A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, acaba de trazer ao mercado um novo produto para inovar a categoria de retroescavadeiras. Trata-se da 310 P, com motor eletrônico que oferece potência, conforto e tecnologia.
Em relação ao modelo anterior (310L), a 310 P tem performance aprimorada, com tempo de ciclo de carregamento de caminhão cerca de 3% mais rápido. Além disso, o motor eletrônico de 4.5 L proporciona uma resposta ainda melhor, apresentando RPM aproximadamente 10% menor que o da 310L, o que leva a uma redução de combustível de 11%.
O mesmo é compatível com a série de tratores 6J, o que permite uma diminuição de 12% no custo de manutenção, devido à disponibilidade dos componentes por serem iguais aos da área agrícola. “Historicamente, não vemos muita tecnologia sendo utilizada nesse ramo. A John Deere quer mudar essa realidade. Por meio do John Deere Operations Center, o cliente pode acompanhar o consumo de combustível ou diagnosticar um problema com muito mais agilidade”, explica Thomas Spana, gerente de Vendas da divisão de Construção da John Deere Brasil.
Na prática, o operador consegue saber o quanto está gastando de combustível e em qual situação. Por meio desse monitoramento, é possível ter uma economia de consumo de até R$ 2 mil por mês.
O sistema ainda entrega relatórios sobre a utilização do motor, temperatura do óleo e emite alertas de falhas, em razão da nova bomba e do motor eletrônico, que contam com sensores de rastreamento. “Com a 310 P, o operador já sabe o que eventualmente pode causar o problema, reduzindo, assim, o tempo em que a máquina permanecerá parada e possíveis prejuízos”, ressalta Spana.
Diferenciais no mercado – A 310 P oferece ainda o sistema de patinagem limitada, único no mercado de retroescavadeiras. O mecanismo permite maior força de tração e menor índice de patinagem, reduzindo o desgaste dos pneus. Outro grande diferencial é o Controle da Transmissão PowerShift™.
Com ele, o operador consegue, com uma única alavanca, efetuar trocas de marchas e mudanças de frente e ré de forma rápida e suave, minimizando a fadiga e, consequentemente, aumentando a produtividade.
O novo modelo conta também com o Modo ECO, que oferece a vantagem de um ajuste automático na rotação do motor durante a primeira e segunda marcha, tornando-o ideal para aplicações de trabalhos mais leves.
Essa característica contribui significativamente para ter maior eficiência de combustível, otimizando o consumo durante as atividades de menor exigência. “O modo ECO gera uma melhoria de 30% em eficiência e proporciona grandes benefícios, pois ajusta a velocidade do motor para economizar combustível sem comprometer a produtividade”, complementa o executivo.
Outra novidade é o sistema de segurança por meio de senhas, no qual podem ser registrados dez códigos e uma chave mestra para ativação do motor e transporte da máquina. Além disso, a 310 P vem equipada com injeção eletrônica, protetor de carter de série e a opção de controle joystick.
Campanhas de lançamento – Para a retroescavadeira 310 P, a John Deere oferece o programa “Litros de Vantagem”, com foco na garantia de consumo. A empresa assegura um gasto de 5,8 L/h, e o cliente que passar disso receberá o excedente em forma de crédito.
Além disso, há o “Clube da Retro”, que disponibiliza uma gama de benefícios aos participantes, como descontos exclusivos e ofertas especiais. O programa está disponível para qualquer pessoa que tiver interesse, não apenas para clientes ou compradores da máquina.
Outra vantagem é que quem comprar uma retroescavadeira 310 P até o fim de 2023 concorrerá a outro equipamento igual.
Classificação por Versões de Desempenho – A nova retroescavadeira faz parte do grupo de máquinas de nomenclatura “P”, que contam com recursos mais avançados e maior leque de opções, se comparadas aos produtos da linha “G”.
A Classificação por Versões de Desempenho foi recentemente implantada pela John Deere Brasil e segue a tendência presente na indústria automotiva, identificando suas linhas de produto por marca, modelo e versão.
A companhia classifica os equipamentos em três versões: os modelos “G” que oferecem robustez e versatilidade, a categoria “P” garante produtividade e conforto, e a versão “X” traz o estado da arte em tecnologia, eficiência e desempenho.
Independentemente da classificação por nível, todos os equipamentos de construção da John Deere contam com soluções tecnológicas que permitem que o cliente tome decisões inteligentes, otimize a frota, aumente a produtividade, colete dados e diminua o custo operacional.
A companhia possui um portfólio completo e integrado com cinco linhas de equipamentos de construção: escavadeiras, pás-carregadeiras, retroescavadeiras, tratores de esteiras e motoniveladoras. As máquinas são produzidas em duas unidades fabris localizadas em Indaiatuba (SP) e estão disponíveis em seis grupos de distribuidores exclusivos, que atendem todo o Brasil.