1º de fevereiro de 2023 Wolfspeed, Inc. (NYSE: WOLF), líder global em tecnologia de Carboneto de Silício e a ZF, empresa global de tecnologia que possibilita a mobilidade de última geração, anunciaram hoje uma parceria estratégica que inclui a criação de um laboratório de inovação conjunto para impulsionar avanços em sistemas e dispositivos de Carboneto de Silício para aplicações de mobilidade, industriais e de energia.
A parceria também inclui um investimento significativo da ZF para apoiar a construção planejada da mais avançada e maior fábrica de dispositivos de Carboneto de Silício de 200 mm do mundo em Ensdorf, na Alemanha. Tanto o laboratório de inovação conjunta como a fábrica de dispositivos Wolfspeed são planejados como parte do importante projeto de interesse europeu comum (IPCEI) para a estrutura de microeletrônica e tecnologias de comunicação e dependem da aprovação de auxílio estatal da Comissão Europeia.
“Essas iniciativas são um passo significativo para uma transformação industrial bem-sucedida. Eles fortalecem a resiliência da oferta europeia e, ao mesmo tempo, apoiam o European Green Deal e os objetivos estratégicos para a Década Digital da Europa”, disse o Dr. Holger Klein, CEO do Grupo ZF.
Wolfspeed e ZF fazem parceria no centro de P&D de Carboneto de Silício
A parceria estratégica inclui um centro de pesquisa conjunto na Alemanha que se concentrará em desafios reais de mobilidade elétrica e sistemas de energia renovável. O objetivo da colaboração é de desenvolver inovações revolucionárias para sistemas, produtos e aplicações de Carboneto de Silício, abrangendo toda a cadeia de valor, desde o chip até os sistemas completos. Parceiros de colaboração adicionais serão convidados a participar do processo de inovação, estabelecendo uma rede de inovação europeia de Carboneto de Silício de ponta a ponta.
O centro de P&D se concentrará na inovação de sistemas e dispositivos de Carboneto de Silício para atender a requisitos específicos em todos os segmentos de mobilidade, incluindo carros de passeio, veículos comerciais, agrícolas e industriais, bem como nos mercados industrial e de energia renovável. A colaboração impulsionará melhorias como maior eficiência, maior densidade de energia e maior desempenho para soluções de eletrificação.
ZF investirá na Wolfspeed para a próxima geração de fabricação de Carboneto de Silício de 200 mm
Conforme anunciado separadamente, a Wolfspeed planeja construir uma instalação altamente avançada e totalmente automatizada de Carboneto de Silício de 200 mm, em Saarland, Alemanha. A ZF pretende apoiar esta nova construção com um investimento financeiro considerável de centenas de milhões de dólares em troca de ações ordinárias da Wolfspeed. Como parte desse investimento, a ZF terá uma participação minoritária na fábrica. A Wolfspeed manterá todos os direitos operacionais e de controle de gerenciamento na nova fábrica. A ZF e a Wolfspeed anunciaram anteriormente uma parceria estratégica em 2019 para criar sistemas de transmissão elétricos altamente eficientes e líderes do setor com um inversor de Carboneto de Silício, e essas novas iniciativas representam a próxima geração de inovação para os parceiros.
“Temos um parceiro forte ao nosso lado, a ZF, que traz experiência como líder do setor em dimensionamento componentes para mobilidade elétrica, bem como a aptidão para acelerar a inovação em Carboneto de Silício, sistemas e dispositivos de energia. Estou confiante de que esta parceria aumentará a produção de semicondutores de Carboneto de Silício, tecnologia para um novo nível de impacto global, apoiando o aumento dos esforços de sustentabilidade e eficiência em uma infinidade de indústrias”, disse Gregg Lowe, presidente e CEO da Wolfspeed.
“Juntos, Wolfspeed e ZF combinam expertise em eletrônica de potência e sistemas com know-how em aplicações sem paralelo na indústria. A Wolfspeed tem mais de 35 anos de experiência em Tecnologia de Carboneto de Silício, e na ZF temos uma compreensão única dos sistemas gerais em todos os setores, desde carros de passeio e veículos comerciais até máquinas de construção e agrícola, energia eólica e industriais. A estreita cooperação nos permitirá desenvolver inovações além do estado da arte para o benefício de nossos clientes”, diz Stephan von Schuckmann, Membro do Board Mundial da ZF.