domingo, 25 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Aston Martin apresenta o DB12, primeiro Super Turismo do mundo

No Brasil, início das entregas previsto para o quarto trimestre de 2023.O audacioso e assertivo desenho exterior do novo DB12 é a perfeita expressão de força e potência, são 680PS/800Nm gerada pelo motor 4.0 V8 Twin Turbo – eleva o nível do prazer de dirigir a outro patamar.

A Aston Martin tem o orgulho de apresentar o novo DB12. Mesclando as inúmeras características esportivas à capacidade dinâmica, esta nova geração da lendária linhagem DB define sua nova e própria categoria.

Combinando uma excitante experiência de pilotagem com excepcional refinamento, tecnologia moderna e muito luxo, o DB12 pede uma nova definição. Gran Turismo não é suficiente: este é o primeiro Super Turismo do mundo.

O DB12 leva a uma nova direção. Aquela que o torna o mais completo modelo da história da Aston Martin. Coroado com excepcionais performance e dirigibilidade para satisfazer e recompensar os mais exigentes pilotos, seu chassi meticulosamente ajustado está perfeitamente habilitado a receber o motor V8 biturbo de 600 cv e 800 Nm líder da classe.

O resultado é um Aston Martin energizado que brilha com autenticidade, capacidade e paixão para entregar uma experiência de pilotagem incomparável.

Projetado para maximizar a performance e ampliar a emoção, o DB12 é produto de um conceito completo. Começa com a significativa melhora na rigidez estrutural e termina com os pneus Michelin Pilot Sport 5 S fabricados para a exata especificação da Aston Martin.

Sustentado por um sistema totalmente novo de suspensão que apresenta os mais modernos amortecedores reguláveis, controle e conexão são ainda mais ampliados pela direção assistida eletronicamente (EPAS, Electronic Power Assisted Steering) excepcionalmente precisa e direta e pelo diferencial eletrônico traseiro (E-Diff) que aumenta a agilidade e torna o DB12 extremamente dinâmico.

O anúncio do DB12 vem no momento em que a Aston Martin celebra duas significativas conquistas em 2023: seu aniversário de 110 anos e os 75 da ilustre linhagem DB. Quando os fundadores Leonel Martin e Robert Bamford formaram oficialmente a parceria que resultou na Aston Marton, eles deram a partida em mais de um século de paixão pelo automóvel, inovações de ponta na indústria britânica e sucesso no automobilismo de alta octanagem.

E surge também quando a Aston Martin está saboreando um dos seus mais exitosos períodos em 110 anos de história graças à sua sequência de pódios na temporada de Fórmula 1 de 2023. Competir no topo do automobilismo mundial continua sendo uma vigas-mestra da estratégia da marca e de produtos.

Sem qualquer sombra de dúvida, o DB12 faz uma afirmação enfática. Aquela que exala a confiança em um carro capaz de ir de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 segundos, velocidade máxima de 325 km/h e a melhor potência da classe gerada por seu motor V8 biturbo de 4 litros.

Este excepcional motor feito à mão foi desenvolvido pelos engenheiros da Aston Martin para ser líder da classe com seus 680 cv de potência a 6.000 rotações por minuto e 800 Nm de 2.750 a 6.000 rotações por minuto – um aumento de 34% comparado ao DB11.

A potência é enviada pela transmissão automática de oito velocidades e, pela primeira vez num modelo Aston Martin DB, pelo E-Diff (direrencial eletrônico traseiro). Esse diferencial é ligado ao sistema eletrônico de controle de estabilidade (ESC, Electronic Stability Control).

Ao contrário do diferencial convencional (Limited Slip Differential), pode ir de totalmente aberto a 100% travado em milésimos de segundo, dando ao condutor a máxima resposta para a mais precisa e consistente dirigibilidade.

O DB12 introduz um sistema de última geração do estabilizador eletrônico (ESP, Electronic Stability Programme), com cinco modos de condução pré-definidos: GT, Sport e Sport Plus ajustam progressivamente o comportamento dinâmico, com cada passo dando ao piloto mais liberdade para explorar os limites de aderência e tração.

O modo Wet (pista molhada) aumenta a estabilidade em superfícies de baixa aderência. E o Individual permite ao piloto configurar os sistemas de acordo com suas preferências, com liberdade para compor ajustes de chassi, motor, ESP e controle de tração.

Os modos de condução são selecionados usando o console central. Um seletor rotativo serrilhado permite uma função de ciclo rápida e fácil por meio de cinco pré-ajustes. Botões individuais para chassi, ESP e escapamento também estão localizados no console central, abaixo e à esquerda do seletor rotativo. Isso permite que o motorista substitua a prioridade do modo de condução e selecione suas configurações preferidas.

O design externo arrojado e assertivo é a perfeita expressão de força e potência. Apresentado com o imaculado estilo pelo qual a Aston Martin é reconhecida, integrando os 75 anos de herança da DB às definidoras proporções do segmento merecedoras do primeiro super turismo do mundo, esbanja confiança e pede atenção com impressionante aparência atlética, calculada agressividade e elegância sem rival.

Vice-presidente executivo e chefe de criação da Aston Martin, Marek Reichman destaca: “O DB 12 é nossa definição de design de um super turismo. Historicamente, o código de GT entre os entusiastas mais contemporâneos significa alguma aparência de conforto, velocidade e refinamento. Mas, uma vez que o cliente Aston Martin não é um motorista comum, e nós não mais simplesmente desenhamos objetos para eles, colocamos tudo junto no DB12 – a dirigibilidade, a dinâmica, o trem de força, o senso de espaço, o estilo -, e o fizemos por meio do máximo de tecnologia para entregar esta nova categoria de experiência de pilotagem em performance e design.”

Enriquecido por um interior totalmente novo e ultraluxuoso, o DB12 oferece aos ocupantes moderna opulência e a última geração do exclusivo sistema de info-entretenimento da Aston Martin, uma formidável série de tecnologia conectada que entretém com o espetacular sistema surround sound do novo parceiro de áudio Bowers & Wilkins.

Amedeo Felisa, executivo-chefe da Aston Martin, disse sobre o novo DB12: “Quando uma marca tem tanta história quanto a Aston Martin, é importante honrar o passado. Não apenas ao olhar para trás, mas indo adiante com a mesma energia e paixão que impulsionaram nossos fundadores 110 anos atrás.

Com o novo DB12 estamos revigorando a linha DB e reafirmando a Aston Martin como excepcional construtor de carros de alta performance. Ao combinar a liderança de performance em sua classe e a excepcional dinâmica de chassi com a tecnologia de ponta, artesanato impecável e design imaculado, o DB12 leva a Aston Martin a uma nova era de excelência.”

Com as primeiras entregas para o Brasil previstas para o quarto trimestre de 2023, o novíssimo e arrojado DB12 está definindo sua própria categoria e estabelecendo novo padrão de performance, prazer de dirigir, ultra-luxo e estilo. Não é um mero GT. O DB12 é o primeiro Super Turismo do mundo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn