sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Expectativa x realidade: qual o cenário automotivo para 2024?

Deveremos observar crescimento nas vendas dos veículos, com maior participação de veículos eletrificados, maior eficiência energética em novos modelos, mais lançamentos de SUVs, novas tecnologias e inclusive, Salão do Automóvel em São Paulo.

Olá amigos, sejam muito bem-vindos em nossa coluna já no ano de 2024. Desejo prosperidade e saúde para todos vocês!

- Publicidade -

Todo início de ano criamos expectativas e planejamos realizações, e não é diferente quando abordamos o segmento automotivo.

Para esse ano que espera-se um possível aumento nas vendas de veículos, impulsionado pela recuperação econômica e melhoria nas condições de crédito e financiamento.

O interesse e a oferta de veículos elétricos e híbridos devem continuar crescentes, com mais oportunidades para os clientes.

Veremos com certeza maior presença de modelos híbridos, combinando motor de combustão com variante elétrica, resultando em melhor eficiência energética e redução na emissão de poluentes.

- Publicidade -

Maior será a oferta de tecnologias inovadoras nos veículos, como assistência avançada ao motorista, conectividade aprimorada e recursos de segurança mais avançados. Suas definições de veículo completo vão continuar mudando. Recurso como frenagem automática de emergência segue como tendência.

Fatores econômicos, como inflação e variações cambiais, podem influenciar os preços dos veículos e insumos, afetando as estratégias de precificação das montadoras, mas ainda assim, esperamos um melhor alinhamento e estabilidade nos preços.

A possibilidade de regulamentações mais rigorosas em relação às emissões de veículos e iniciativas de sustentabilidade, devem continuar incentivando a produção de veículos mais eficientes e ecológicos.

Maior foco em soluções de mobilidade, como serviços de compartilhamento de carros, carros autônomos e outras inovações que atendam às crescentes demandas dos consumidores.

Devemos continuar observando um maior investimento na infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, impulsionados para apoiar o crescimento da adoção desse tipo de modelo.

- Publicidade -

Desde 2018 sem acontecer, o tradicional Salão do Automóvel de São Paulo deve voltar ao calendário em 2024, no mês de novembro, e no Anhembi, com um formato mais dinâmico e ampliando o destaque nas tecnologias automotivas, testes e até mesmo com chance de vendas diretas aos consumidores.

45% de todos os emplacamentos de carros 0 km no Brasil em 2023 foram do tipo SUV. O queridinho dos brasileiros deve continuar em alta e previsões, acredite, especulam que teremos cerca de 29 novos modelos apenas nesse segmento.

Mas nem só de novidades vive o segmento automotivo. 2024 deve ser também ano de despedida para os modelos Chevrolet Bolt e Bolt EUV, Camaro, Cruze, Cruze Sport6, Equinox (vai ganhar uma nova geração), Citroën C4 Cactus, Nissan Leaf, Renault Logan, Stepway, Toyota Yaris e Yaris sedan.

Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança