Esse é um dos poucos casos em que um modelo protótipo demorou mais que o esperado para virar realidade. A Audi passou por várias datas de lançamento propostas com o novo Q6 E-Tron, e ao que tudo indica, agora vai, e será no próximo ano como um modelo de 2025.
Esse SUV totalmente elétrico deve chegar em duas versões: Q6 55 E-Tron, com 396 cavalos de potência, e o SQ6, que produz incríveis 510 cavalos de potência.
A forma do carro, apesar da “camuflagem” é claramente visível, assim como muitos detalhes, já que o disfarce do protótipo é limitado a uma folha branca com detalhes em vermelho, rosa e roxo.
Com rodas de 21 polegadas, 255 na frente e 285 na traseira, o Q6 E-Tron exibe linhas esportivamente esculpidas, mas no final das contas nada dignas de nota, com faróis divididos em uma parte superior e inferior, flanqueando uma grade octogonal.
Por trás, o Q6 E-Tron parece o irmão mais velho do Q4 E-Tron que realmente é. A vista lateral, com um pilar D que se assemelha a uma barbatana de tubarão, parece um pouco com um cupê – embora nos digam que uma versão Sportback com um teto mais inclinado acabará se juntando ao Q6 regular.
À primeira vista, este carro parece ter sido concebido por volta de 2016 e deveria estar no mercado há dois anos. Mas um olhar mais atento revela muitos detalhes inteligentes.
Por exemplo, as unidades de iluminação: os LEDs frontais opcionais não apenas colocam um brilho e ajustado automaticamente na estrada, mas também podem ser configurados para mostrar oito diferentes padrões de luz diurna.
O mesmo número de padrões pode ser exibido pelos grupos de luzes traseiras, que possuem tecnologia OLED. E pode ser selecionado não apenas no sistema MMI, mas também no aplicativo de telefone da Audi, para que você possa admirar suas escolhas estéticas ao lado do carro. A Audi está compreensivelmente orgulhosa de reafirmar a liderança que há muito desfruta em tecnologia de iluminação.
O Q6 apresenta um volante futurista de quatro raios, enquanto o SQ6 vem com um volante de três raios mais convencional.
Mas esta unidade é toda sobre o chassi e o trem de força, a sensação real de direção do Q6 E-Tron. Ele se baseia na novíssima arquitetura PPE, compartilhada com o próximo Macan elétrico da Porsche. Com um eixo traseiro multi-link e capacidade de vetorização de torque, este SUV se concentra na dinâmica. A direção é rápida e precisa, a entrega de potência é polarizada na traseira, beneficiando o comportamento nas curvas.
O modelo SQ é visivelmente mais esportivo que o Q6 E-Tron; ambas as versões oferecem uma boa distribuição entre a configuração “Comfort” e “Dynamic”, sem ir muito aos extremos.
Dependendo do modelo e do mercado, é possível que o alcance exceda 500 quilômetros – uma função do powertrain eficiente e da excelente aerodinâmica. Há uma configuração para dirigir com um pedal, e o Q6 também está bem preparado para off-road.
Seu conjunto competitivo inclui o BMW iX e o Mercedes-Benz EQE SUV; na própria linha da Audi, o Q6 E-Tron se encaixa exatamente entre o compacto Q4 E-Tron, um gêmeo do Volkswagen ID.4, e o ligeiramente maior Q8 E-Tron.