sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Eletrificação e descarbonização. Biocombustíveis e diversificação energética

A descarbonização como estratégia de negócio foi tema do painel, que fez parte do evento promovido pela Renault do Brasil – Renault E-Tech 100% electric days – e contou com a participação de sistemistas, consultores e fabricantes do setor automotivo.

- Publicidade -

Tarcisio Dias conversou com Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina, que destacou que a estratégia para ser competitivo e inovador passa por explorar a vocação brasileira em biocombustíveis para promover a descarbonização, e utilizar as competências da marca como fornecedora global de serviços. A visão da marca para o Brasil é utilizar todas as tecnologias e ferramentas disponíveis no país, como a matriz energética limpa, os biocombustíveis, o hidrogênio verde e tecnologias para motores mais eficientes.

Confira abaixo o vídeo da entrevista e na sequência a apresentação realizada pelo CEO e presidente da Robert Bosch América Latina, Gastón Diaz Perez.

Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, apresentou a visão holística da montadora sobre o tema da descarbonização, que considera todo o ciclo de vida do veículo, desde o transporte das peças, o processo de produção, a utilização e o fim de vida. Na visão do executivo, além do processo produtivo, a marca tem uma importante contribuição na redução das emissões pelos clientes, através da oferta de produtos que estão na vanguarda da tecnologia, como os veículos Renault E-Tech 100% elétricos e os motores flex mais eficientes.

Completando o painel, Masao Ukon, managing diretor & senior partner da consultoria Boston Consulting Group (BCG), apresentou as perspectivas da eletrificação automotiva, sob a ótica da cadeia de suprimentos no Brasil. Os estudos do BCG apontam que os próximos anos no Brasil serão marcados pela convivência de diferentes tecnologias, conforme a evolução da demanda. Apesar da eletrificação seguir um caminho mais gradual no país, Masao aponta que o momento já é oportuno para a cadeia de fornecedores local se preparar para participar ativamente desta transição energética.

Vocação regional

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança