sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

DBS 770 Ultimate: a despedida do Super GT da Aston Martin

Aston Martin mais potente da história, possui motor V12 mais forte que produz 770 cv de potência e 900 Nm de torque

- Publicidade -


Extensivamente reprojetado para melhorar performance, pilotagem e visual
Notáveis mudanças de estilo, incluindo novo divisor frontal, surpreendente abertura em forma de ferradura e difusor traseiro mais profundo, o que ampliou a refrigeração do motor e o equilíbrio aerodinâmico
Melhorias voltadas à suspensão, direção, transmissão e parte de baixo da carroceria acentuaram a sensibilidade, reação e agilidade
Edição limitada do DBS 770 Ultimate marca o fim da produção do atual DBS
Produção do DBS 770 será limitada globalmente a 499 unidades

Há muito associada a carros de estilo exótico e performance alucinante, o logo DBS tem sido ligado a vários dos mais prestigiados modelos da Aston Martin. Desde 2018 o DBS figura no topo da linha de produtos da marca: um potente Twin-Turbo V12 agraciado com desempenho feroz e estilo incomparável.

Com a produção da atual geração DBS se aproximando do fim, a Aston Martin se orgulha de apresentar a novidade para ultrapassar a todos os demais: o DBS 770 Ultimate. A produção do DBS 770 Ultimate será iniciada no primeiro quadrimestre de 2023 e as entregas estão previstas para começar a partir de setembro, inclusive para o Brasil.

Como o nome sugere, o DBS 770 Ultimate é uma eloquente última palavra. O mais potente Aston Martin de rua da história, e o mais rápido e potente DBS até hoje. Amplas melhorias de desenho e engenharia tornaram o DBS 770 Ultimate uma memorável e altamente colecionável celebração da grife Aston Martin Super GT. Disponível nas versões Coupe e Volante (conversível), o DBS 770 Ultimate será produzido em edição estritamente limitada (330 Coupe e 199 Volante), com todas as unidades já estando antecipadamente vendidas.

- Publicidade -

O DBS 770 Ultimate é uma feroz reprodução do motor V12 (60 graus) de 5,2 litros com quatro eixos de comando da Aston Martin. Agora desenvolvendo 770 cv a 6.500 rotações por minuto e colossais 900 Nm de torque entre 1.800 e 5.000 rpm, levando o DBS 770 à velocidade máxima de 340 km/h, este magnífico motor é beneficiado pelas modificações nas vias de ar e ignição, juntamente com o aumento de 7% na pressão máxima do turbo.

A precisa sintonia das curvas de potência e torque garante ao motorista a sensação de desempenho ilimitado, com uma excitante mescla de resposta, notável aceleração e o autêntico ronco de um V12.

A potência é enviada às rodas pela transmissão automática ZF de oito marchas e o diferencial mecânico LSD (Limited-Slip Differential) montado na traseira do carro. Além disso, o DBS 770 Ultimate recebeu uma calibragem exclusiva na transmissão para tornar as mudanças de marcha ainda mais rápidas e aumentar a interação com o piloto, contribuindo para uma experiência de dirigir real e conectada. Tal é capacidade própria do sistema de frenagem do CCB (Carbon Ceramic Braking) que o DBS 770 Ultimate utiliza os mesmos discos do DBS (dianteiros de 410 mm x 38 e traseiros 360 mm x 32 mm.

Para ampliar ainda mais a resposta do volante e o nível de detalhamento das reações, o DBS 770 Ultimate apresenta uma nova coluna de direção, permitindo ao condutor aproveitar uma conexão mais precisa com as vias à frente e sentir que os pneus dianteiros estão rodando com o máximo de confiança e a mais perfeita aderência.

Importante para garantir o engajamento e a sensação de dirigir do DBS 770 Ultimate, a rigidez frontal e lateral foi reforçada em 25% para assegurar o máximo de prazer de pilotagem e resposta. Esse aumento foi possibilitado por uma travessa dianteira aumentada, uma bandeja traseira mais grossa, o que também amplia a rigidez da torsão global em cerca de 3% para um perfeito equilíbrio do balanço dinâmico.

- Publicidade -

Evoluções também foram introduzidas no ADS (Adaptive Damping System). O DBS 770 Ultimate ganhou calibragem exclusiva de amortecedores e uma configuração de software focando no controle e no comportamento, sem comprometer a qualidade da pilotagem. Ao melhorar a conexão do piloto e preservar o seu inconfundível caráter de condução, o DBS 770 Ultimate eleva o exemplar Super GT da Aston Martin a patamares ainda mais altos.

Assim como o DBS 770 Ultimate foi mecanicamente ajustado, seu visual teve de ser desenvolvido para resultar em um desenho assertivo e uma estética toda particular, adequada a um modelo criado para celebrar o fim de uma era.

Sendo um Aston Martin, este formato melhorado haveria também de ter um autêntico nível de função. A ideia foi amplificar o fluxo de ar para os radiadores, ampliar o gerenciamento térmico e reforçar a presença visual nas ruas. Para aumentar o fluxo de ar para os radiadores do motor, o capô possui aberturas de ventilação e um novo divisor frontal integrando duas novas entradas de ar. Juntos, eles melhoram a refrigeração e reproduzem a assinatura do desenho dos modelos DBS e motores V12 anteriores.

Outros detalhes de estilo alterados no DBS 770 Ultimate incluem acabamento em carbono como spoilers dianteiro e traseiro, cobertura dos espelhos retrovisores e saídas de ar nos paralamas dianteiros. Um novo elemento lateral de fibra de carbono na altura das soleiras das portas baixa o perfil lateral rumo à roda traseira, criando uma posição equilibrada que acentua a musculatura dos DBS. O desenho exclusivo do difusor traseiro sustenta o equilíbrio aerodinâmico da dianteira à traseira e realça como o DBS 770 Ultimate é inconfundível tanto de frente quanto por trás.

O DBS 770 Ultimate também recebeu uma nova e exclusiva roda de 21 polegadas disponível em três acabamentos. Inspirada nos formidáveis Aston Martin Valkyrie e Victor, este novo desenho de 21 polegadas está disponível em acabamento em Prata Acetinado para dar uma aparência de joia reluzente, totalmente em Preto Acetinado para uma aparência contemporânea e esportiva, ou a opcional Preto Acetinado Diamantada para dar um visual ao mesmo tempo mais escuro e sofisticado para o carro.

Qualquer que seja a roda escolhida, são de série os pneus Pirelli P Zero de alta performance – 265/35 R21 dianteiros e 305/30 R21 traseiros.

Por dentro, o DBS 770 Ultimate proporciona deslumbrante e novo arranjo de cuidados que são um caso à parte, ao mesmo tempo em que conserva o reconhecido ambiente interno do atual DBS. Significando sua posição de halo, o DBS 770 Ultimate vem com bancos Sport Plus totalmente decorados em couro semi-anilina e Alcantara, apresentando um revestimento canelado e perfurado de série.

O assento de performance da Aston Martin pode ser selecionado como opção. Acabamentos sob medida foram introduzidos, com cores contrastantes ligadas a costura, juntamente com o cinto de segurança feito à mão e a fivela com o logo “DBS 770 Ultimate” gravado a laser no centro do descanso de braço. As borboletas de troca de marchas no volante feitas de fibra de carbono também são de série.
Finalmente, o DBS 770 Ultimate é equipado com um jogo exclusivo de plaquetas, destacando as asas da Aston Martin, o logo “DBS 770 Ultimate” e o número da edição limitada, significando que ali está um dos únicos 330 Coupe ou 199 Volante.

Como todos os Aston Martin, o escopo de uma verdadeira personificação exclusiva é virtualmente ilimitado. Uma gama diversa de opções Q by Aston Martin sob medida está disponível no DBS 770 Ultimate, incluindo pinturas Q com diversas ideias gráficas, rodas pintadas para combinar com o carro ou com o grafismo, fibra de carbono pintada e detalhes em couro nos bancos, incrustrações no acabamento e volante de fibra de carbono.

Roberto Fedeli, Executivo-Chefe de Tecnologia da Aston Martin, afirmou sobre o DBS 770 Ultimate: “Quando o modelo-símbolo de uma geração chega ao fim de produção, é importante marcar a ocasião com algo especial. No caso do DBS 770 Ultimate, nada economizamos para assegurar que a versão final do carro-chefe de nossa linha atual seja a melhor em todos os aspectos. É o mais rápido e potente DBS de nossa história, graças à abrangente sequência de melhorias na transmissão, dirigibilidade, suspensão e inferior da carroceria, e é também o melhor de pilotar”.

Marek Reichman, Executivo-Chefe de Criação da Aston Martin, acrescentou: “O DBS sempre pairou no topo da lista dos modelos da Aston Martin. E agora estamos chegando com ainda mais no DBS 770 Ultimate… Mais potência, mais performance pura, e tudo com mais sofisticação, mais sabor, da melhor maneira possível. Algo tão cru, mas ao mesmo tempo tão bonito, dá até um choque de olhar. É por essa abordagem que chegamos às formas – começando com a dianteira amplificada –, e a partir daí tudo segue o fluxo no equilíbrio do desenho com o aumento da performance”.

O DBS atual é o segundo de duas gerações do modelo com motor V12 introduzidas durante a “era Gaydon” (local da sede atual Aston Martin). Lançado em 2018, seu design imaculado, físico musculoso e potência de tirar o fôlego rapidamente se tornaram sinônimos da marca exclusiva de Super GT da Aston Martin e cunhou o termo “Brute In A Suit” (“o bruto de terno”).

Tanto ele quanto seu antecessor (que foi lançado em 2007 e permaneceu em produção até 2018) tiveram papéis em três filmes de James Bond, com um protótipo inicial do DBS de primeira geração no centro das atenções em “Casino Royale”, de 2006, seguido por um exemplar de produção aparecendo em “Quantum of Solace”, de 2008. O DBS de segunda geração foi usado em “No Time To Die”, de 2021, garantindo que a Aston Martin preenchesse perfeitamente o tempo de Daniel Craig interpretando o agente secreto mais famoso do mundo.

A placa de identificação Ultimate tem sua própria e rica história. Reservada apenas para os modelos de produção em série topo de linha da Aston Martin, foi usada em duas gerações do DBS e também em ambas as gerações do Vanquish, sempre celebrando o fim de uma era com a produção de uma versão de despedida. Devido à sua raridade e importância, os carros que levam o nome Ultimate estão entre os mais premiados de todos os modelos contemporâneos da Aston Martin.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança