Você tem ideia de quantos veículos da Jeep circulam no Brasil. Pode ter certeza que são mais de 1 milhão e essa história, que parece recente, tem muitos anos no retrovisor.
A produção da Jeep em território nacional vem de longa data, desde fim dos anos 40, com a montagem de unidades CKDs no país, passando pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e 1960.
Nessa última semana tivemos a visita oficial do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que marcou o início da produção em série do quinto modelo fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco.
Trata-se da picape Rampage, da marca Ram, que será lançada ao mercado nos próximos dias. Com mais este modelo em linha, o Polo Automotivo passa a produzir veículos de três marcas distintas: Jeep, Fiat e Ram.
Inaugurado em 28 de abril de 2015, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana é um dos projetos de industrialização e desenvolvimento regional mais bem sucedidos do Brasil, devido à sua concepção baseada na localização da cadeia de valor e foco na empregabilidade da mão de obra da região em que está instalado.
O Polo promove a localização industrial, reunindo em um mesmo perímetro industrial uma planta de produção de automóveis que é um Parque de Fornecedores com 18 empresas, ocupando uma área construída total de 530 mil metros quadrados.
A cadeia de valor continua a crescer com a atração de novos fornecedores. Atualmente, são 38 fornecedores instalados em Pernambuco e há negociações em curso para a ampliação da cadeia de fornecedores na região Nordeste.
O Polo Automotivo foi implantado com um investimento inicial de R $11 bilhões. Em 2018 teve início um ciclo adicional de investimentos, que prevê um aporte de R $7,5 bilhões até 2025, em desenvolvimento de produtos, Pesquisa, Pesquisa, Pesquisa&Desenvolvimento, sistemas de produção e capacitação de pessoas. Assim, os investimentos totalizam R $18,5 bilhões.
A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano. Desde sua inauguração, foram produzidas 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.
A implantação do Polo Automotivo observou o compromisso com o desenvolvimento social desde o início do projeto, com a utilização predominante de mão de obra local e investimentos em capacitação profissional.
Hoje, 85% dos trabalhadores são pernambucanos, principalmente residentes do entorno da fábrica. São empregados 14,7 mil trabalhadores na planta automotiva e no Parque de Fornecedores. Ao longo da cadeia produtiva, são gerados cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos.
Suas atividades se expandem para além da produção, através da operação de centros de pesquisa e desenvolvimento, como o Centro de Projetos, Centro de Software e o Campo de Provas, que é o maior laboratório automotivo a céu aberto do país.
Esta estrutura faz parte do Ecossistema de Inovação da Stellantis, que incentiva o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias, somando aos próprios recursos a inteligência e as competências de fornecedores, universidades, órgãos de governo e centros de pesquisa e desenvolvimento.
A partir do lançamento da picape Rampage, o Polo Automotivo passa a produzir cinco diferentes modelos: Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander, Fiat Toro e a nova picape Ram. Destes cinco modelos, três foram concebidos, desenhados e projetados no Brasil, com recursos nacionais de Engenharia e Design: Fiat Toro, Jeep Commander e a Rampage.
História em evolução constante – Tudo começou em fevereiro de 2015, quando um canavial se transformou em uma das fábricas automotivas mais modernas do planeta.
Foi ali que a Jeep resgatou a sua história de produção nacional, na fábrica da Stellantis, em Goiana (PE), e conquistou essa incrível marca. Aliás, fabricar um carro com tantos atributos e tecnologias como um Jeep requer também uma fábrica moderna, além do principal: uma equipe dedicada e apaixonada pelo que faz.
Também em 2015 – março – a Jeep lançou o primeiro veículo fabricado em Goiana, o Renegade. Sucesso traduzido, entre outros aspectos, em seu volume de produção, com 538.845 unidades até o final de março.
No ano seguinte, a segunda geração do Jeep Compass passou a ter produção nacional. O Compass chegou ao mercado brasileiro com o propósito de ampliar a categoria dos SUVs médios, a qual lidera desde então. Além disso, foi o SUV mais vendido no geral em 2017 e 2018. O modelo é responsável por 420.071 unidades produzidas.
Em 2021, a marca redefiniu o segmento de SUVs grandes com o Commander, o primeiro Jeep 100% desenvolvido no país. O volume de produção do Commander também impressiona, com 41.084 unidades produzidas até o final de março. Um número expressivo na categoria em que o modelo de 7 lugares está posicionado.
E não esquecendo a pergunta do início da nossa coluna, existem muito mais de 1 milhão de Jeeps fabricados no Brasil circulando não só pelo país, mas por toda a América Latina.
A Stellantis continua a avançar na liderança dos principais mercados da América do Sul. A empresa encerrou o mês de maio com 244 mil unidades vendidas no acumulado do ano no Brasil (32,2% de participação), 57,7 mil veículos registrados na Argentina (31,3%) e 16,9 mil unidades (12,33%) no Chile.
Curiosidades
1- Se enfileirar todos os modelos da Jeep já produzidos em Goiana (1 milhão), podemos praticamente cruzar o Brasil e fazer uma linha reta do Monte Caburaí, em Roraima, ao Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul (4.394 km), considerando o comprimento dos três modelos nacionais (Renegade = 4.268 mm, Compass = 4.400 mm, Commander = 4.769 mm).
2 – Considerando a produção de 1 milhão, foram 213 mil unidades 4×4 que saíram das linhas de montagem de Goiana.
3 – Dentre os 1 milhão de Jeeps fabricados, o Renegade foi o modelo mais produzido nesses 8 anos.
4 – Para chegar a este número de produção da Jeep, foram necessárias 30 mil horas trabalhadas nas linhas de Goiana.
5 – As cores branca, cinza e preta foram as mais requisitadas dentre os modelos Jeep fabricados.
6 – 1 milhão é um número tão expressivo, que é maior do que a população de grandes capitais brasileiras, como Natal (RN), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). Seria como se cada habitante dessas lindas cidades brasileiras tivesse um Jeep e ainda sobraria.
A marca de 1 milhão conquistada no fim de março de 2023 leva em conta somente os modelos Jeep produzidos em Goiana.