A chegada ao mercado dos caminhões 2023 com motores Proconve P8 (Euro 6) pode gerar algumas dúvidas para os clientes. E a Mercedes-Benz está rodando o País para aproximar os clientes, produtos e tecnologias. A principal novidade das novas linhas Accelo, Atego, Actros e Arocs é o lançamento da exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, uma solução robusta, eficiente e confiável da marca.
“As novas linhas 2023 de caminhões e também de ônibus, com tecnologia BlueTec 6, asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). Além disso, o novo motor OM 471 do Actros e do Arocs reduz o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor Euro 5”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Muito importante para os nossos clientes é que incorporamos o sistema de pós-tratamento BlueTec 6 nos motores da nossa atual linha de caminhões. Ou seja, nos veículos que eles já conhecem muito bem, utilizam e confiam”, afirma Roberto Leoncini. “Além de atender à legislação de emissões, a linha 2023 reduz o consumo de combustível e os custos operacionais, mantendo a facilidade de manutenção e a ampla disponibilidade de peças que são reconhecidas pelos gestores de frota e pessoal de oficina”.
Tecnologia amplamente testada dentro da realidade do Brasil – Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6 foram cerca de 7 milhões de km rodados em testes no Campo de Provas da Empresa em Iracemápolis (SP) e nas ruas e estradas, sendo quase 2 milhões em operações reais de clientes de setores como mineração, pedreiras, grãos, madeira e cana-de-açúcar.
“Esse intenso programa de desenvolvimento e testes resultou na nova linha de caminhões, que segue oferecendo aos clientes o reconhecido padrão elevado de qualidade, robustez, eficiência, economia e rentabilidade”, diz Roberto Leoncini. “E mais: a Mercedes-Benz tem tecnologia para seguir buscando mais vantagens para os transportadores, como ocorreu, por exemplo, com a redução de até 8% no consumo de combustível do OM 471 LA, o estado da arte do motor de caminhão disponível hoje no mundo”.
Mecânica Online – A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz é uma combinação aplicada aos motores da marca que resulta numa solução robusta de pós-tratamento. Ela é formada por quatro módulos: DOC (Catalisador de Oxidação), DPF (Filtro de Partículas), SCR (Redução Catalítica Seletiva) e ASC (Catalisador de Amônia).
“É a atuação conjunta dos quatro componentes que permite atender aos requisitos do Proconve P8 (Euro 6), reduzindo drasticamente as emissões de poluentes”, ressalta Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o executivo, o BlueTec 6 demanda baixa manutenção. Para sua eficiência e confiabilidade é necessário apenas que os clientes utilizem diesel S10 e façam a manutenção do Filtro de Partículas (DPF), bem como a substituição quando necessário, seguindo as recomendações do manual do veículo.