A vida da Volkswagen nos Estados Unidos não está fácil no aspecto de confiabilidade dos seus produtos, principalmente, os elétricos. A marca emitiu um recall de 16.207 unidades do ID.4 2023, a quarta convocação de segurança nos últimos seis meses.
Desta vez, trata-se de maçanetas externas que podem permitir que a água entre no conjunto da porta. Se a água atingir a placa de circuito na alça e causar um curto-circuito, o comunicado emitido pela Volks alerta que isso pode “causar uma situação em que a porta do veículo pode abrir inesperadamente quando o veículo está sujeito a altas forças laterais em velocidades abaixo de 15 km/h“.
A placa comprometida sofreria “problemas de comunicação entre a maçaneta da porta e a unidade de controle da porta” que levariam a unidade de controle a “sinalizar um comando de abertura” para a porta.
Não há indicação do que significa “altas forças laterais”; ao que tudo indica, talvez uma mudança repentina de direção para pegar uma vaga vazia em um estacionamento possa acarretar o problema.
Seja esse o caso, a abertura de portas em carros em movimento com passageiros dentro não é o ideal. É possível que os ocupantes percebam o problema devido ao som de clique de uma porta sendo travada ou destravada.
Os veículos afetados foram construídos de 3 de março de 2022 a 16 de março de 2023. Em 20 de março de 2023, o fornecedor da maçaneta da porta mudou para um processo de produção revisado para a membrana interna.
Os engenheiros da montadora ainda não decidiram uma solução. Os revendedores já foram informados, enquanto as cartas iniciais aos proprietários começarão a ser enviadas em 26 de maio.
Uma segunda rodada de cartas será enviada aos proprietários assim que a correção estiver concluída.
Uma parcela desses proprietários do ID.4 2023 também foram convocados sobre o recall do cabo da bateria de 12 volts. Acredita-se que esse problema afete apenas 1.042 unidades do modelo com tração traseira, mas é sério o suficiente para que esses veículos sejam estacionados do lado de fora e longe de estruturas devido ao risco de incêndio.
Em alguns modelos, o cabo de carregamento da bateria de 12 volts fica em contato com a coluna de direção. A fricção repetida na coluna fará com que o isolamento do cabo se desgaste, podendo causar um curto-circuito no sistema.