sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Filosa deixa comando da Stellantis na América do Sul

À frente do grupo dono de marcas como Fiat e Peugeot há cinco anos, o executivo vai assumir a presidência mundial da Jeep, com sede nos EUA; Emanuele Cappellano será o novo diretor operacional da empresa na América do Sul.

Stellantis anunciou as seguintes mudanças organizacionais, efetivas a partir de 1º de novembro de 2023.

- Publicidade -

Emanuele Cappellano é designado como Chief Operating Officer (COO) da Stellantis na América do Sul, sucedendo Antonio Filosa.

Cappellano já ocupou o cargo de Chief Financial Officer da empresa na América do Sul de 2017 a 2021, e atualmente é o CEO para a América do Norte e Diretor Corporativo e de Estratégia do Grupo Marcolin desde 2021.

Emanuele Cappellano é designado como Chief Operating Officer (COO) da Stellantis na América do Sul, sucedendo Antonio Filosa.

Antonio Filosa é designado como CEO do brand Jeep, em substituição de Christian Meunier, que se dedicará a projetos pessoais.

A mudança ocorre num momento importante para a Stellantis, que tenta prorrogar incentivos fiscais para sua fábrica em Goiana (PE), a mais moderna do grupo no mundo. A empresa depende da inclusão, pelo Senado, de um novo artigo no texto da Reforma Tributária e enfrenta oposição de todas as demais montadoras com fábricas no Sul e Sudeste, como General Motors, Toyota e Volkswagen.

- Publicidade -

Ashwani Muppasani, atualmente head de vendas nacionais na China desde julho de 2022, é designado Chief Operating Officer (COO) da Stellantis na Índia & Ásia Pacífico, substituindo Carl Smiley que decidiu priorizar sua vida pessoal.

“Quero aproveitar esta oportunidade para calorosamente agradecer a Christian e Carl por seu compromisso e contribuição em fazer da Stellantis a companhia líder que é hoje”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “As circunstâncias da vida devem fazer-nos aceitar as decisões pessoais de nossos colegas, pois ilustram suas qualidades humanas, além de sua perspicácia empresarial. Tenho toda a confiança de que Emanuele e Ashwani, como EVPs recém-nomeados, bem como Antonio em seu novo cargo de CEO da marca Jeep, continuarão os caminhos traçados por seus antecessores e impulsionarão ainda mais a Stellantis a vencer durante este período de profunda mudança em nosso setor.”

Antonio Filosa – Em sua passagem pela região, Filosa esteve na linha de frente de vários projetos envolvidos no plano de investimento do grupo, de R$ 16 bilhões entre 2018 e 2025, e já estava negociando o próximo ciclo que, segundo ele mesmo já afirmou, “será maior que a soma de todos os concorrentes”.

Filosa também vinha negociando para renovar benefícios fiscais concedidos por um programa de incentivo a empresas do Norte, Nordeste e Centro Oeste – criado em 1990. Estudos indicam uma diferença de 22% no custo de produção no Nordeste, resultante da carência de investimentos em infraestrutura logística e de vários outros fatores.

O incentivo está em vigor desde 2015 para a fábrica da Stellantis, onde são produzidos utilitários-esportivos (SUVs) e picapes, e que deveria se encerrar em 2025. As negociações visam estender o incentivo, principalmente relacionado ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por mais sete anos.

- Publicidade -

As demais montadoras avaliam os benefícios como concorrência desleal, pois foram concedidos para a atração de novas fábricas que, na visão deles, já estão estabelecidas. Também são beneficiados pelo programa os grupos Caoa/Chery e HPE/Mitsubishi, ambas com plantas em Goiás.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança