Uma nova joint venture estabelecida pela BMW, GM, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz e Stellantis construirá uma nova rede de carregamento de veículos elétricos na América do Norte em uma escala projetada para competir com a rede Supercharger de referência da indústria da Tesla.
Os mais de 30.000 novos carregadores planejados acomodarão o quase padrão North American Charging System (NACS) da Tesla e as opções do Combined Charging System (CCS) das montadoras existentes, garantindo efetivamente a compatibilidade com a grande maioria dos modelos elétricos atuais e futuros – sejam eles de uma das montadoras envolvidas ou não.
“Com os investimentos geracionais em carregamento público sendo implementados nos níveis federal e estadual, a joint venture alavancará fundos públicos e privados para acelerar a instalação de carregamento de alta potência para os clientes. As novas estações de carregamento serão acessíveis a todos os veículos elétricos de qualquer montadora usando Combined Charging System (CCS) ou North American Charging Standard (NACS) e espera-se que atendam ou excedam o espírito e os requisitos do programa de Infraestrutura Nacional de Veículos Elétricos dos EUA (NEVI).
Criticamente, as montadoras envolvidas terão uma palavra a dizer sobre como a tecnologia de carregamento é implementada, garantindo que o hardware funcionará bem com os sistemas de carregamento internos de cada montadora. A Hyundai e a Kia, por exemplo, hesitaram em embarcar no projeto da Tesla NACS no início deste ano devido a preocupações de que a rede Supercharger seja insuficiente para alimentar os sistemas de carregamento de 800 volts das duas montadoras; tecnologia semelhante que é usada pela Volkswagen e Porsche.
Além de fornecer a capacidade necessária e o carregamento de alto rendimento para a crescente frota de carros e caminhões elétricos da América, a nova rede se integrará perfeitamente com os recursos de aplicativos e veículos de cada montadora, em vez de forçar os clientes a usar ferramentas de terceiros e sistemas de pagamento, como é o caso de algumas infraestruturas públicas de cobrança existentes.
“As funções e serviços da rede permitirão uma integração perfeita com as experiências de veículos e aplicativos das montadoras participantes, incluindo reservas, planejamento e navegação inteligentes de rotas, aplicativos de pagamento, gerenciamento transparente de energia e muito mais. Além disso, a rede quer aproveitar a tecnologia Plug & Charge para aprimorar ainda mais a experiência do cliente”, disse o anúncio.
As estações serão construídas primeiro perto das principais áreas metropolitanas e centros de trânsito e, em seguida, ao longo de rotas de alto tráfego e de férias. Eles serão “focados no conforto do cliente e na facilidade de carregamento, as estações estarão em locais convenientes, oferecendo copas sempre que possível e comodidades como banheiros, serviços de alimentação e operações de varejo nas proximidades ou no mesmo complexo”.
“Um número seleto de estações emblemáticas será equipado com comodidades adicionais, proporcionando uma experiência de primeira linha projetada para mostrar o futuro do carregamento”, continuou o anúncio. Os sócios da JV dizem que pretendem que a energia fornecida para os novos carregadores seja 100% renovável.
Atualmente, a Tesla opera 40.000 estações de carregamento “Supercharger” em todo o mundo. Espera-se que os primeiros carregadores de joint venture sejam abertos nos EUA no verão de 2024; mais seguirão nos EUA e no Canadá.
Uma rede aberta para impulsionar o crescimento de veículos elétricos – À medida que mais veículos elétricos são introduzidos e a taxa de adoção do consumidor aumenta, a demanda por carregamento público rápido e confiável também cresce em paralelo.
Conforme o Departamento de Energia dos EUA, em julho de 2023, havia 32 mil carregadores rápidos DC disponíveis publicamente nos Estados Unidos para uso por 2,3 milhões de veículos elétricos, uma proporção de 72 veículos por carregador. O NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável) estima que serão necessários 182 mil carregadores rápidos DC para atender de 30 a 42 milhões de veículos plug-in esperados na estrada até 2030.
