segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Volvo inicia produção em série de caminhões elétricos na Bélgica

A Volvo Trucks aumenta o volume de caminhões elétricos e inicia a produção em série de caminhões elétricos com bateria pesada na fábrica de Ghent, na Bélgica. Isto significa que os caminhões elétricos Volvo são agora construídos em quatro fábricas – três na Europa e uma nos EUA.

“Estou emocionado! A fábrica de Ghent é a maior da nossa rede, por isso este é um marco muito importante. Agora, ainda mais empresas de transporte podem tornar-se elétricas com a Volvo”, afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Três modelos elétricos diferentes serão construídos em Ghent – o Volvo FH, o Volvo FM e o Volvo FMX Electric. Estes caminhões podem operar com um peso total de 44 toneladas* e podem ser adaptados a uma vasta gama de necessidades de transporte.

“Nossos caminhões são muito apreciados por sua excelente qualidade, segurança, design e conforto do motorista. Fico muito satisfeito que nossos clientes possam obter todos esses benefícios e, ao mesmo tempo, transportar mercadorias sem emitir CO 2 ”, afirma Roger Alm.

A fábrica de Ghent é a maior unidade de produção da Volvo Trucks, com uma capacidade anual de cerca de 45 000 caminhões. Os caminhões elétricos são montados na mesma plataforma e linha dos caminhões movidos a diesel e a gás, em uma configuração de produção que confere à fábrica alta flexibilidade no atendimento a diferentes variantes e demandas. As baterias vêm da fábrica de montagem de baterias recentemente inaugurada em Ghent, localizada ao lado da linha de produção.

- Publicidade -

A primeira com caminhões elétricos – Ghent é a quarta fábrica da Volvo Trucks a produzir caminhões elétricos a bateria. O primeiro foi Blainville, na França, onde a Volvo começou a construir caminhões elétricos para manuseio de lixo e distribuição urbana em 2019. Um ano depois, a unidade em New River Valley, EUA, iniciou a produção em série do VNR Electric, projetado para transporte regional. Depois, um marco importante foi alcançado no ano passado, quando a Volvo Trucks colocou a sua gama mais pesada em produção em série na fábrica de Tuve, na Suécia, como o primeiro fabricante global a fazê-lo.

Até agora, a Volvo Trucks recebeu encomendas, incluindo cartas de intenção de compra, de cerca de 6 000 caminhões elétricos em 42 países em 6 continentes.

“Há apenas alguns anos, muitos pensavam que era impossível eletrificar o transporte de caminhões pesados. Mas decidimos desde o início que a eletrificação é o nosso principal caminho para emissões zero. Agora podemos oferecer uma gama líder do setor de caminhões elétricos especialmente construídos, em operação comercial em todo o mundo”, afirma Roger Alm.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“No entanto, para que a grande mudança elétrica aconteça, os governos precisam de agir agora e oferecer programas de incentivos para aqueles que investem na nova tecnologia, aumentar a capacidade da rede elétrica e também introduzir impostos sobre CO₂, para tornar o transporte sustentável mais competitivo.”

*Peso Bruto Combinado (GCW)

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil