sábado, 6 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

ZF confirma as perspectivas para 2023 e ajusta sua estrutura corporativa

No primeiro semestre de 2023, a ZF manteve sua posição em um ambiente de mercado globalmente desafiador e volátil. Nos primeiros seis meses do ano, a empresa gerou vendas de 23,3 bilhões de euros (2022: 21,2 bilhões de euros), um aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. O EBIT ajustado totalizou 941 milhões de euros (2022: 851 milhões de euros), equivalente a uma margem EBIT ajustada de 4,0% (2022: 4,0%).

“O ambiente econômico no primeiro semestre de 2023 foi novamente difícil e caracterizado por muitas incertezas”, disse o CFO do Grupo ZF, Michael Frick, ao apresentar os números semestrais na quarta-feira. “A alta inflação e as consequências da guerra em curso na Ucrânia são alguns dos desafios que a ZF e toda a indústria automotiva continuam enfrentando. Além disso, a incerteza em torno do desenvolvimento dos mercados mundiais afeta toda a economia. Neste contexto, é ainda mais importante industrializar nossos futuros produtos estratégicos e trazê-los para o negócio operacional. Assim, eles podem fornecer um valor correspondente aos nossos lucros”.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Índices financeiros estáveis – De janeiro a junho de 2023, a empresa de tecnologia gerou vendas de 23,3 bilhões de euros (2022: 21,2 bilhões de euros), representando um aumento de 10% (aumento de 11% quando ajustado para efeitos cambiais e fusões e aquisições) em relação ao período do ano anterior.

A empresa reportou um EBIT ajustado de 941 milhões de euros (2022: 851 milhões de euros). Isso corresponde a uma margem EBIT ajustada de 4,0% (2022: 4,0%). O fluxo de caixa livre ajustado é de menos 525 milhões de euros (2022: menos 630 milhões de euros). Os maiores investimentos em imobilizados em relação ao ano anterior, bem como o lançamento de novos produtos, foram os principais impulsionadores da evolução da geração de caixa. Além disso, o acúmulo de estoques devido ao crescimento orgânico afeta negativamente o fluxo de caixa.

A ZF mantém sua posição em um ambiente de mercado desafiador – “Em um ambiente de mercado desafiador, temos afirmado nosso desempenho com números dentro das nossas expectativas. Apesar da alta inflação e maiores gastos com P&D, conseguimos atingir nossa meta de lucros”, acrescentou o CFO Michael Frick.

- Publicidade -

“Embora ainda não estejamos satisfeitos com os resultados financeiros e os próximos seis meses não sejam fáceis, estamos confiantes de que vamos cumprir nossas metas anuais apresentadas no início do ano. Confirmamos nossa perspectiva para o ano, pois continuamos seguindo as medidas apresentadas na mesma época. Atingiremos nossas metas anuais reduzindo ainda mais nossos custos, mitigando os efeitos inflacionários por meio de negociações cooperativas com clientes e otimizando nossos estoques. Gostaria de agradecer aos colaboradores da ZF pelo comprometimento, que tornou esse resultado possível em um ambiente difícil”.

Em face aos desenvolvimentos até o momento e apesar da aparente queda da demanda global por carros de passeio, a ZF mantém sua perspectiva para o ano todo. A empresa ainda espera um crescimento moderado nas vendas do Grupo em 2023 para mais de 45 bilhões de euros. Esse crescimento de vendas deve levar a uma margem EBIT ajustada entre 4,7% e 5,2%. Espera-se que o fluxo de caixa livre esteja na faixa de 1,0 bilhão a 1,5 bilhão de euros.

A base patrimonial permanece estável: devido a estoques de materiais e contas a receber mais altos, o total do balanço patrimonial aumentou de 38,9 bilhões de euros no final de 2022 para 39,5 bilhões de euros em 30 de junho de 2023. Como resultado, o índice de patrimônio caiu ligeiramente de 22% a 21%. Nos últimos meses, a ZF colocou três títulos verdes (green bonds) para financiamento sustentável com um volume total de aproximadamente 1,7 bilhão de euros – pela primeira vez também no mercado dos EUA – confirmando o forte posicionamento da ZF nos mercados financeiros internacionais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Para gerenciar a transformação acelerada em tempos de crise, a tarefa mais crucial é focar na mudança”, explicou o CFO Michael Frick. “Para isso, estamos ajustando estruturas, acelerando processos, simplificando caminhos decisórios e mantendo rígida disciplina de custos. Isso nos permite fazer investimentos direcionados em tecnologias lucrativas e voltadas para o futuro”.

Parceria estratégica com a Foxconn – Com base em sua estratégia de Mobilidade de Nova Geração, a empresa de tecnologia está desenvolvendo ainda mais suas estruturas corporativas para adequá-las às exigências do mercado. Para isso, a ZF firmou uma parceria 50:50 para sistemas de chassis de carros de passeio com o Hon Hai Technology Group (Foxconn), o maior fabricante mundial de eletrônicos. O objetivo da parceria estratégica é desenvolver a unidade de negócios de montagem de sistemas de eixos de carros de passeio, agrupada na ZF Chassis Modules GmbH, e explorar novos grupos de clientes.

A otimização da estrutura corporativa também inclui o foco em algumas das principais unidades de negócios da empresa. Após a venda da unidade de tecnologia de aviação no final de 2022, a ZF se desfez nos últimos seis meses de suas ações na ASAP, prestadora de serviços de engenharia, e de suas ações na empresa de consultoria Tsetinis, conforme planejado.

Com base na estratégia Next Generation Mobility, a ZF está fundindo as Divisões de Tecnologias de Chassis para Carros de Passeio e de Sistemas de Segurança Ativa em uma nova divisão para tecnologias de chassis, direção e freios, única no mercado. A nova Divisão de Soluções de Chassis oferece toda a gama de hardware, software e eletrônica para dominar a dinâmica vertical, longitudinal e transversal de um veículo. Com vendas de mais de 14 bilhões de euros, será um forte parceiro dos clientes da ZF. A nova divisão será lançada em 1º de janeiro de 2024 e será dirigida por Dr. Peter Holdmann.

A ZF também está estabelecendo de forma independente a Divisão de Sistemas de Segurança Passiva para que a unidade de negócios possa crescer mais rapidamente e operar com mais sucesso no mercado. “Caso haja interesse particular neste segmento com excelentes perspectivas de crescimento, conversaremos com potenciais parceiros sobre a entrada como investidores externos”, explicou Michael Frick. “Estamos mantendo todas as opções em aberto e buscando um prazo favorável para o mercado de capitais em relação a uma possível transação”.

Conforme planejado, a ZF está avançando na retirada da unidade de negócios de shuttles, anunciada no ano passado e agora em andamento. O negócio de shuttles autônomos e da tecnologia de sistemas associada, distribuídos por várias unidades, é particularmente intensivo em capital. É por isso que a ZF está agrupando-a em uma unidade independente para se tornar atraente para investidores externos.

Pontos focais da ZF no IAA: Mobilidade elétrica e controle de movimento do veículo – Em sua visão, o CFO Michael Frick também se referiu à presença da ZF na IAA Mobility em Munique. Na feira, a empresa se concentrará em mobilidade elétrica e tecnologias de controle de mobilidade de veículos. A ZF estará no recinto de feiras na capital da Baviera (Hall A2, Stand D40) de 4 a 8 de setembro.

A presença da ZF inclui o veículo conceito elétrico EVbeat, projetado para máxima compacidade, baixo peso e máxima eficiência. Além disso, a ZF apresentará as mais recentes tecnologias por cabos (by-wire) da nova Divisão Soluções de Chassis em Munique.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
Novo Peugeot 208

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil