quinta-feira, 22 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Brasil registra um acidente de trabalho a cada 51 segundos

Para evitar acidentes e problemas de saúde no trabalho, a Reymaster Materiais Elétricos cumpre a NR 12 para controlar riscos de funcionários e evitar interdições em equipamentos.

- Advertisement -

Enquanto você lê este texto, é muito provável que ocorra um acidente de trabalho em algum lugar do Brasil. Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o país registra, em média, um acidente de trabalho a cada 51 segundos. Os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) corroboram essa realidade. Segundo a entidade, foram registrados 446.881 acidentes de trabalho em 2020; em 2021, o número subiu 37%, alcançando 612.920 notificações.

Entre 2012 e 2022, o país gastou mais de R$140 bilhões com benefícios em acidentes de trabalho. Considerando os afastamentos na última década, foram 473 milhões de dias de trabalho “perdidos”, devido a licenças do INSS.

Os números evidenciam a importância das normas regulamentadoras, como a NR12, na garantia da saúde e integridade física dos trabalhadores diante dos riscos oferecidos pelo uso de máquinas e equipamentos.

- Advertisement -

Desde o final da década de 1970, o Brasil publica a NR 12, uma norma do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo principal objetivo é a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho com máquinas e equipamentos, desde sua fabricação até seu uso. Essa norma estabelece requisitos rigorosos para garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores em todas as etapas desse processo.

“O cumprimento da NR12 torna os parques fabris mais seguros, beneficiando tanto os trabalhadores, que estão em ambientes mais seguros, quanto os empresários, que reduzem a probabilidade de acidentes envolvendo máquinas e equipamentos, diminuindo afastamentos e passivos trabalhistas”, explica Felipe Iubel, da Reymaster Materiais Elétricos. A empresa, com sede em Curitiba (PR) e filial em Joinville (SC), oferece produtos altamente tecnológicos e soluções inovadoras e personalizadas para os setores civil, comercial e da indústria.

Embora muitas vezes a norma seja vista como uma fonte de custos e despesas para as indústrias, especialistas argumentam que esses custos devem ser vistos como investimentos, ao ajudarem a evitar acidentes e problemas de saúde dos funcionários.

- Advertisement -

“A NR 12 pode inicialmente gerar despesas para as empresas, como a aquisição de dispositivos de segurança e o treinamento dos trabalhadores. No entanto, essas despesas são compensadas pelos benefícios de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, que poderiam resultar em despesas muito maiores”, reforça Felipe.

Tendências tecnológicas – Uma das tendências em destaque é a cortina de luz de segurança, fabricada pela Telemecanique Sensors, uma marca global, presente em mais de 20 países e comercializada no Brasil pela Reymaster.

As Cortinas de Luz de Segurança Preventa XUSL da Telemecanique Sensors desligam automaticamente a máquina quando uma área restrita é violada, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente.

Os modelos XUSL estão em conformidade com os padrões de segurança, alcançando o tipo 4, SIL 3, PLe conforme as normas EN ISO 13849-1, IEC 62061, IEC 61496-1 e IEC 61496-2. Disponíveis em versões com vários feixes para detecção de dedos (14mm) e mãos (30mm), bem como versões de 2, 3 ou 4 feixes para detecção do corpo.

Essas cortinas de luz de segurança se adequam a qualquer máquina perigosa que exija proteção de zona, garantindo a segurança tanto dos operadores quanto dos equipamentos. As versões mestre-escravo do Tipo 4 permitem funções encadeadas, enquanto os modelos com tubos de proteção vedados IP69K são ideais para ambientes hostis.

Para uma proteção eficiente em máquinas com processos de automação contínuos, as Cortinas de Luz Preventa XUSL4M com bloqueio integrado oferecem uma solução perfeita. Disponíveis em modelos básicos ou avançados, essas cortinas inovadoras podem ser personalizadas com diversas opções de braço muting para se adequarem à sua aplicação específica. A configuração de parâmetros de muting é fácil e flexível, possibilitando uma operação personalizada.

“Quando há tentativa de acesso não autorizado à área restrita, as Cortinas de Luz Preventa XUSL detectam a intrusão e, como medida de segurança imediata, a máquina é desligada, garantindo um ambiente de trabalho seguro e livre de riscos”, ressalta Iubel.

Caminhos para garantir a segurança no trabalho – Na indústria, onde as máquinas desempenham um papel fundamental na produção diária de diversos itens, as empresas devem adotar a Norma Reguladora NR-12 como um guia essencial para garantir a segurança tanto dos profissionais quanto das máquinas. Isso visa criar um ambiente de trabalho seguro e saudável.

A NR-12 aborda uma ampla variedade de riscos e perigos, incluindo aspectos mecânicos, elétricos, térmicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Ela atribui aos empregadores a responsabilidade pelo cumprimento de suas diretrizes, exigindo que adotem medidas de proteção, forneçam treinamento aos trabalhadores, implementem dispositivos de segurança e estabeleçam ambientes de trabalho seguros.

Além disso, a norma visa mitigar uma ampla gama de riscos e perigos, como sistemas elétricos, dispositivos de partida, acionamento e parada, dispositivos de parada de emergência, transportadores de materiais, questões ergonômicas, manutenção, inspeção, preparação, capacitação e outros requisitos específicos de segurança.

Nesse cenário, muitas empresas percebem a segurança no trabalho como um investimento que acarreta diversos benefícios, incluindo a redução de faltas, diminuição dos custos relacionados a acidentes e a diminuição de ações trabalhistas, entre outros ganhos substanciais.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Lançamentos