A Hyundai Motor Brasil acaba de se tornar a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pela Zero Waste International Alliance, por meio de seu representante local, o Instituto Lixo Zero Brasil, que desde 2010 atesta localmente a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia global unificada.
A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente para descarte e não para aterros, reduzindo, assim, o impacto ambiental. No processo de certificação, a Hyundai registrou 93% de conformidade no destino de seus descartes.
“A Hyundai traz em sua história o constante trabalho com foco na redução do impacto ambiental de suas operações. O uso de recursos naturais é acompanhado de perto por nossas equipes, assim como a destinação correta de nossos resíduos. Ser a primeira fabricante de automóveis do Brasil reconhecida com a certificação internacional Lixo Zero nos coloca a responsabilidade de seguir sendo a marca que incentiva todo o setor a melhorar sua relação com o meio ambiente, assim como reforça nossa visão de negócio voltada para o progresso para a humanidade”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
A certificação inédita reconhece o trabalho realizado pela Hyundai desde 2017, quando a fabricante criou o projeto “Aterro Zero”. A iniciativa promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto de resíduos com os colaboradores e fornecedores, reestruturação interna dos coletores seletivos para o descarte correto, busca por destinações alternativas aos resíduos gerados e, por fim, a supressão total do envio de resíduos para aterros. Em pouco mais de cinco anos, a destinação de resíduos da produção de veículos para aterros foi reduzida a zero.
Hyundai é certificada pelo Instituto Chico Mendes – A Hyundai Motor Brasil recebeu também, neste mês de junho, a certificação Selo Verde, do Instituto Chico Mendes, organização não governamental que desenvolve programas, ações e projetos buscando a conservação dos recursos naturais para a melhoria da qualidade de vida desta e das futuras gerações.
Na análise dos indicadores do questionário de avaliação, o Instituto contabiliza o grau de utilização dos recursos naturais e o potencial de poluição, além de parâmetros como as ações sociais internas e externas, gerenciamento das questões energéticas, hídricas e de resíduos sólidos, gestão ambiental, social e de negócios, legislação, conservação da biodiversidade, entre outros. Para obter o certificado, a empresa precisa alcançar 80% dos pontos em todos os requisitos avaliados. A Hyundai alcançou 96% das pontuações possíveis e se tornou também, no caso do Instituto Chico Mendes, a primeira montadora a receber o reconhecimento.
Entre outras ações recentes da Hyundai para a redução do impacto ambiental de suas operações no Brasil, merecem destaque a economia de 157 MW por ano, desde 2013 – o equivalente ao consumo anual de 65 residências – graças à redução de picos de corrente elétrica nas prensas da estamparia. Também houve redução do uso de água na lavagem dos veículos faturados, evitando o consumo de 17 milhões de litros no período de 2013 a 2019, o que corresponde a sete piscinas olímpicas. E, desde 2017, visando a reutilização para fins de treinamentos, foram doadas ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba mais de 60 carrocerias de veículos que seriam descartadas.
Agenda global de sustentabilidade da Hyundai se destaca – Durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045.
A empresa planeja aumentar gradualmente a comercialização de veículos com zero emissões (ZEVs) e espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.
Juntamente com a introdução de tecnologias ecológicas e centradas no futuro, a montadora está aumentando a credibilidade e a empatia de sua marca por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) proativas, como o reforço de suas diretrizes para melhorar o ambiente de trabalho na cadeia de suprimentos.
Em reconhecimento ao desempenho das atividades de gestão ESG, a empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela primeira vez no ano passado. Com isso, a Hyundai passou a figurar entre as 250 melhores empresas para capitalização de mercado entre as 2.500 listadas.