sexta-feira, 13 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Elétrico Volvo EX30 chega ao Brasil em 2024 apostando em preço e custo de manutenção menores

Revelado mundialmente hoje em Milão, na Itália, e previsto para chegar ao Brasil em 2024, o EX30 é o primeiro SUV pequeno da Volvo, expandindo sua oferta totalmente elétrica, em constante crescimento, para quatro modelos: Volvo EX90, EX30, XC40 e C40.

“O EX30 totalmente elétrico pode ser nosso menor SUV, mas é um grande negócio para nossos clientes e um grande negócio para nós como empresa”, disse Jim Rowan, nosso CEO.

- Publicidade -

“Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que você deseja de um Volvo, mas em um pacote menor. Como qualquer Volvo, é um produto excepcional, seguro e projetado para as pessoas e suas necessidades.”

São dois tipos de bateria para a escolha do cliente, conforme seja sua necessidade.

Para o uso urbano ou percorrer distâncias mais curtas entre as cargas, o modelo terá opção de motor único com uma bateria LFP. A bateria de alcance padrão LFP, que usa química de fosfato de ferro e lítio, é mais econômica e consome menos recursos na sua produção, o que significa que é a melhor opção se você não precisar de alcance muito longo. Esta variação fornece 51 kWh (272 hp) e faz o famoso 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.

- Publicidade -

Se você preferir maximizar o alcance, o EX30 com a variação de motor único e uma bateria de alcance estendido NMC é a sua escolha. A bateria NMC possui lítio, níquel, manganês e cobalto e produz sua energia com mais eficiência do que a variante LFP.

Esta opção de motor único e alcance estendido oferece um alcance de até 480 km entre as cargas, de acordo com o ciclo de condução WLTP. Com essa versão de 69 kWh (272 hp) o 0 a 100 km/h é alcançado em 5,3 segundos.

A oferta da Volvo tem 4,23 metros de comprimento, tornando-o o SUV mais compacto oferecido por qualquer uma das marcas ‘premium’ reconhecidas. É quase 30 cm mais curto que o Q4 e-tron da Audi, por exemplo, e quase 25 cm mais curto que o EQA da Mercedes e o UX 300e recentemente atualizado pela Lexus.

- Publicidade -

Seu rival natural pode muito bem ser a versão totalmente elétrica do próximo Countryman da MINI, embora até mesmo esse carro esteja pronto para um surto de crescimento que o levará além do tamanho do EX30.

O uso da plataforma SEA sob medida, projetada desde o início para veículos totalmente elétricos, significa que a distância entre eixos do Volvo é de 2.650 mm – apenas cinco centímetros mais curta que a do consideravelmente maior (mas baseado em combustão) XC40.

O estilo é inconfundivelmente Volvo, com uma evolução adicional da assinatura de iluminação ‘martelo de Thor’ da empresa e uma postura reta, completa com saliências muito curtas e uma área de vidro traseira quase vertical, que dá ao EX30 uma aparência robusta. A Volvo também confirmou que terá uma versão mais aventureira do modelo – EX30 Cross Country, com um visual mais robusto, rodas de liga leve sob medida e uma altura elevada.

São três configurações técnicas principais do EX30. A versão chamada Single Motor tem uma unidade de acionamento no eixo traseiro, produzindo 268 bhp e 343 Nm, e está disponível em duas versões. O primeiro tem uma bateria química LFP de 51kWh (49kWh líquido), suficiente para até 212 milhas de alcance e tempo de 0-62mph de 5,7 segundos. Ele pode carregar até 150kW, potencialmente levando a bateria de 10 a 80% de sua capacidade em 26 minutos.

Há também uma versão com maior autonomia com a mesma motorização, que faz uso de uma bateria maior de 69kWh (64kWh utilizável) que usa uma química NMC mais densa em energia. Ele consegue 0-62 mph em 5,3 segundos e uma velocidade máxima idêntica de 112 mph, mas pode viajar até 298 milhas entre as recargas. Também é mais rápido quando conectado, com uma taxa CC máxima de 175kW – portanto, apesar da bateria maior, o tempo de 10 a 80% é praticamente o mesmo, entre 26 e 28 minutos.

O topo de gama chama-se Twin Motor Performance. Ele tem a mesma bateria e velocidade de carregamento da versão com maior autonomia, mas troca algum alcance pelo impacto extra de um motor adicional no eixo dianteiro. A potência total é de 422 cv e 543 Nm, e este EX30 pode atingir os 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Você não leu errado, em apenas 3,6 segundos. Seu alcance WLTP cai para 286 milhas, no entanto.

No interior, temos um grande sistema de informação e entretenimento com layout no formato retrato que fica acima de um porta-luvas central projetado para ser facilmente acessível tanto pelo motorista quanto pelo passageiro da frente.

Os projetistas da Volvo conseguiram descartar os alto-falantes convencionais montados nas portas e encaixar bolsos maiores nas portas, graças a uma barra de som que, na verdade, se torna toda a borda superior do painel.

Há também uma área de armazenamento entre os bancos dianteiros, um compartimento para smartphones e outras áreas do tamanho de smartphones nos encostos dos bancos dianteiros, para uso dos passageiros traseiros. O ‘console de túnel’ central incorpora uma caixa de armazenamento removível. A capacidade do porta-malas é de 318 litros, subindo para 622 litros quando os bancos traseiros são rebatidos.

Os clientes poderão escolher entre cinco cores exteriores e uma série de tratamentos interiores, que misturam diferentes cores, texturas e acabamentos para criar ambientes distintos. Os materiais usados ​​nos tratamentos – que levam nomes como Breeze, Indigo, Mist e Pine – incluem tecido de linho, fibras de denim recicladas, resíduos de plástico moído e garrafas PET recicladas.

Recursos – O EX30 vem com uma funcionalidade de chave digital. O aplicativo dedicado ao carro contém todos os serviços relevantes relacionados ao carro, desde o carregamento até encontrar seu carro em um estacionamento movimentado. O EX30 também está preparado para receber atualizações de software over-the-air (OTA) que o tornarão melhor com o tempo.

Novos públicos e mercado – “Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico”, ressalta Rowan. “Com o Volvo EX30, pretendemos trazer mobilidade premium totalmente elétrica para um público muito mais amplo, ajudando a avançar e acelerar a transição para a eletrificação total de que nossa indústria e sociedade precisam.”

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008