quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

O melhor do automobilismo mundial será visto em São Paulo

Colocando o Brasil sob os holofotes no próximo ano, cidade será a única no planeta a ter F-1, F-E e Mundial de Endurance.

Os melhores pilotos, os carros mais sofisticados, competições antenadas com o futuro do automóvel. A cidade de São Paulo viverá em 2024 um momento histórico para o automobilismo brasileiro: vai sediar três das principais competições promovidas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), atraindo a atenção dos fãs e da imprensa mundial para o país.

A última das três provas a ser confirmada foram as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa do World Endurance Championship (WEC, ou Campeonato Mundial de Resistência), torneio que vem experimentando um crescimento exponencial com a entrada de diversas fábricas icônicas, como Ferrari (vencedora da última 24 Horas de Le Mans, disputada no dia 11 de junho), Toyota, Porsche, Cadillac, Alpine, Lamborghini, Peugeot, Isotta Fraschini, BMW – e talvez Glickenhaus e Vanwall.

- Publicidade -

Fábricas de ponta do esporte a motor terão suas atenções e esforços de divulgação voltados para o Brasil: quatro na F-1 e oito na F-E. Já o WEC contará com pelo menos nove fabricantes. O segredo é o novo regulamento da sua principal categoria – a Hypercar – que atraiu montadoras com longa tradição no automobilismo e na fabricação de modelos superesportivos.

“Se fosse definir o WEC para alguém que não conhece, diria que é o salão do automóvel em alta velocidade: todos os carros mais desejados do mundo estarão competindo lá”, resume André Negrão, bicampeão de Le Mans e atual vice-campeão mundial da Hypercar. O brasileiro de 31 anos é uma das apostas da equipe Renault Alpine, que mostrou em junho o Hypercar que vai utilizar para tentar o título mundial em 2024.

“Repercussão maravilhosa” – De fato, enquanto a F-1 não possui pilotos brasileiros e a F-E conta com apenas dois, o WEC pode chegar a ter em seu grid até oito representantes do país – número baseado nas últimas edições de Le Mans e na repercussão do anúncio da prova em São Paulo. Negrão, que pertence a uma família tradicional do automobilismo brasileiro, disse que a notícia pegou todos de surpresa. “São Paulo vai ser a capital do automobilismo mundial no ano que vem. Nenhuma cidade terá F-1, WEC e F-E no mesmo ano. E até por isso o anúncio de São Paulo surpreendeu todo mundo – já tinha duas categorias FIA importantes. E a repercussão foi ótima. É incrível como as pessoas gostam do Brasil. E duas coisas sempre me perguntam: onde comer uma boa pizza e um bom churrasco. Disso, todo mundo é fã”, brinca o piloto da Alpine.

- Publicidade -

Brincadeiras à parte, Negrão diz que competir no Brasil é algo que pilotos de todas as categorias desejam. “Interlagos talvez seja o equipamento público brasileiro mais conhecido do mundo atualmente. E, geração após geração, os fãs têm crescido assistindo provas de F-1 na nossa pista mais tradicional. É lógico que isso dá a Interlagos um status especial nos sonhos de quem quer ser piloto profissional. Por isso, a repercussão entre pilotos e equipes do WEC foi maravilhosa. Há uma grande expectativa”, informa André.

Para o piloto, outros motivos também pesaram na definição de Interlagos como local de uma etapa do WEC. “O Brasil é o maior mercado da América Latina, o público gosta das corridas e praticamente todas as grandes fábricas estão no país de alguma forma. Mas valeu muito o empenho da prefeitura, que também tem o mérito de ter trazido a F-E em 2023. Por tudo isso, o público brasileiro terá uma oportunidade incrível de ver o melhor do automobilismo mundial sem deixar o país para isso”, avalia.

A Fórmula 1 ainda não definiu a data de sua etapa brasileira em 2024. A Fórmula E anunciou que sua sexta etapa será novamente na pista montada nas ruas em torno do Anhembi, no dia 16 de março. Já o WEC escolheu 14 de julho como data de sua quinta etapa, em Interlagos.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn