A Stellantis celebra com orgulho a formatura da primeira e segunda turma do Programa de Residência Tecnológica, em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) através do edital RESITEC.
Esta parceria é um investimento no futuro da indústria automotiva, preparando mão de obra altamente qualificada e inovadora para suprir as crescentes demandas do setor. A Residência Tecnológica é um passo importante para a transformação da estrutura produtiva e social, através da lógica de produção de inovação da tríplice hélice, integração entre indústria, universidade e governo, contribuindo para um futuro mais promissor no cenário da indústria automotiva.
O Centro de Informática trabalha com a Stellantis há 8 anos em projetos de inovação tecnológica e propiciado diversas iniciativas para o setor, tais como: (i) o surgimento do LIVE (Laboratório de Inovação para Cidades Inteligentes), (ii) programa de capacitação internacional com a Oakland University, projetos de P&D, projetos de Extensão Tecnológica, alguns desses atrelados ao programa dos Locus de Inovação do estado de Pernambuco, onde o Centro de Informática coordena o Locus Automotivo.
O programa de residência tecnológica está concluindo a segunda rodada e formando um total de 17 (primeira rodada) + 57 (segunda rodada) = 74 residentes. A primeira rodada teve 2 turmas concluídas: Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão (nomeada de Controls) e Engenharia de Sistemas de Calibração (nomeada de Calibration) para a indústria automotiva, sendo formadas 17 alunos na primeira rodada. Na segunda rodada da Residência, foram mantidas as turmas de Controls e Calibration e surgiu uma nova turma com especialidade em Desenvolvimento de Software Automotivo (nomeamos de Software).
Os três cursos têm sido coordenados por professores do Centro de Informática, Controls (pelo Prof. Abel Guilhermino), Calibration (pelo Prof. Divanilson Campelo) e Software (pelo Prof. Breno Miranda).
“A primeira turma, com 2 cursos, foi finalizada com 17 alunos e foi um verdadeiro sucesso, esse número aumentou para 57, com 3 cursos, e temos procurado manter o excelente nível de competência, com professores escolhidos pelo seu alto nível especialidade, com professores da UFPE e fora da UFPE, tais como UnB, UTFPR e UFSC”, destaca o professor do Centro de Informática, Abel Guilhermino.
O programa, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como pós-graduação, está formando 17 alunos da primeira turma e 57 alunos da segunda turma, altamente especializados em áreas cruciais para a indústria automotiva. Dentre os formandos, 19 se especializaram em Software Veicular, 18 em Calibração de Motores e 20 em Controle de Motores.
Essa formação foi desenhada em resposta direta às necessidades da Stellantis, demonstrando a eficácia da parceria entre a FACEPE e a companhia. “Desde a chegada do polo automotivo em Pernambuco, estamos formando um verdadeiro ecossistema de inovação na região para atender não só às necessidades do Polo de Goiana, mas de toda a operação da Stellantis no país”, destaca o gerente de Engenharia Avançada da Stellantis, Toshizaemom Noce.
O formato híbrido do curso, que combinou aulas remotas com momentos presenciais na UFPE, ofereceu uma experiência educacional flexível e completa, possibilitando a formação de alunos em diversos estados do país, tais como: Pernambuco, São Paulo e Minas Gerias. Vale ressaltar, ainda, que os alunos que se destacaram no processo seletivo e ficaram entre os 10 primeiros colocados para cursar a Residência Tecnológica receberam bolsas de estudos no valor de R$ 3.500,00 durante os seis meses, totalizando uma bolsa no valor de R$ 21 mil, um investimento no potencial e desenvolvimento de suas carreiras.
“O programa de residência tecnológica é uma ótima oportunidade para pessoas que estão buscando chances de entrar no mercado de trabalho. Para nós, é extremamente gratificante encontrar nos corredores da fábrica com alunos da primeira turma e vê-los agradecer a oportunidade, e nos dizer como o curso mudou suas vidas. Espero que essa parceria continue para formamos mais profissionais qualificados, e gerar mais oportunidades”, enfatiza o gestor.
A Pernambucana Pammela Abreu de Araújo é uma das alunas da segunda turma do Resitec. Formanda em Engenheira de Controle e Automação, Pammela viu no curso uma oportunidade de aprendizagem técnica para ingressar na área automotiva. “Decidi fazer o curso para ingressar no setor automotivo. A transição de carreira para uma área técnica é desafiadora, mas a formação que recebi me preparou e deu a confiança necessária para enfrentar novos desafios”, avalia. “Minha experiência com o curso foi enriquecedora, a estrutura do programa e a abordagem dos professores foram fundamentais para a construção do meu conhecimento, pois além de terem experiência prática, também demonstraram profundo entendimento teórico” complementa a engenheira de 28 anos.
Pammela destaca, ainda, sua experiência como mulher embarcando em uma área predominantemente masculina. “Gostaria de encorajar outras mulheres a ingressarem em quaisquer setores, pois acredito firmemente em nossa capacidade de aprendizado e adaptação”, finaliza.