Com a expectativa de que as vendas de veículos elétricos nos EUA excedam 50% das vendas totais até 2030, a expansão da infraestrutura de carregamento confiável se tornará ainda mais crítica para a adoção generalizada de veículos elétricos.
A criação de uma rede de carregamento de primeira linha garantirá que a infraestrutura de veículos elétricos apoie as vendas atuais e projetadas de veículos elétricos e promova a adoção de veículos elétricos.
Comentários dos Sócios Fundadores da JV
Oliver Zipse, CEO do BMW Group: “A América do Norte é um dos mercados de automóveis mais importantes do mundo – com potencial para ser líder em eletromobilidade. A acessibilidade ao carregamento de alta velocidade é um dos principais facilitadores para acelerar essa transição. Portanto, sete fabricantes estão formando esta joint venture com o objetivo de criar uma experiência de carregamento positiva para os consumidores de veículos elétricos. O BMW Group tem orgulho de estar entre os fundadores.”
Mary Barra, CEO da GM: “O compromisso da GM com um futuro totalmente elétrico está focado não apenas em entregar EVs que nossos clientes amam, mas em investir em carregamento e trabalhar em toda a indústria para torná-lo mais acessível. Quanto melhor a experiência que as pessoas tiverem, mais rápida será a adoção de veículos elétricos.”
Toshihiro Mibe, CEO da Honda: “A criação de serviços de carregamento de veículos elétricos é uma oportunidade para os fabricantes produzirem excelentes experiências de usuário, fornecendo soluções completas, convenientes e sustentáveis para nossos clientes. Em direção a esse objetivo, esta joint venture será um passo crítico para acelerar a adoção de veículos elétricos nos EUA e Canadá e apoiar nossos esforços para alcançar a neutralidade de carbono.”
Jaehoon Chang, CEO da Hyundai: “O investimento da Hyundai neste projeto está alinhado com a nossa visão ‘Progresso para a Humanidade’ em tornar o transporte sustentável mais acessível. A experiência da Hyundai em eletrificação ajudará a redefinir o cenário de carregamento e estamos ansiosos para trabalhar com nossos outros acionistas à medida que criamos esta ampla rede de carregamento de alta potência.”
Ho Sung Song, CEO da Kia: “O envolvimento e o investimento da Kia nesta joint venture de carregamento de alta potência devem aumentar o acesso ao carregamento e a conveniência para os motoristas atuais e futuros e, portanto, acelerar a transição para os veículos elétricos em toda a América do Norte. A Kia está orgulhosa de ser uma parte importante desta joint venture com outras montadoras respeitáveis à medida que embarcamos em uma jornada em direção a experiências de carregamento perfeitas para nossos clientes e fortalecendo ainda mais a identidade de marca da Kia no mercado de veículos elétricos.”
Ola Källenius, CEO do Grupo Mercedes-Benz: “A luta contra as mudanças climáticas é o maior desafio do nosso tempo. O que precisamos agora é de velocidade – além das fronteiras políticas, sociais e corporativas. Para acelerar a mudança para veículos elétricos, somos a favor das soluções que facilitem a vida de nossos clientes. O carregamento é uma parte inseparável da experiência EV, e esta rede será mais um passo para torná-la o mais conveniente possível.”
Carlos Tavares, CEO da Stellantis: “Pretendemos superar as expectativas dos clientes, criando mais oportunidades para uma experiência de carregamento perfeita, dado o crescimento significativo esperado no mercado. Acreditamos que uma rede de carregamento em escala é vital para proteger a liberdade de mobilidade para todos, especialmente enquanto trabalhamos para alcançar nosso ambicioso plano de neutralidade de carbono. Uma rede de carregamento forte deve estar disponível para todos – nas mesmas condições – e ser construída em conjunto com um espírito de ganha-ganha. Quero agradecer a cada colega envolvido, pois é um exemplo marcante da nossa inteligência coletiva para ouvir e atender nossos clientes”.