O Governo Federal – por meio da Câmara do Comércio Exterior (Camex) – anunciou, em novembro, a retomada do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. A taxação volta a partir de janeiro de 2024 e chegará a 35% até julho de 2026, conforme tabela abaixo:
Jan 24 | Jul 24 | Jul 25 | Jul 26 | |
BEV | 10% | 18% | 25% | 35% |
PHEV | 12% | 20% | 28% | 35% |
A Volvo Car Brasil, garantindo o comprometimento com o país, a eletrificação, a mobilidade sustentável e, em respeito ao consumidor brasileiro, optou, neste momento, pelo repasse médio de 7,7% aos preços dos seus produtos, garantindo previsibilidade ao seu cliente de qual será o impacto deste imposto ao adquirir um novo Volvo.
O EX30, novo lançamento da empresa e principal aposta para 2024, terá um ajuste de somente 5%. O XC40 e o C40 receberão 10% e, por fim, os modelos XC60 e XC90, com motorização híbrida, também terão seus valores ajustados em 10%, valendo para todo o ano de 2024.
EX30 | 5% |
XC40/C40 | 10% |
XC60 | 10% |
XC90 | 10% |
Média | 7,7% |
“Foi uma decisão muito estudada de como iremos traçar o futuro da companhia no curto prazo. Acreditamos que este formato seja o melhor para deixar claro ao mercado quais são os nossos objetivos comerciais, além de dar ao consumidor a tranquilidade para adquirir seu carro sem surpresas”, explica Marcelo Godoy, novo Presidente da Volvo Car Brasil, e assume o cargo da operação no Brasil a partir de janeiro de 2024.
A empresa afirma ainda que a decisão do governo não irá alterar a estratégia de crescimento no país e que a Volvo continuará contando apenas com carros eletrificados em seu portfólio de produto.
Pioneira no segmento de eletrificação, a Volvo tem como meta global comercializar somente carros 100% elétricos até 2030. O Brasil foi a segunda operação da empresa a avançar em tal objetivo, eliminando os carros a combustão de seu portfólio desde 2021. Até 2025, esse portifólio já será 80% elétrico.
“Temos destaque global pela nossa estratégia avançada em eletrificação. Este é um caminho longo, que estamos percorrendo desde 2020, quando instalamos as nossas primeiras estações de recarga. Hoje, além de uma empresa que vende carros, somos uma empresa que investe na mobilidade sustentável. A Volvo Car Brasil contribui com a infraestrutura do país com um investimento de mais de R$ 70 milhões em mais de 100 eletropostos rápidos em todo o Brasil para usuários de carros elétricos de qualquer marca”, complementa Marcelo.
A Volvo Car Brasil já comercializou mais de sete mil e quinhentos carros em 2023, tendo um crescimento de mais de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Com a chegada do EX30, a empresa pretende alcançar a marca de 17 mil carros vendidos no país em 2024.
Marcelo Godoy assume como novo presidente da Volvo Car Brasil – Marcelo Godoy é o novo presidente da Volvo Car do Brasil. Com oito anos de empresa e mais de vinte e cinco anos de experiência profissional, o ex-diretor financeiro será o responsável por liderar a operação da empresa sueca no país. Godoy assume a vaga deixada por Luis Rezende que, no mês passado, anunciou que irá assumir o cargo de head de Global Importers e comandar uma operação de mais de 60 países.
Godoy assume a nova função com um objetivo bastante ousado: estabelecer o EX30, novo lançamento da Volvo no Brasil e dobrar o tamanho da operação no país. Para isso, aposta nas pessoas e na cultura criada pela empresa nos últimos anos como o caminho para o sucesso.
“Um dos principais fatores para eu aceitar este novo desafio é o time que temos. Com a marca que construímos aqui nos últimos anos, a cultura organizacional que é muito forte, sei que meu trabalho será muito facilitado e atingiremos todos os objetivos que precisarmos”, destacou Godoy.
Ciente dos desafios que irá encontrar pela frente, Godoy planeja dar continuidade a um caminho que já vem construindo desde que entrou na empresa. “Quero muito que o time de vendas tenha um olhar mais financeiro e que o time financeiro tenha um olhar cada vez mais comercial”, explica.
Mantendo a linha sueca de ter um olhar sempre preocupado com as pessoas, o novo presidente da Volvo Car Brasil enxerga manter a motivação do time como seu principal desafio no novo cargo. E pretende investir cada vez mais nisso.