidade. O ZF ProConnect é extremamente compacto e escalável em 8,6 x 6,7 x 2 polegadas – graças ao hardware e software modulares.
ZF ProConnect oferece navegação precisa para direção autônoma – Quando se trata de direção autônoma, a plataforma de conectividade pode exibir todos os seus recursos de rede: o sistema suporta os padrões de comunicações móveis LTE e 5G, é compatível com Bluetooth e WiFi e também pode conectar veículos ao Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), que permite que a posição de um veículo seja determinada com precisão centimétrica via satélite.
O ProConnect também obtém o mapa necessário por meio da nuvem. Essa localização de alta precisão, fornecida pelos serviços de correção TerraStar-X da Hexagon e pelo mecanismo de posicionamento de software, complementa os sensores ambientais do veículo e aumenta a redundância e a segurança.
Além da solução de conectividade abrangente, também está disponível um módulo ProConnect muito menor, que fornece principalmente o posicionamento por satélite.
Na CES, a ZF demonstrará como o sistema contribui bem e com precisão para a navegação por satélite do futuro em um veículo de demonstração do parceiro Hexagon, fornecedor líder de software e gerenciamento de dados no campo da mobilidade autônoma: “O potencial transformador da mobilidade autônoma tem sido nosso foco há anos, tanto na estrada quanto fora dela”, diz o presidente e CEO da Hexagon, Ola Rollén. “Estamos entusiasmados em fazer parceria com a ZF, líder mundial em eletrônica automotiva e sistemas de controle, para garantir que esse futuro seja seguro e funcione de maneira confiável. A parceria é um próximo passo natural à medida que continuamos avançando em segurança e automação nas indústrias automotiva e de transporte”.