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Aceleramos o Peugeot 208 elétrico na pista

Pista principal do Haras Tuiuti conta com uma extensão de 2,5 km, possuindo 11 curvas e uma reta principal de 370 metros, que permitiu pisar fundo e conferir se o e-208 tem fôlego o suficiente para encarar a concorrência.

Atendendo convite feito pela Peugeot, fomos até o interior de São Paulo para participar da e-Copa Peugeot. O evento foi realizado no Haras Tuiuti e contou com a presença da imprensa especializada que pôde conferir, em primeira mão, o comportamento do mais novo lançamento da marca francesa, o Peugeot e-208 GT.

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Nos últimos meses o mercado automotivo brasileiro vem sendo sacudido pelo aumento exponencial nas vendas de veículos elétricos. Esse movimento, capitaneado por empresas como a BYD, GWM e Volvo, conseguiu o notório feito de vender, entre janeiro a agosto desse ano, 5.895 carros conforme a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A primeira vista, esse número parece inexpressivo, porém, para os especialistas do setor automotivo e para as montadoras, esse número indica não só uma tendência de mercado, mas também o caminho que a indústria automobilística mundial irá seguir pelos próximos anos, que resultará no fim da produção de veículos movidos à combustão, que deverá dar lugar a uma geração de veículos eletrificados ou movidos por outras fontes limpas de energia, como o hidrogênio.

Diante desse cenário, cada montadora tem empreendido esforços para ter em seu catálogo, pelo menos uma opção de veículo elétrico (ou híbrido) à disposição do consumidor brasileiro. No caso da Peugeot, optou-se por disponibilizar no mercado brasileiro, a versão eletrificada de um velho conhecido dos brasileiros, o Peugeot e-208 GT.

Comercializado por cerca de R$ 230.000,00, o Peugeot e-208 GT se destaca pela esportividade e pelo seu visual agressivo, fruto de um design irrepreensível que agrada aos olhos e concede ao carro identidade própria. Como mencionado, o compacto francês tem um design único cujo cartão de visita, são os enormes leds DRL que lembram a figura de um tigre dente de sabre.

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A equipe de design da Peugeot procurou aplicar no interior do veículo, o mesmo grau de esmero empregado na parte externa. O nível do acabamento aplicado no interior do veículo está dentro do que se espera de um carro do segmento premium e impressiona pelo design e tecnologia cujo destaque vai para o painel digital i-Cockpit®, que fica acima do volante e inova ao disponibilizar as informações do veículo em um belo display digital de alta resolução com efeito 3D, que trabalha em conjunto com a eficiente central multimídia de 10 polegadas, que além de fornecer entretenimento, também controla o ar-condicionado e outros equipamentos do veículo.

A esportividade fica por conta do motor elétrico de 136 cv de potência, que é capaz de disponibilizar ao motorista, de forma instantânea, 26,5 kgfm de torque capaz de levar o veículo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 8,3 segundos. Com o intuito de preservar as baterias, a velocidade máxima do e-208 foi limitada eletronicamente em 150 km/h.

No tocante a autonomia, as baterias do Peugeot e-208 GT fornecem 50 kWh, proporcionando ao veículo uma autonomia de 220 quilômetros no ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), e 340 km no ciclo WLTP.

Voltando ao evento, a Peugeot não poupou esforços para proporcionar aos participantes, uma experiência imersiva e bastante divertida. A pista principal do Haras Tuiuti conta com uma extensão de 2,5 km, possuindo 11 curvas e uma reta principal de 370 metros, que permitiu pisar fundo e conferir se o e-208 tem fôlego o suficiente para encarar a concorrência.

A Peugeot também disponibilizou uma equipe especializada em telemetria, responsável por acompanhar toda a prova e recolher os dados dos veículos participantes.

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Ao dar largada e pisar fundo no acelerador, o motorista já sente os 26,5 kgfm de torque sendo despejados de forma instantânea e silenciosa. O Peugeot e-208 é um carro bem ajustado e leve, tornando-o fácil de dirigir e proporcionando uma experiência única para o motorista.

Fazer curvas em alta velocidade ou contornar os obstáculos estrategicamente colocados na pista não foi problema para o e-208, mesmo quando o carro é guiado por um piloto inexperiente (como é o meu caso). Pesando 1.526 kg, o veículo é bem leve para um carro elétrico, além disso, as baterias instaladas no assoalho do veículo fazem o carro “grudar” no asfalto, proporcionando um alto grau de estabilidade e dirigibilidade ao veículo.

Na hora de frear, o sistema de freios do e-208 composto por discos ventilados na frente e discos sólidos atrás, deu mostras que está à altura da potência do veículo, proporcionando uma boa capacidade de frenagem. Vale lembrar que toda a prova foi feita com os sistemas de controle de tração e estabilidade ligados.

Após dar seis voltas no circuito do Haras Tuiuiti, terminei o dia amargando a penúltima colocação de uma lista de 20 participantes. A desonrosa colocação se deu em conta da minha inexperiência em circuitos e não reflete, de forma alguma, os atributos do Peugeot e-208 GT que se mostrou um carro gostoso de guiar, que deve agradar em cheio ao consumidor que procura esportividade e tecnologia aliados a um design que ainda é capaz de chamar atenção por onde passa.

Lamento não ter sido possível fazer um teste drive no e-208, seria interessante poder testar como o veículo se comporta no uso urbano e nas rodovias. Na minha opinião, o Peugeot e-208 tem uma série de atributos bem interessantes, porém, em contrapartida, seu preço elevado e a falta de espaço interno podem dificultar sua vida no mercado brasileiro.

Pode ser complicado para o consumidor investir cerca de R$ 230.000,00 em um veículo que, na minha opinião, é incapaz de transportar quatro adultos confortavelmente.

Após ter o privilégio de participar do evento, posso atestar que o Peugeot e-208 GT tem fôlego de sobra para encarar as pistas e ruas brasileiras, resta saber se o Leão Francês terá garra para enfrentar o peso da concorrência capitaneada pelo BYD, GWM e VOLVO.

Com Fábio Silva, de Tuiuti, SP, atendendo convite da Peugeot.

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