A Citroën apresenta o conceito “Ami for All”, um projeto desenvolvido em conjunto com a PIMAS, especialista na conversão de veículos para Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida. O projeto foi revelado na feira Autonomic, em Paris, que ocorre no centro de exposições Porte de Versailles, de 6 a 8 de junho de 2023.
O protótipo foi projetado para ser dirigido por pessoas com deficiência nos membros inferiores (paraplegia), especialmente aquelas que utilizam cadeiras de rodas. Ele incorpora desenvolvimentos técnicos, como maior ângulo de abertura da porta, equipamento para a transferência da cadeira de rodas para o assento (prancha e alças), controle mecânico e manual para aceleração e frenagem, pomo no volante para facilitar a condução e uma solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora da cabine.
Com o “Ami for All”, a Citroën devolve a independência àqueles que a perderam, com uma solução de mobilidade elétrica acessível que não exige carteira de motorista, incluindo condutores a partir dos 14 anos de idade em alguns mercados. O “Ami for All” proporciona uma maneira fácil de levar uma vida ativa e se integrar socialmente sem depender de terceiros para acompanhá-los ou usar o transporte público com seus horários e acessos desafiadores.
“O ‘Ami for All’ está perfeitamente alinhado com a filosofia do Ami: oferecer uma resposta prática ao acesso à mobilidade para todos. O Ami reintroduziu a facilidade de locomoção nas microviagens e deu mais independência a adolescentes, idosos e pessoas sem carteira de motorista. Temos o prazer de apresentar essa solução técnica para apoiar a mobilidade de pessoas com deficiência e estamos trabalhando para tornar esse projeto viável em curto prazo”, afirma Thierry Koskas, CEO da Citroën.
Acessibilidade – Devido à sua acessibilidade e facilidade de uso, o “Ami for All” é incomparável no que oferece às pessoas com deficiência. Ele é um fator real de integração social, proporcionando mobilidade e independência a usuários que se deparam com alguma limitação em suas atividades cotidianas.
O “Ami for All” é uma maneira particularmente eficaz de devolver a independência às pessoas com deficiência, especialmente àquelas que precisam de uma cadeira de rodas. Isso diz respeito a 1% da população mundial. É uma solução segura, confortável, compacta e ágil que permite que elas se locomovam a partir dos 14 anos de idade em alguns mercados, mesmo que não tenham carteira de motorista.
Desenvolvido em colaboração com a PIMAS, empresa especializada em conversões para pessoas com mobilidade reduzida, o projeto exclusivo “Ami for All” incorpora adaptações funcionais que permitem que pessoas com deficiência tenham acesso a bordo e dirijam com facilidade.
Nascimento – A gênese desse projeto é simbólica: ela vem do programa Star*up, uma incubadora de ideias que permite que os funcionários da Stellantis apresentem suas ideias inovadoras. Se a proposta for selecionada, o funcionário tem a oportunidade de participar do acelerador de negócios, onde as ideias podem se tornar realidade. O encontro entre Christophe Lapeyre, o homem por trás do projeto, e a Citroën, em torno de uma visão comum, aconteceu muito naturalmente.
“O projeto que compartilhei em 2022 consistia em oferecer uma solução pronta para uso para adaptar as viagens de pessoas com deficiência ao desafio elétrico. A ideia surgiu depois de observar os alunos da escola de ensino médio do meu enteado dependerem de transferências em veículos adaptados, enquanto seus colegas de classe desfrutavam de total liberdade. Além dos desafios sociais, identificar soluções técnicas e industriais foi um desafio particularmente motivador. Com a Citroën, encontrei imediatamente um patrocinador que acreditou em mim e me apoiou no desenvolvimento do projeto”, comentou Lapeyre.
O Ami é a ferramenta ideal para melhorar a vida cotidiana e contribuir para maior independência. Ele incentiva as pessoas com paraplegia a dirigir ativamente, dentro de um orçamento controlado, e evita a complexidade do transporte adaptado ou do transporte público, de modo que elas possam desfrutar de autonomia direta.
Seu tamanho compacto o torna ágil e fácil de estacionar e garante que haja bastante espaço ao seu redor para manobrar uma cadeira de rodas. Sua altura também facilita a subida. Com uma velocidade de até 45 km/h, é fácil de manusear e sua autonomia de 75 km o torna perfeito para o uso diário. É estável e fechado, garantindo maior segurança e conforto.
O “Ami for All” é tão fácil de usar quanto qualquer outro eletrodoméstico do dia a dia. Ele não requer um carregador especial e a recarga é rápida e fácil. Sua bateria de íons de lítio de 5,5 kWh, alojada sob o assoalho, pode ser facilmente recarregada por meio do cabo elétrico de bordo localizado na porta do lado do passageiro. Depois que o cabo é conectado, leva menos de quatro horas para carregar totalmente usando uma tomada convencional de 220 V.
Acessórios – A adaptação do “Ami for All” para pessoas com deficiência é padronizada e fácil de instalar, independentemente da versão do Ami que o cliente escolher. Ela foi projetada e construída em conjunto com a PIMAS, uma empresa líder na conversão de veículos para pessoas com mobilidade reduzida.
O projeto do “Ami for All” foi baseado no espírito Ami de pragmatismo e engenhosidade, sem equipamentos supérfluos. Ele se baseia em uma adaptação no compartimento de passageiros para que as pessoas com deficiência possam acessar facilmente a cabine e dirigir.
Isso envolveu o aumento da abertura da porta do motorista, o auxílio de transferência a bordo, a inclusão de um controle de aceleração e freio por meio de uma alavanca próxima ao volante e a adaptação do espaço interno para acomodar uma cadeira de rodas desmontada.
Acesso a bordo – O Ami é naturalmente uma solução interessante para o acesso a bordo. Entrar e sair é fácil graças a uma porta larga e com abertura oposta no lado do motorista (com dobradiça traseira).
O ângulo de abertura da porta foi aumentado para permitir que os condutores coloquem uma cadeira de rodas paralela ao assento do Ami. Uma prateleira removível e retrátil é então desdobrada para permitir que a pessoa faça a transferência da cadeira de rodas para a cabine.
Os ocupantes podem passar da cadeira de rodas para o assento do motorista auxiliados por uma alça fixada na parte superior da moldura da porta interna. Toda a operação leva apenas alguns minutos.
Condução – Uma vez a bordo e pronto para partir, o motorista tem um pomo no volante para facilitar a condução e se beneficiar do excelente manuseio do “Ami for All”.
Além disso foi adicionada uma alavanca à direita do condutor para o controle manual do acelerador e do pedal do freio, que o motorista simplesmente puxa ou empurra. Os pedais permanecem operacionais, permitindo o uso do Ami por qualquer pessoa.
Armazenamento inteligente – Há duas maneiras de transportar a cadeira de rodas. Ela pode ser colocada no compartimento do passageiro, aproveitando o grande volume de armazenamento no Ami. Basta o motorista retirar as rodas da cadeira de rodas e prendê-las no assoalho usando um suporte especial projetado especificamente para isso.
A cadeira de rodas então é dobrada e se encaixa no banco do passageiro, presa por um cinto de segurança adicional e específico. Essa configuração permite a qualquer usuário com paraplegia ou limitações de mobilidade ter autonomia para usar o Ami de maneira independente.
Se um passageiro também estiver presente, a cadeira de rodas pode ser facilmente colocada em um espaço dedicado na parte traseira do “Ami for All”, graças a um bagageiro de alumínio. A cadeira de rodas será instalada pelo passageiro e poderá ser coberta por uma lona protetora, mantendo todo o espaço na cabine.