Um caminhão híbrido exclusivo com reboque coberto por painel solar está sendo testado em vias públicas, como resultado de uma colaboração de pesquisa de dois anos envolvendo Scania, Universidade de Uppsala, Eksjö Maskin & Truck, Midsummer, Ernsts Express e Dalakraft. A energia solar diminui significativamente os custos operacionais e as emissões locais devido à energia autoproduzida pelo caminhão.
“O objetivo da Scania é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Nunca antes foram utilizados painéis solares para gerar energia para o trem de força de um caminhão como fazemos nesta colaboração. Esta fonte de energia natural pode diminuir significativamente as emissões no setor dos transportes. É ótimo estar na vanguarda do desenvolvimento dos caminhões da próxima geração”, afirma Stas Krupenia, Chefe do Gabinete de Investigação da Scania.
O caminhão é usado em um projeto de pesquisa para examinar a energia solar gerada e o quanto as emissões de carbono diminuem por meio dos painéis solares. Os pesquisadores desenvolveram painéis solares novos, eficientes e leves para caminhões. Eles também estudam como os caminhões podem interagir com a rede elétrica e apresentam novos modelos do que acontecerá se vários caminhões como este estiverem conectados à rede elétrica.
“Este é um projeto entusiasmante onde a academia e a indústria, em conjunto, tentam diminuir o impacto climático do transporte por caminhão. Os resultados deste caminhão único serão muito interessantes”, afirma Erik Johansson, gestor de projetos e professor de físico-química na Universidade de Uppsala.
5.000 quilômetros de autonomia prolongada anualmente – O reboque de 18 metros do caminhão está quase completamente coberto por painéis solares, equivalendo a uma casa equipada com painéis igualmente potentes. A energia solar proporciona ao caminhão híbrido uma autonomia prolongada de até 5.000 quilômetros anuais na Suécia. Em países como Espanha, com mais horas de sol, o veículo pode duplicar a quantidade de energia solar e, portanto, a autonomia em comparação com as circunstâncias suecas.
O projeto também inclui pesquisas sobre novas células solares leves, baseadas em uma combinação de células solares de solstício de verão e novas células solares de perovskita. Estes permitem uma maior eficiência na transformação da luz solar em eletricidade. Tal solução poderia duplicar a geração de energia solar, em comparação com a energia atual gerada pelos painéis.
“A nossa investigação no sentido de células solares eficientes e leves será verdadeiramente importante, especialmente quando se trata de aplicá-las em futuros caminhões”, continua Johansson.
“Nossos painéis solares são excelentes para aplicações que tornam os veículos comerciais sustentáveis. Vemos um grande potencial para diminuir as emissões dos veículos pesados com a eletrificação. A eletricidade gerada por painéis solares economizará combustível e emissões de carbono. Queremos ser um parceiro com quem contar, e isso é possibilitado por este projeto inovador”, afirma Erik Olsson, Chefe de Desenvolvimento Corporativo, Midsummer.
Daniel Sandh, CEO da Eksjö Maskin & Truck, concorda: “O combustível é atualmente um custo crescente para as empresas de transporte e tudo o que pudermos contribuir para reduzir este custo beneficiará a sociedade a longo prazo”.
Uma parte do projeto consistia em avaliar o impacto da tarifação na rede elétrica e se seria possível vender o excedente. A possibilidade de cobrança nos dois sentidos não é totalmente clara e a legislação não é clara.
“Pensámos que conseguiríamos comprar o excedente dos caminhões, infelizmente isso não é possível neste momento. Mas o facto de as células solares fazerem parte do fornecimento de energia dos caminhões é fantástico. Como empresa de comercialização de electricidade, vemos que todas as fontes de energia renováveis são necessários para lidar com a transição energética”, afirma Sverker Ericsson, Engenheiro de Comércio Elétrico da Dalakraft.
Híbrido plug-in de 560 cavalos com 100 m² de painéis solares – O caminhão agora será testado operando em vias públicas pela empresa de transporte Ernsts Express AB. “Toda a indústria enfrenta grandes desafios em geral, e com combustível em particular. A eletrificação a partir de eletricidade renovável é o futuro. Isso torna este projeto ainda maior para a empresa de transporte verde fazer parte”, afirma Lars Evertsson, CEO da Ernsts Express.
O caminhão movido a energia solar foi desenvolvido em um projeto de pesquisa financiado pela agência governamental de inovação Vinnova, para desenvolver caminhões com baixo impacto climático graças à energia solar. O caminhão é um híbrido plug-in de 560 cavalos de potência.
No trailer de 18 metros, uma área de 100 metros quadrados é coberta por painéis solares finos, leves e flexíveis com eficiência máxima de 13,2 kWp (quilowatt pico). Estima-se que eles forneçam 8.000 quilowatts-hora (kWh) anualmente quando operados na Suécia. As baterias têm capacidade total de 300 kWh, sendo 100 kWh no caminhão e 200 kWh na carreta.